? Gera-se electricidade dentro dos aquários ?


Recommended Posts

A pergunta é simples - será que se gera electricidade dentro dos aquários devido ao trabalho continuo dos motores dos filtros ou outros equipamentos? Se sim, o que fazer para "escoar" esta electricidade acumulada?

 

Ocorreu-me fazer esta pergunta, porque de vez em quando tenho a sensação de apanhar pequenos choques eléctricos quando mexo nos aquas e nos recipientes onde preparo a água para TPA´s.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jacinto

 

É assim agua não acumula electricidade, mas é boa condutora de corrente, o que te pode estar a acontecer é teres equipamentos electricos dentro de agua, tal como termoestatos, bombas, etc. e estes terem deficiencia em termos de isolamento ou então as fichas onde estarem ligadas não terem terra.

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

aproveito este post para alertar para uma coisa que me aconteceu `2 dias atrás quando ia fazer a manutenção no meu agua da nossa costa não reparei que uma das bombas durarte a noite tinha-se solto e estava a apontar directamente para o balastro da lampada , ao colocar a mão no aqua levei um daqueles !!!!!!!!!

por isso numca é demais o cuidado com o isolamento dos equipamentos electricos junto dos aquas.

 

no que diz respeito ao teu aqua acredito em alguma deficiencia no isolamento de alguma bomba.

 

abraços!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode acontecer, tal como as pessoas por vezes também dão choque. Depende da diferença de potencial.

 

Com aperelhos electricos a funcionar dentro do aquário pode-se criar alguma tensão, até um simples cabo electrico cria um campo magnético à sua volta.

Contudo, se todos os equipamentos estiverem em boas condições a tensão que o aquário poderá conter deverá ser sempre muito baixa, penso eu de que, não sei se ao ponto de dar pequenos choques.

 

Eu no meu aqua tenho uma ligação à terra, da água à terra. Isto significa que não haverá tensões acumuladas dentro do aqua.

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Boas João!  

 

Como é que fizeste essa ligação? colocaste uma das pontas do fio electrico na água? de que é feito o fio? isso não oxida? se puderes explicar... :roll:  

 

Abraço

 

A ligação que eu tenho arranjou-me o Ricardo Lacerda de Coimbra. usa a pesquisa e deves encontrar posts dele.

 

Sei que é um fio de silicone, por dentro tem obviamente o fio condutor, provavelmente cobre, mas a ponta que fica dentro do aqua em contacto com a água é feita de um material que não oxida, nem liberta quimicos para a água, mas já não me lembro o que é exactamente.

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Eu confesso antecipadamente que entendo muito pouco sobre electricidade!!!...

 

Já me aconteceu partir um aquecedor dentro de um recipiente de preparação das TPA´s e nestes casos, tive que ligar um fio condutor eléctrico desde o recipiente até à terra, para descarregar a electricidade contida na água, mesmo após ter desligado a ficha do equipamento avariado.

 

Lembro-me também que quando pedalava numa bicicleta sobre "rolos", produzia electricidade estática no meu corpo e quem me tocou, nessas alturas, recebeu um choque electrico... igualmente, algumas vezes quando faço longas viagens de automóvel, recebo electricidade estática gerada pelo automóvel que também transmite uma sensação de choque a alguém que me toque.

 

O caso que referi no início deste tópico, parece-se com os exemplos que acabei de dar... pensei que os motores em movimento e em contacto com a água também produzissem energia electrica, dentro dos aquários.

Com aparelhos electricos a funcionar dentro do aquário pode-se criar alguma tensão... se todos os equipamentos estiverem em boas condições a tensão que o aquário poderá conter deverá ser muito baixa... não sei se ao ponto de dar pequenos choques.

A resposta do João Lopes Farinha corresponde de certo modo ao que acabei de descrever.

 

É assim a água não acumula electricidade, mas é boa condutora da corrente, o que te pode estar a acontecer equipamentos electricos dentro de água... e estes terem deficiência em termos de isolamento ou então as fichas onde estarem ligadas não terem terra.

 

Sendo a possível deficiência no isolamento dos aparelhos uma hipótese a considerar, no entanto a tua afirmação deixa-me em dúvida, quando afirmas que "a água não acumula electricidade", digo isto, porque na altura em que parti o aquecedor dentro do recipiente das TPA´s havia electricidade ?acumulada/retida? no recipiente... tanto havia que levei um valente choque eléctrico... com a ficha do equipamento desligada!...

 

Se alguém poder acrescentar algo mais de novo ao que aqui já foi dito, agradeço!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]Boas João!  

 

Como é que fizeste essa ligação? colocaste uma das pontas do fio electrico na água? de que é feito o fio? isso não oxida? se puderes explicar... chainsaw  

 

Abraço

 

A ligação que eu tenho arranjou-me o Ricardo Lacerda de Coimbra. usa a pesquisa e deves encontrar posts dele.

 

Sei que é um fio de silicone, por dentro tem obviamente o fio condutor, provavelmente cobre, mas a ponta que fica dentro do aqua em contacto com a água é feita de um material que não oxida, nem liberta quimicos para a água, mas já não me lembro o que é exactamente.

 

A sonda para ligação do aquário à "Terra", tem de ser feita de titânio.

 

Existem diversas formas de o fazer, mas encontrar titânio, nem sempre é simples. Há quem faça essas sondas utilizando raios de rodas de bicicleta de competição, feitos inteiramente em titânio.

 

Depois é simples, liga-se-lhe um cabo de cobre dentro de uma manga termo-retractil e faz-se uma ligação normal a uma tomada com terra, e pronto.

 

Não me recordo das aulas de electricidade, mas sei que quando se tem uma série de equipamentos eléctricos dentro de água existe sempre alguma voltagem (desculpem-me os entendidos se digo alguma bacorada, e corrijam-me por favor) que passa para a água e que pode ser de alguam forma nefasta para os peixes, daí que colocar as tais sondas seja um bom investimento, pois os peixes deixam de andar tão stressados, etc...

 

Se fizerem um search no google por "ground probe aquarium", encontram ene sites com referência a isso, e mesmo lojas a vender produtos.

 

No entanto, topem só o que encontrei no Google:

 

http://avdil.gtri.gatech.edu/RCM/RCM/Aquar...dingProbes.html

 

Alguém pode comentar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

Uma boa ligação a terra pode ser muito importante, mas se o aquario estiver isolado da terra por estar em cima de um movel de madeira como é normal, quando lá se põe a mão a descarga a terra faz-se atravez de nós. Como os disjuntores que temos no nosso quadro electrico de casa tem normalmente 10A, lá vai uma descarga de 10A que nós pode matar.

No entando no disjuntor principal da nossa casa normalmente há um diferencial de 300mA, que dispara primeiro, no entanto 300mA ainda pode ser perigoso.

 

SOLUÇÃO:

 

Eu no meu aquario montei um diferencial de 30mA, que torna a coisa bastante mais segura.

 

 

EXplicação:

um dijuntor diferencial verifica a diferença entre a corrente que "vai" na fase e a que "retorna" no neutro, se a diferença for maior de 30mA este dispara, é a solução mais eficaz para proteger defeitos de isolamento.

 

NOTA:

Existem ainda dinjuntores diferencias de 10mA mas este são bastante caros e um pequeno defeito de isolamento podem os disparar penso que com os 30mA já é bom.

 

Saudações

Crislx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é a solução que tambem é apresentada no fim do artigo apresentado...e realmente é a que faz mais sentido para quem se quer proteger de choques electricos causados por falhas em aparelhos...e devem ser um aviso de que algum equipamento esta mal e deve ser trocado.

 

A grounding probe apenas ira dissipar energia electrostatica(chateia, mas é preciso uma descarga extremamente forte, das que nao se apanham em aquarios para ter algum efeito), e deixar o equipamento defeituoso a manter uma descarga residual para o aquario sem avisar de que alguma coisa esta mal. E se a descarga residual nao for assim tao residual e por algum motivo meterem a mão e se tornar caminho preferencial para electricidade...

 

Achei o artigo interessante e bem fundamentado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora, quando dizem que a agua nao acumula electricidade porque é um bom condutor...nao se esqueçam que a agua esta dentro de vidro que é um pessimo condutor...tal como o silicone, tal como os fios dos equipamentos electricos...etc...nestas condições a agua pode armazenar energia como se fosse um condensador sem problemas...mas se é electricidade estatica "ladra mas nao morde".

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

Achei o artigo interessante e bem fundamentado.

 

Li o artigo na diagonal e também o achei bem fundamentado.

Contudo a conclusão aponta para o desaconselhamento das grounding probes chainsaw já que estas sim, vão povocar corrente.

 

Sem a Grounding Probe apenas temos o aquário com um potencial diferente da terra (eventualmente), mas não há corrente :!:

e o que faz mal aos peixes é a corrente :!:

 

Como li o artigo na diagonal não estou bem certo da minha afirmação, mas foi a ideia com que fiquei.

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto...se tiveres uma electricidade residual (não há isolantes perfeitos) essa ira endo descarregada ao longo do tempo pela probe. e no caminho menos resistivo da fuga para a probe irá exisitir uma corrente continua.

 

A existencia de um potencial elevado no aquario devido a electricidade estatica pode criar uma descarga quando metemos a mao á agua, e ai a descarga é de elevado potencial mas de baixa corrente. Os peixes dentro de agua nao sentem um potencial electrostatico, tal como alguem que toca num carro depois de levar a faisca inicial nao nota o potencial elevado excepto quando toca em outra coisa e descarrega ele proprio. Assim a presença de um potencial elevado e constante em todo o aquario não provoca problemas nenhuns nos peixes.

 

Uma descarga continua provocada pela avaria de um termostato para a grounding probe pode esse sim chatear os peixes. Da mesma maneira se ao metermos a mao na agua por acaso cruzarmos o caminho de menor resistencia e a nossa mao passar a ser parte dele...vamos apanhar um estico na mesma muito provavelmente. A instalação de diferenciais sensiveis parece-me realmente uma melhor segurança a ter como foi apontado pelo membro crislx. Pode-se apanhar um choque na mesma mas a corrente é muito menor (e consequentemente a energia) antes do diferencial disparar...apanha-se um susto, mas nao se sai esturricado :wink:

 

é mais ou menos isto que o artigo e o link no final do artigo defendem tambem.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então pondo de parte defeitos de isolamento no equipamento...

Podemos então concluir que a electricidade estática criada pela(s) bomba(s) do(s) filtro(s), etc, é imperceptivel e inofensiva para os nossos pequeninos seres aquaticos? :D

Peço desculpa no caso de estar a dizer alguma tolice... :roll:

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Just_me, dissipaste as dúvidas que me restavam :?

 

 

]Ok, então pondo de parte defeitos de isolamento no equipamento...  

Podemos então concluir que a electricidade estática criada pela(s) bomba(s) do(s) filtro(s), etc, é imperceptivel e inofensiva para os nossos pequeninos seres aquaticos? :?

Peço desculpa no caso de estar a dizer alguma tolice...  :D  

 

Abraço

 

Se leste os posts dos membros Just_me e crislx tens lá a informação toda, além do referido artigo.

 

Estando o aqua isolado mão tens diferença de potencial, o mesmo acontece com os passaros quando pousam nos fios de alta tensão. Só tens "choque eléctico", corrente, quando tens uma diferença de potencial. Por exemplo, quando meteres as mãozinhas no aqua... e passares a ser o melhor condutor (com menos resistência) para a descarga... :roll:

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E so apanhas um choque se tiveres a ligado à terra mesmoo chao!!ou entao e um grande bacorada!!venderam-me esta n sei se esta correcto mas ainda no outro dia prsenciei algo parecido!!O meu tio estava a mexer em um aquario e de repent ddzdzdzdzdzdzd!!la foi um esticao dos grandes e os peixes nada continuaram malucos como semmpre a coorerem atras uns dos outros ja nao me lembro mas acho k tinha sido de um termostato partido se nao me engano!!!eu nao percebo muito ou mesmo nada de elctricidade!!

"O Caos e a Noite tiveram um filho,o Destino,divindade cheia de todo o poder, a quem estavam sujeitos todos os deuses e que tinha nas suas mãos a sorte dos mortais..."

 

...in "O Destino"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.