Dianalemos14 Publicado Maio 16, 2013 Publicado Maio 16, 2013 Bom dia Comecei um aquário de água quente à cerca de dois meses, foi a primeira vez que montei um aquário com ajuda de algumas pessoas e com alguma informação que li na Internet e que ia perguntando nas lojas. No entanto e no decorrer das semanas têm morrido uma serie de peixes sem causa aparente, tive um problema do ictio, mas consegui resolver com um tratamento que me sugeriram numa loja, no entanto os peixes continuam a morrer sem nunca mostrar indícios de estarem doentes (comem, mantém-se activos, respiração normal, nadadeira normal). A juntar a isto tenho uma praga infindável de caracóis no aquário comprei um botia palhaço, que na loja me garantiram que era suficiente para acabar com os caracóis, mas infelizmente também morreu. Aquário 60 cm * 30 cm * 30 cm - 60 L Filtro Biobox ( lá de vidro, filtro de esponja de carbono e cerâmica) Termostato 250w - 28º Parâmetros: Nitratos (NO3) - 50 mg/L Nitritos (NO2) - 0 mg/L pH - 7,2 Kh - 6ºd Gh - > 7ºd Cl2 - 0 Flora: 1 tronco Substrato fértil 2 plantas Fauna: 4 guppys 1 escalar 1 colisa TPA - 10 Litros uma vez por semana Agradeço desde já a disponibilidade e agradecia se me pudessem dar uma ajuda do que se podera estar a passar com o meu aquário.
Ervilhita Publicado: Maio 16, 2013 Publicado: Maio 16, 2013 Tens ai vários erros. Um deles é que os peixes que tens são de ph diferente. Na minha opinião 60l é pouco para escalares e botias. Tambem te falta um parametro importante que é o de NH4. Deixas-te o aquario ciclar? Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
Dianalemos14 Publicado: Maio 16, 2013 Autor Publicado: Maio 16, 2013 Sim deixei mas não o tempo que deveria, porque quando adquiri o aquário já tinha a colisa e entretanto alguns dias após montar o aquário coloquei-o na água. Neste momento só tenho um escalar o botia também morreu.
Aqualtis Publicado: Maio 16, 2013 Publicado: Maio 16, 2013 Olá, realmente m escalar para essa litragem é um "crime" mas agora que já o tens não há muito a fazer. Penso que o problema do PH referido em cima não será o problema pr as mortes, agora fiquei com dúvidas, será que podes ajudar a compreender melhor o problema? O que é " filtro de esponja de carbono"? Tem alguma coisa a ver com carvão activado? Há quanto tempo introduziste os peixes? E quantos de cada vez e período de quanto tempo? Que produtos utilizas-te pr o ictio? Relativamente aos caracóis (physas) é praticamente impossível encontrar uma montagem em que não tenha essas criaturas, sendo que a sua total eliminação é muito difícil, ainda assim é possível controlar a sua propagação, utilizando peixes que os comam o que não podes fazer porque são peixes que necessitam de muita litragem, utilizar caracóis “assassinos” conhecidos por Helenas. Outro método é controlar a quantidade de comida que se dá aos peixes, quanto mais restos de comida sobrar no fundo do aquário mais physas vais ter. Enquanto não parar as mortes não compres mais peixes e faz TPA’s mais regulares e talvez maiores (+/- 20 litros). As melhoras…
Dianalemos14 Publicado: Maio 16, 2013 Autor Publicado: Maio 16, 2013 Olá, realmente m escalar para essa litragem é um "crime" mas agora que já o tens não há muito a fazer. Penso que o problema do PH referido em cima não será o problema pr as mortes, agora fiquei com dúvidas, será que podes ajudar a compreender melhor o problema? O que é " filtro de esponja de carbono"? Tem alguma coisa a ver com carvão activado? Há quanto tempo introduziste os peixes? E quantos de cada vez e período de quanto tempo? Que produtos utilizas-te pr o ictio? Relativamente aos caracóis (physas) é praticamente impossível encontrar uma montagem em que não tenha essas criaturas, sendo que a sua total eliminação é muito difícil, ainda assim é possível controlar a sua propagação, utilizando peixes que os comam o que não podes fazer porque são peixes que necessitam de muita litragem, utilizar caracóis “assassinos” conhecidos por Helenas. Outro método é controlar a quantidade de comida que se dá aos peixes, quanto mais restos de comida sobrar no fundo do aquário mais physas vais ter. Enquanto não parar as mortes não compres mais peixes e faz TPA’s mais regulares e talvez maiores (+/- 20 litros). As melhoras…
Dianalemos14 Publicado: Maio 16, 2013 Autor Publicado: Maio 16, 2013 Pois agora também me apercebo disso mas na altura que o comprei o escalar disseram-me que não havia problema. Sim o filtro a que me refiro é carvão activo, já não coloco peixes à algum tempo o último que comprei foi o botia por causa da situação dos caracóis, (isto depois de ter feito o tratamento do ictio com o produto EXIT e as respectivas mudas) no entanto dois dias após o colocar no aquário surgiu novamente o ictio mas apenas no botia os outros peixes não apresentaram sintomas penso que por já estarem com o tratamento, no entanto passado um dia o botia também morreu. Nessa altura apenas elevei a temperatura e nunca mais tive indícios de ictio, mas esta semana morreu mais uma peixe que aparentemente estava normal, não identifiquei nenhum sintoma, como se morressem de repente. Quanto aos caracóis resta-me suporta-los uma vez que nao posso adquirir nenhum peixe nem as Helenas pois tenho receio que também morram e vou tentando eliminá-los manualmente e ter em atenção a dica da comida. Obrigada pela ajuda
paulo cepra Publicado: Maio 17, 2013 Publicado: Maio 17, 2013 Bom dia diana para começar não compres mais peixes do filtro podes tirar o carvão põe o termostato numa temperatura acima dos 30 graus durante 18 dias atenção que não é prejudicial aos peixes no verão os aquários sem termostato teen temperaturas mais altas como não tens corydoras podes usar duas colheres de sopa de sal e vais resolver o problema daqui a 20 dias podes por o aquário a temperatura normal e meteres novos peixes quanto aos caracois põe o comer suficiente só para os peixes que tens lembra-te de uma coisa o estômago do peixe é do tamanho do seu olho só por aí vês o comer que tens posto a mais espero ter podido ajudar abraços e boa sorte 1
Dianalemos14 Publicado: Maio 17, 2013 Autor Publicado: Maio 17, 2013 Obrigada pelas dicas e é mesmo isso que vou fazer retirar o filtro, elevar a temperatura durante os 18 dias e colocar as duas colheres de sal. Tenho só uma dúvida , nestes 20 dias faço as mudas de água normalmente ( 1 vez por semana ) talvez um pouco mais do que faço habitualmente (10 Litros)? Quanto à alimentação dos peixes não fazia ideia e agora apercebo-me dos excessos. Obrigada mais uma vez pelas dicas
mauricio1972 Publicado: Maio 20, 2013 Publicado: Maio 20, 2013 A poluição da água através da distribuição de comida excessiva, que os peixes não comem, e que depois apodrece no aquário elevando substancialmente os níveis de amónia, é uma das causas mais frequentes de baixas nos aquários de aquariofilistas iniciados. Já no que respeita aos caracóis, a minha opinião é que são benéficos para o aquário, uma vez que se alimentam precisamente de detritos orgânicos (restos de comida, fezes dos peixes, folhas mortas, etc...) transformando a matéria orgânica em excesso no aquário, em matéria mineral através da formação das suas cascas. Contráriamente à opinião de outros aquariofilistas que são anti caracóis, eu mantenho no meu aquário tuberculatas, planorbis e phisias, e estou francamente satisfeito pelo "trabalho" desenvolvido por estas pequenas criaturas, que além do que referi, ainda limpam as algas, e no caso dos tuberculatas revolvem o solo em busca de alimento promovendo a aeração do mesmo, contribuindo através da sua acção para o desenvolvimento sadio das plantas. Atenção também aos TPA´s, convém deixar repousar a água por causa do cloro, pois as TPA´s são benéficas, mas deve ter-se atenção ao Cloro e à temperatura da água "nova". Já no que respeita às doenças que por vezes nos assaltam os aquários, resolvi esse problema de uma forma muito eficaz com a aquisição de um filtro de UV que resolveu esse tipo de situações. Foi mesmo a melhor coisinha que comprei para o aquário nos últimos tempos. É relativamente barato (cerca de € 40 novo). Outro ponto chave para a manutenção de um aquário, na minha opinião, é um filtro externo de boa capacidade (ter atenção à capacidade do filtro vs capacidade do aquário), que permita ter os três tipos de filtragem, mecânica (retenção de impurezas), biológica (através das bactérias nitrificantes) e química através do uso de carvão activado (este também pomo de discórdia entre alguns aquariofilistas que dizem que não serve de nada, são opiniões, eu uso e podia aqui discorrer os benefícios do uso do mesmo, mas já existem outros tópicos sobre isso). Resta-me desejar boa sorte na continuação deste "hobby" fascinante e que me cativa há mais de 30 anos.
Recommended Posts