Recommended Posts

Publicado

Depois de tanto vasculhar este fórum acerca de kalkwasser , nitritos , nitratos , carbonatos , hidróxidos , fosfatos , etc , etc...

Decidi pôr ou melhor , partilhar com vocês e esperando a vossa participaçao baseada na vossa experiencia MARINHA e na vossa massa incefálica ... :D

Ou seja :

Li algures por este vasto fórum , que a saída que dá do ciclo sêco húmido

para a sump , carrega (a àgua) uma grande quantidade de nitratos , certo?

Pois então :

Se o objectivo do ciclo sêco húmido é eliminar nitratos , porque razão este libertaria nitratos ?

Se "injectar-mos" O2 na bomba que alimenta o ciclo sêco húmido , esta injecção de O2 ajudaria em dois aspectos :

1- criar maior volume dentro da canalização , supostamente criando

pressão.

2- injectaria O2 , sendo este necessário para a desnitrificação em

contacto com as bio-balls , bacto-balls , sendo este processo

supostamente sobrealimentado, passo a explicar...

a desnitrificação (ciclo sêco húmido) dá-se pela capacidade que as bio-

balls conseguem fazendo dividir e sub-dividir e sub-sub-dividir e etc..

a àgua , pondo-a em contacto com a atmosfera O2 .

Pois se houver uma injecção de O2 na àgua , o percurso oxigena a

àgua , aumenta o oxigénio dissolvido e ainda por cima é libertado

dentro do ciclo , aumentando e renovando o O2 dentro do ciclo

sêco húmido para o caso de quem tenha o ciclo fechado , como eu...

Chamem-me de maluco se quiserem , mas foi este o pensamento que tive naqueles pensamentos introspectivos de como melhorar a qualidade e a eficácia dos filtros e sump´s.

Cumprimentos e larguras a todos.... :)

Publicado:

O objectivo do seco-humido não é eliminar nitratos. Infelizmente acontece o contrário. Os secos-humidos produzem nitratos.

Não percebo essa do O2 criar maior volume dentro da canalização. Maior volume de quê? Se injectares O2 ou qualquer outro gás na "canalização" o que vai acontecer é uma redução do caudal que passa nessa canalização.

O O2 não ajuda a desnitrificação, antes pelo contrário.

Eu não te vou chamar maluco (posso pensar mas não digo :D :):) ) mas aconselho-te a reler a informação que há no forum sobre o ciclo de nitrificação/desnitrificação. Estás a confundir algumas coisas.

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Oi Pedro, realmente a tua pergunta esta um bocado confusa, ou realmente nao percebes-te o funcionamento do ciclo biologico num aquario.

Ciclo seco humido, é coisa que nao existe, pois estas a confundir duas coisas destintas: ciclo do azoto ou biologico e filtragem do tipo seco humida.

Ciclo biologico, é o que no aquario permite a degradação dos compostos orgãnicos por bacterias aerobias (precisam de O2),nitrosomonas convertem amonia em nitritos, nitrobacter nitritos em nitratos, e bacterias anaérobias (ausencia de O2), que convertem os nitratos em azoto livre, completando-se o ciclo.

Penso que a tua questão é sobre o que a aqui no forum se tem dito sobre a utilização de seco humidos em aquas de recife seria de evitar devido á sua capacidade de produzir altos niveis de nitratos, se os seco humidos têm ou nao a capacidade de produzir mais nitratos por grama de matéria orgânica (m.o.), em comparação com outro tipo de filtragem,o que não acredito, mas têm sim a capacidade de de converter a ( m.o. ) em nitratos mais rapidamente do que qq outro tipo de filtr..., pois o oxigenio disponivel para o seco humido é retirado da sump, e nao do aquario directamente, aumentando assim a qualidade da agua.

Como no seco Humido zonas anaerobias não abundam, deves-te estar a perguntar realmente o que fazer com tantos nitratos, e a perceber o problema de ter um seco humido num aqua de recife.

Sabendo que para completares o ciclo biologico, tens de arranjar maneira de converter o nitrato em azoto livre ou algo que o assimile directamente, ex: Macroalgas.

Espero que tenha respondido á tua duvida

cumps, Rui

Publicado:

:D :):)

AAAARRRRGGGGHHHHHH!!!!!!

Vou têr que estudar muito bem a tua explicação LoboCinzento

parece-me completa mas quero os porquês desses elementos todos

ir a fundo mesmo !

Publicado:

Ola Pedro

Segundo tenho lido noutros foruns os seco-humidos nao estao a dar osresultados desejados pois efectivamente teem o defeito de aumentar os nitratos. Ainda ha 2 dias li que a EHEIM estar a pensar acabar com a sua fabricaçao por tal motivo. Infelizmente tenho 2 ,que sendo assim, terao de ser arrumados. Ate sempre Rui

Publicado:

Vou-vos sêr sincero....

Eu tenho o equivalente a 10 litros de bioballs a funcionar com 2 bombas,

uma de 600 lt/hora e uma de 150 lt/hora.

Tenho um escumador de proteinas para 500 lt/hora.

A sump funciona da seguinte maneira :

4 secções : 1ª secção - entrada de agua do aquário com escumador a

funcionar dentro inserindo àgua para a 2ª

2ª secção - termostato , lã de vidro

3ª secção - 3 bombas para 3 compartimentos isolados da

agua , suspensos com 5 litros de capacidade

cada 1 , sendo 2 com bioballs (10 litros no total)

e 1 compartimento com lã de vidro , cerapur

ceramec , areia anti-amonio e Phosphex , dando

as 3 saida para a 4ª secção que insere a agua no

aquário.

E até à data ,nitratos e nitritos nunca foram causas que me levassem a preocupar , visto estarem sempre no nível minimo.

Será caso para dizer que cada aquário é um aquário ?

Estou à espera de comentários :oops:

Publicado:

Olá Pedro,

Começo a pensar que realmente cada aquário tem a sua realidade. Eu no meu caso também não tenho nitritos e nitratos e tenho a coluna seca cheia de Bioballs com um caudal de aproximadamente 3000 litros/hora.

A água cai para a sump e na primeira camada tenho cerâmicas e a bomba de alimentação do chiller. A passagem para a segunda câmara tem algodão (que substituo todas as semanas). Na segunda Câmara montei um mini-refugio com macro algas e Miracle Mud e também o escumador que manda a água para a terceira Câmara onde tenho um termosestato e a bomba de retorno (3500 litros/hora).

Vejam a foto:

Pic_43_21.jpg

Nota - onde está a esponja azul tenho agora o algodão.

Perante este cenário só posso concluir que não existem regras fixas...!!!

Pedro, podias colocar uma foto do teu sistema de filtração para podermos ver.

Publicado:

Pois é , também concordo contigo Diogo, acho que cada caso é um caso...

Eu quero pôr uma imagem , mas acredites ou não , não consigo. :oops:

Podes-me ajudar dizendo como ?

Cumprimentos e larguras... cool

Publicado:

Olá Pedro,

Colocas a imagem num servidor qualquer e depois é só copiares o URL e colocares entre sem deixares espaços - para isso é só carregares em Img e depois do URL novamente em Img*.

Experimenta e depois se a imagem não aparecer eu edito a tua mensagem e vejo o que se passa!

Publicado:

Claro que cada caso é um caso, e se fazes os testes e verificas que os nitratos se mantêm estaveis então continua como tens feito , pois pelos vistos o teu aqua completa satisfatoriamente o ciclo biologico.

Não percebi? tens as tuas bio balls acravadas na agua?, porque se assim for naão tens filtragem seco húmida , mas sim filtragem normal.

cumps, Rui

Publicado:

Boas Lobo Cinzento...

As minhas bioballs e biocubos não estão em contacto com a àgua da sump, ou seja , a bomba insere a àgua num paralelepipedo com 30x13x13 = 5litros de bioballs e biocubos , só depois de entrar no paralelepidedo e passar através das bioballs e biocubos retorna à sump.

A sump é dividida em 4 secções , a àgua que entra no paralelepipedo das bioballs é colectada na 3ª secção e sai para a 4ª.

Na minha sump , quase que consigo que a passagem da àgua através das secções seja apenas através dos sistemas de filtragem.

1ª secção - entrada de àgua do aquário com escumador dentro

2ª secção - areia coralina , lã de vidro e termostato

3ª secção - 3 paralelepipedos com as dimensões acima descritas

sendo 2 deles com bioballs e biocubos e o 3º sendo filtro com

areia anti-amonio, cerapur , ceramec , phosphex.

4ª secção - encontro dos 3 paralelepipedos com bomba de retorno

Ou seja , a fluidez da àgua através das secções na sump , quase que é feita apenas pelo sistema de filtragem.

Cumprimentos e larguras cool