Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Tenho no meu aquario os seguintes habitantes

1 casal de labidochromis caeruleus adultos

2 fêmeas labidochromis caeruleus ainda jovens, devem ter uns 5 a 6 cms

1 trio de labidochromis perlmutt também ainda jovens 5 a 6cms

a minha questão é que umas das fêmeas jovens passa grande parte do tempo encostada ao termostato, mesmo quando a luz ta acessa, enquanto que os restantes andavam pela corrente do aquário....será stress ?

outra questão é a femea adulta ter parece que a boca dilata para baixo, epá não sei explicar, mas ja vi na net algumas fotos de espécies iguais, estará a encubar as crias na boca ?

já os tenho a uns bons meses, mas até agora ainda nao vi nenhuma reprodução.

parâmetros estáveis e acho que impecáveis

ph 8.2

no3 - 5 ppm

aquario de 120 Lts

tpa's semanais de 60 lts repartidos por 2 vezes 20 + 40

ah o aquario tem algumas rochas e bastantes esconderijos o que delimita bastante os territórios.

cumpz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Publicado:

Se a femea tem a boca dilatada em baixo é quase que está a encubar

quanto a femea encostada trata-se de um "refugio" das perseguições que deve ser alvo e encontra nessa zona uma segurança

Publicado:

Olá,

quanto a femea encostada trata-se de um "refugio" das perseguições que deve ser alvo e encontra nessa zona uma segurança

E é fácil adivinhar a razão! O aquário é pequeno para albergar labidochromis adultos.

Abraço,

Diogo

Publicado:

confirma-se a femea adulta está a incubar.

Em relação a femea mais pequena, não sofre nenhuma perseguição no entanto pretendo oferece-la se num futuro próximo não alterar para um aquário de 250lts

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Publicado: (editado)

era evidente que a femea estava a incubar, nao so pela boca, mas também pelo comportamento dela. Nao há outra forma de explicar. O comportamento é esse, elas reservam-se, nem sempre por perseguições, pois ocorre mesmo em aquarios super-povoados, onde os peixes individuais estão protegidos pelo numero.

O aquário está bom para labs adultos, mesmo para grandes machos. Atenção que essa espécie guarda muitos filhotes dentro da boca. Não sei porque queres dar a femea mais pequena, ter duas femeas é melhor que ter uma, até pela diversidade genética.

Se fores a querer salvar as crias todas... vai sobrepovoar rapidamente, mesmo que consigas vender, os labs são fabricas de criação. Sobrepovoar é bom, mas requer litragem e filtragem. E vais ter o mesmo problema que eu, ter que mudar para um aquario maior, mas dificilmente há malawis tao bonitos quanto estes, ficam mesmo bem em casa.

Editado por Quo
Publicado:

1 casal de labidochromis caeruleus adultos

2 fêmeas labidochromis caeruleus ainda jovens, devem ter uns 5 a 6 cms

1 trio de labidochromis perlmutt também ainda jovens 5 a 6cms

a minha questão é que umas das fêmeas jovens passa grande parte do tempo encostada ao termostato, mesmo quando a luz ta acessa, enquanto que os restantes andavam pela corrente do aquário....será stress ?

outra questão é a femea adulta ter parece que a boca dilata para baixo, epá não sei explicar, mas ja vi na net algumas fotos de espécies iguais, estará a encubar as crias na boca ?

já os tenho a uns bons meses, mas até agora ainda nao vi nenhuma reprodução.

parâmetros estáveis e acho que impecáveis

ph 8.2

no3 - 5 ppm

aquario de 120 Lts

tpa's semanais de 60 lts repartidos por 2 vezes 20 + 40

uma manutenção impecavel e um nivel de NO3 de meter inveja (eu que o diga), se bem que acho essas TPAs exageradas e dificilmente ao longo de anos vais manter esse padrão, mas ajudam os peixes a crescer. Não sei se é boa ideia teres duas espécies do mesmo genero (labodochromis), ainda por cima sendo espécies do lago malawi, onde a especialização é muito recente. Ainda crias hibridos, então se esses pelmutt forem amarelados, cometeste dupla falha bastante grave nos teus estudos sobre o lago Malawi. misturar géneros diferentes e cores diferentes é a regra basica de um Malawi.

Publicado:

a questao do aquario, vai ser amanha resolvida, vou passar para um de 250lts.

em relaçao a escolha das especies procurei as mais sociaveis e tamanhos mais pequenos.

quanto tempo fica a femea com as crias na boca?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Publicado: (editado)

o aquario é o teu problema menor, nem problema é! O teu problema é a tua escolha de espécies. duas do mesmo genero. Porque foste para duas espécies iguais?!

O tempo de incubação depende da temperatura e vai de menos de um mes, a mais de um mes e uma semana. Como a tua femea deve ser bastante jovem, podes salvar tudo, pois não deve ter mais que 30 crias, podendo ter só 15. Mas as proximas incubações terá á volta de 40 crias ou mais :| a ultima que eu salvei, tinha umas 42. Só por comparação, nos meus Cynotilapia pulpican (Blue Frost) em novas tinham 9 crias, agora 12. máximo de 30.

mais uma vez, os meus parabens por esse NO3.

Editado por Quo
Publicado:

Bem após um dia de construção/reforço do móvel do aquário, está finalmente concluída a nova montagem de 250 Lts brutos. está muito simples mas também não quis estar a investir muito mais....

img20130519222107.jpg

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts