Guit Marreiros Publicado Maio 13, 2013 Publicado Maio 13, 2013 (editado) Boa noite, Já tinha feito um topico a pedir ajuda relativamente à iluminação mas como entretanto houve algumas reformulações de ideias por ter recebido mais alguns conselhos. O aquário que vou começar a montar será um plantado de 60x60x50 com carpete de eleocharis parvula e algumas valisnerias nanas. Apesar de serem plantas não tão exigentes eu pretendo ter o glosso de eleocharis bastante denso e saudavel (assim como as valisnerias). Eu tenho em casa que me ofereceram uma calha beamswork de 60cm de leds. Tambem me falaram muito bem de uma iluminacão da TMC, as "grobeam 1000 nd" e as "grobeam 1500 ultima". Como mais na frente do aquário pensei colocar areia inerte sem qualquer planta pensei em usar a beamswork na frente para iluminação dos peixes e dessa parte de areia. Esta calha como tem leds em dois circuitos diferentes (branco + azul ou só azul) poderei usa-la na parte azul para moonlight e para realçar as riscas azuis dos cardinais. A parte plantada (parte de tras) ocupará mais de metade do fundo do aquário e será essa parte que levará a eleocharis parvula. As valisnerias ficarão junto ao vidro traseiro. Para isso pensei colocar na parte plantada duas grobeam 1500. Usarei CO2 neste plantado. Sou um principiante neste ramo por isso peço que me deem a vossa opinião sincera por favor Queria ver se cometia o minimo de erros principalmente a bem dos seres vivos que meterei no aquário. Alguém já teve experiencia com estas calhas? É um bom setup para o que pretendo ou devo mudar de ideias quanto a estas calhas? Obrigado Editado Maio 16, 2013 por Guit Marreiros Citar
DMACHADO Publicado: Maio 13, 2013 Publicado: Maio 13, 2013 Boas, já agora quanto custam as grobeam 1500? Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Guit Marreiros Publicado: Maio 13, 2013 Autor Publicado: Maio 13, 2013 Boas, já agora quanto custam as grobeam 1500? Aqui em Portugal ainda não me informei mas ja vi em alguns sites a venda a 200 dolares cada. Achas que esta iluminação chega para o meu setup ou devo usar 4 grobeam 1500 em vez da beamswork? Ou usar duas grobeam 1000 nd e duas grobeam 1500? Obrigado Abraço Citar
DMACHADO Publicado: Maio 13, 2013 Publicado: Maio 13, 2013 Bom, sinceramente não te sei responder, a mim parece-me que com 10 Cree X-DB consumirá uns 30-35W e dará uma luz muito razoável. 4 unidades dessas (para não falar do preço absurdo) só te vão pôr algas a crescer... Mas nunca vi um desses módulos ligado, tinha de o pôr ao lado do meu protótipo de 9 leds de 1w num dissipador de CPU e comparar... e olha que esse já dá uma luz muito razoável mesmo para plantado. Na minha opinião, um chegará, e com jeito ainda sobrará. No caso de sombras etc poderias ligar dois. Agora o preço (tinha de falar dele...), por 30W que sejam de leds, é violento. Só vendo isso ligado... duvido que compense. Abraço. Citar ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Guit Marreiros Publicado: Maio 13, 2013 Autor Publicado: Maio 13, 2013 Bom, sinceramente não te sei responder, a mim parece-me que com 10 Cree X-DB consumirá uns 30-35W e dará uma luz muito razoável. 4 unidades dessas (para não falar do preço absurdo) só te vão pôr algas a crescer... Mas nunca vi um desses módulos ligado, tinha de o pôr ao lado do meu protótipo de 9 leds de 1w num dissipador de CPU e comparar... e olha que esse já dá uma luz muito razoável mesmo para plantado. Na minha opinião, um chegará, e com jeito ainda sobrará. No caso de sombras etc poderias ligar dois. Agora o preço (tinha de falar dele...), por 30W que sejam de leds, é violento. Só vendo isso ligado... duvido que compense. Abraço. Ah ok, obrigado. Estas calhas tem uma luz ainda razoavelmente forte. Acho que vou por então a beamswork a frente a iluminar a zona da areia inerte e duas grobeam 1500 e jogar com temporizadores. Se vir que e luz a mais ou a menos ou desligo uma delas ou compro mais grobeams ou beamswork. Citar
Recommended Posts