Guit Marreiros Publicado Maio 8, 2013 Publicado Maio 8, 2013 (editado) Boa noite, Venho aqui deixar o setup de um novo projecto para um plantado (primeiro que vou montar). Visto ser um principiante, venho aqui apelar a vossa ajuda com opiniões e conselhos quanto ao que tenho pensado o que me falta repensar. Então aqui fica o setup que tenho pensado após algumas pesquisas por diversos foruns: Aquário de 60x60x50 (CxLxA) com travessas francesas e tampa em vidro; Sistema de substrato ADA: penac w, penac p, bacter 100, clear super, tourmaline bc, power sand, aquasoil Amazónia e alguma la plata sand (cosmetic sand ADA); Filtro fluval 306 ou o eheim profissional 3 2073 Iluminação ADA grand solar I (hqi 150w + 2x t8 36w) ou a grand solar 250 (hqi 250w) Sinceramente tenho receio de ser iluminação a mais. Estes foram conselhos de um amigo meu que tem um plantado unicamente ADA. O meu receio de principiante é depois não conseguir controlar as algas. Que acham? Sei que tenho outras opções como as calhas t5 mas também não sei porque tipo de calha iria optar nem as melhores. Pensei também numa que tivesse 4x36w t5 com circuitos individuais por lâmpada mas também nao sei (tenho de fazer as contas ao pormenor) qual os lumens e kelvins que preciso para a escolha das lâmpadas mais adequadas ás plantas que terei. A minha prioridade é sem dúvida as plantas, ou seja, se tiver que pagar um pouco mais por uma calha que beneficie a saúde das plantas prefiro pagar; Dois termostatos eheim jager de 150w cada; Pretendo usar CO2 mas não percebo nada disso. Sei que preciso de botija de co2 um difusor um conta bolhas uma check valve e uma eletrovalvula com o respectivo adaptador. Falta mais alguma coisa? E existe alguma marca ou modelo especificos destes equipamentos tecnicos que me possam aconselhar? Neste projecto pretendo manter os seguintes vivos: Fauna: Neon cardinais - paracheirodon axelrodi (cardume grande mas não sei a quantidade, mas pretendo que esta seja a especie em mais abundancia no aquário) Corys panda (de 3 a 5 peixes) ou otocinclus vestitus (de 3 a 5 peixes) Neritinas bumble bee - clithon sp. (Diadema) souleyetana (pequena quantidade) Camarões amano - caridina multidentata (1 ou 2) "Neons rosa" - hemigrammus erythozonus (cardume também grandinho quase como o de cardinais) Tetras nariz de bebado - hemigrammus rhodostomus (4 ou 5 individuos) Será fauna a mais para a litragem? Algumas especies podem ser reduzidas em quantidade e ainda nao sei se terei tetras nariz de bebado ou se em vez disso opto por ter a população de cardinais ou de neons rosa um pouco maior. Flora: Eleocharis parvula (o objectivo e fazer uma carpete com eleocharis parvula a ocupar quase todo o fundo do aquario a excepcao de um pouco da parte frontal do aqua que tera um pouco de cosmetic sand inerte [isto se tiver corys]) Valisneria spiralis (junto ao vidro de tras do aquário) Ainda não decidi se deva ou não meter outra especie de planta entre o tapete de eleocharis e as valisnerias um pouco menor que a valisneria e maior que a eleocharis para ter mais a noção de profundidade. De qualquer forma a diferenca entre a valisneria spiralis e a eleocharis parvula já da um pouco esse efeito com a ajuda de algumas rochas que colocarei. As rochas que pensei foram manten stones porque fui dar uma voltinha recentemente a uma loja de aquariofilia perto de mim (aquaplante) e vi algumas rochas que me chamaram a atencao pelas cores e formas. Mas poderao ser outras desde que não alterem o ph. Aceito sugestões Aqui ficou então o setup. Fico a aguardar opiniões ansiosamente ...... Obrigado Editado Maio 9, 2013 por Guit Marreiros Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 10, 2013 Autor Publicado: Maio 10, 2013 (editado) Boa tarde, Estive a fazer pesquisas atrás de pesquisas e descobri outra hipotese para iluminacão do aquário dadas as dificuldades com as medidas que tenho. Um amigo meu tem um salgado (sei que nao tem nada a ver) e trabalhou sempre com uma calha ATI sunpower dimmable e adoro a calha e eu cuidei do aquário durante alguns meses enquanto ele esteve fora e adorei a calha. Acham que dá para um plantado? Pensei em usar a de 60cm powermodule dimmable t5 8x24w. Que acham? Editado Maio 10, 2013 por Guit Marreiros Citar
JoaoRRM Publicado: Maio 10, 2013 Publicado: Maio 10, 2013 Boas, Essa calha é boa para salgados, mas é demasiado para o que pretendes. Acho que 4 eram suficientes, no máximo 6. Cumps. Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 10, 2013 Autor Publicado: Maio 10, 2013 (editado) Boas, Essa calha é boa para salgados, mas é demasiado para o que pretendes. Acho que 4 eram suficientes, no máximo 6. Cumps. Mas achas que poderia usar uma ATI powermodule 4x24w ou 6x24w no meu setup? É que de outra forma não não tou a encontrar grandes solucoes com 60cm com a minha litragem.Sei que nao devo seguir a regra do watt por litro mas 4x24w nao e pouco para ter um carpete de eleocharis no fundo do aquario todo? Tambem vi umas calhas no site da aquaeden 4x24w ou 3x24w. Caso 4x24w seja pouco poderei ter duas calhas. As duas devem fazer o mesmo preco que iria pagar pela ATI. Não sei e se sendo duas calhas 3x24 ou uma 4x24 e uma 3x24 nao sera luz a mais. Obrigado Editado Maio 10, 2013 por Guit Marreiros Citar
JoaoRRM Publicado: Maio 10, 2013 Publicado: Maio 10, 2013 4 Lâmpadas acho que é suficiente se tivesse 6 era mais fácil, pois caso tivesses a mais desligavas 2 ou vice-versa. Ou então iluminação Led... Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 11, 2013 Autor Publicado: Maio 11, 2013 (editado) 4 Lâmpadas acho que é suficiente se tivesse 6 era mais fácil, pois caso tivesses a mais desligavas 2 ou vice-versa. Ou então iluminação Led... Boas, Que acham se usar duas destas calhas? http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=796&pageNum_AquarioRS=0&idcat=2&cat=&subcat=&menu=4 Estas calhas estão disponiveis em 3x24w e 4x24w. É uma boa escolha? Se for uma boa escolha por quais devo optar; 3x24 + 3x24 (144w) ou 3x24 + 4x24 (168w) ou 4x24 + 4x24 (192w)? Tambem vi esta calha que pensei na hipotese de usar duas http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2149&pageNum_AquarioRS=0&idcat=220&cat=&subcat=&menu=2 Sao calhas de 3x24. Com duas ficaria com 6x24 (144w). Editado Maio 11, 2013 por Guit Marreiros Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 11, 2013 Autor Publicado: Maio 11, 2013 Vou deixar aqui o ponto de situação das actualizações do setup do projecto: Aquário vidromoldura de 60x60x50 (180lts brutos) em vidro extra claro com travessas e tampa em vidro. Substracto: ADA power sand e Aqua soil amazónia Aditivos: penac p, penac w, bacter 100, clear super e tourmaline bc. Fertilização: ainda não decidi mas tambem não a partir de que fase de maturacao do aquário é que se deve começar a usar. Filtro fluval 306 Iluminação: ou uma calha ATI sunpower dimmable t5 de 8x24w ou de 6x24w (com lampadas adaptadas a plantado) ou duas calhas aquart de 4x24w ou 3x24w. Sugestões são bem vindas 2 termostatos eheim jager de 150w. CO2: quero usar mas não percebo nada disto. Sei o que é preciso mas não conheco marcas ou modelos que sejam melhores. Fauna: Neons cardinais Otocinclus vestitus Neritinas bumble bee Camarões amano Neons rosa ou tetras nariz de bebado Flora: Eleocharis parvula (carpete no fundo do aquario todo) Valisneria nana Opiniões e sugestões sao sempre bem vindas Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 18, 2013 Autor Publicado: Maio 18, 2013 (editado) Ninguém? Já agora houve reformulação quanto á iluminacão. Na parte da frente do aquario que é onde ficará a areia inerte usarei uma calha que ja ca tinha em casa a beamswork de 60cm. Na parte plantada vou usar dois modulos leds TMC grobeams 1500. Mas não tenho certeza se vou usar uma parte não plantada. Se isso acontecer aí usarei apenas os dois modulos GROBEAMS 1500 e caso fique a faltar mais luz adquiro um ou ois modulos GROBEAMS 600 Ultima. Esta reformulação deve ao facto de andar a fazer pesquisas mais alargadas quanto à iluminacao LED em plantados e fiquei vidrado com este aquario e os outros de GEORGE FARMER http://www.ukaps.org/forum/threads/georges-tmc-signature-almost-the-final-prune.25103/ Que acham? Editado Maio 18, 2013 por Guit Marreiros Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 20, 2013 Autor Publicado: Maio 20, 2013 (editado) Gosto muito!Obrigado Mas está a referir-se apenas à parte da iluminação ou ao setup todo? Editado Maio 20, 2013 por Guit Marreiros Citar
Fishwoman22 Publicado: Maio 21, 2013 Publicado: Maio 21, 2013 Tudo tenho a certeza que vai ficar perfeito!! Citar
alvarenga Publicado: Maio 21, 2013 Publicado: Maio 21, 2013 Bem para começar o aquário que te referes com leds tem 30cm de altura. O que estas a pensar em leds para 50cm não sei se vais fazer tapete, pela penetração desses leds na coluna de água. Se fosse mais baixo ai de certeza, assim não sei não. Estas a pensar bem o projecto e eu seguia para um 6x24w, para teres a certeza que mantens um bom plantado. Apesar que as plantas que queres não precises de tanta luz, bastava 4x24w. A fertilização é para fazer desde o dia 1 se queres fazer um plantado. Co2 a marca não é relevante o importante é se vais comprar difusor ou reactor e seja qual for a opção convém serem bons. Cumprimentos Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Guit Marreiros Publicado: Maio 21, 2013 Autor Publicado: Maio 21, 2013 Bem para começar o aquário que te referes com leds tem 30cm de altura. O que estas a pensar em leds para 50cm não sei se vais fazer tapete, pela penetração desses leds na coluna de água. Se fosse mais baixo ai de certeza, assim não sei não. Estas a pensar bem o projecto e eu seguia para um 6x24w, para teres a certeza que mantens um bom plantado. Apesar que as plantas que queres não precises de tanta luz, bastava 4x24w. A fertilização é para fazer desde o dia 1 se queres fazer um plantado. Co2 a marca não é relevante o importante é se vais comprar difusor ou reactor e seja qual for a opção convém serem bons. Cumprimentos Boa tarde, Desde já obrigado pelas opiniões Quanto às medidas de altura do aquário ainda posso reformular. A razão para continuar com a ideia dos 50cm é por ser iniciante e ter receio de ter luz a mais e depois não controlar as algas. Mas já vi por opiniões de algumas pessoas que para 50cm até é luz a menos. Em relação a essa hipótese que me estas a dar de 6x24 agrada-me bastante pois terei um tapete de eleocharis grandinho. Mas não vou ter problemas em controlar as algas? De qualquer forma devo usar mais uma ou duas plantas diferentes mas todas de fácil manutenção. Tens alguma calha que me aconselhes para essa configuração? Em relação à fertilização ainda não tinha pensado bem nisso. Desconhecia que teria de ser desde o primeiro dia. Que achas daquela ideia que puz no setup de usar o sistema todo d substrato com os aditivos? Com esse sistema completo devo usar fertilizante na mesma? Que fertilizante me aconselhas? Numa loja que fui aconselharam-me o fertilizante da tropica. Em relação ao CO2 usarei difusor e estou a pensar adquirir um da ADA. Desculpa a quantidade de duvidas mas pretendo cometer o minimo de erros e evoluir. Obrigado pelos conselhos Citar
alvarenga Publicado: Maio 21, 2013 Publicado: Maio 21, 2013 As medidas não são más, para leds é que já tens de ter atenção, não é qualquer led que vai servir. Mas se fores para 6x24w essa altura é boa, eu gosto de cubos Relativamente aos aditivos ajudam, eu pessoalmente como nunca estou quieto com o aquário e gosto de reformular, ando mais apologista de não meter substrato fértil nem aditivos, assim uma pessoa pode mexer e remexer melhor no layout, tem é de fertilizar mais um pouco, mas como eu utilizo e gosto muito do estimative index não existe crise a fertilização neste método é sempre em excesso. As algas é sempre uma compensação de luz, nutrientes e Co2. Podes ter em qualquer montagem tens e de controlar o mesmo e equilibrar. No teu caso para mim ligava durante 6horas 4x24w e as outras duas faziam um pico de 3horas, fertilizava com o Estimative index e metia Co2 ( os daqua tambem são muito bons). Relativamente a plantas vê a minha montagem 3horizontes é quase tudo plantas faceis de manutenção. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Guit Marreiros Publicado: Maio 21, 2013 Autor Publicado: Maio 21, 2013 (editado) As medidas não são más, para leds é que já tens de ter atenção, não é qualquer led que vai servir. Mas se fores para 6x24w essa altura é boa, eu gosto de cubos Relativamente aos aditivos ajudam, eu pessoalmente como nunca estou quieto com o aquário e gosto de reformular, ando mais apologista de não meter substrato fértil nem aditivos, assim uma pessoa pode mexer e remexer melhor no layout, tem é de fertilizar mais um pouco, mas como eu utilizo e gosto muito do estimative index não existe crise a fertilização neste método é sempre em excesso. As algas é sempre uma compensação de luz, nutrientes e Co2. Podes ter em qualquer montagem tens e de controlar o mesmo e equilibrar. No teu caso para mim ligava durante 6horas 4x24w e as outras duas faziam um pico de 3horas, fertilizava com o Estimative index e metia Co2 ( os daqua tambem são muito bons). Relativamente a plantas vê a minha montagem 3horizontes é quase tudo plantas faceis de manutenção. Apesar de eu gostar muito daquele efeito de shimering dos leds eu prezo mais por ter plantas l mais saudável possivel. Que achas se usar duas calhas aquart 3x24 cada? Eu sou mesmo fan de cubos adoro Como funciona a fertilização? De quanto em quanto tempo a fazes? É que eu sou musico e tenho bastantes viagens e será a minha namorada que me ajudará quando estiver fora. Poderei nao usar substrato fértil e ter um tapete grande saudável? Vou ver o teu aquario 3horizontes tenho que procurar quando estiver no computador porque aqui no telemovel nao estou a encontrar o tópico Obrigado pelos conselhos Editado Maio 21, 2013 por Guit Marreiros Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 22, 2013 Autor Publicado: Maio 22, 2013 As medidas não são más, para leds é que já tens de ter atenção, não é qualquer led que vai servir. Mas se fores para 6x24w essa altura é boa, eu gosto de cubos Relativamente aos aditivos ajudam, eu pessoalmente como nunca estou quieto com o aquário e gosto de reformular, ando mais apologista de não meter substrato fértil nem aditivos, assim uma pessoa pode mexer e remexer melhor no layout, tem é de fertilizar mais um pouco, mas como eu utilizo e gosto muito do estimative index não existe crise a fertilização neste método é sempre em excesso. As algas é sempre uma compensação de luz, nutrientes e Co2. Podes ter em qualquer montagem tens e de controlar o mesmo e equilibrar. No teu caso para mim ligava durante 6horas 4x24w e as outras duas faziam um pico de 3horas, fertilizava com o Estimative index e metia Co2 ( os daqua tambem são muito bons). Relativamente a plantas vê a minha montagem 3horizontes é quase tudo plantas faceis de manutenção. Já agora desculpa a pergunta. A fertilização é obrigatória num plantado com carpete com substrato fertil com os tais aditivos ADA e usando CO2? Conseguirei manter uma carpete de eleocharis parvula sem fertilização? Citar
alvarenga Publicado: Maio 22, 2013 Publicado: Maio 22, 2013 (editado) Não, só uma parte dos componentes é que estão no substrato, vais sempre precisar de fertilizar. Além disso os nutrientes no substrato esgotam-se. Eu faço diária a fertilização. Para a montagem carrega na minha assinatura em 3 horizontes.. Editado Maio 22, 2013 por alvarenga Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Guit Marreiros Publicado: Maio 22, 2013 Autor Publicado: Maio 22, 2013 (editado) Não, só uma parte dos componentes é que estão no substrato, vais sempre precisar de fertilizar. Além disso os nutrientes no substrato esgotam-se. Eu faço diária a fertilização. Para a montagem carrega na minha assinatura em 3 horizontes.. Estive a ler sobre a fertilização os macro-nutrientes e os micro, etc. Ainda tenho bastantes duvidas em relação a este tema. Vou dizer então o que percebi, corrige-me se tiver a dizer alguma coisa errada por favor. Para calcular a quantidade de fertilizante que tenho que dosear de macro-nutrientes tenho que começar por seguir uma rotina alimentando os peixes sempre com a mesma quantidade e o mesmo numero de vezes, manter o mesmo numero de horas de luz e manter o fluxo de CO2 sempre igual. Depois faço o teste de nitritos e fosfatos antes de começar o fotoperiodo da minha iluminação. No final do fotoperiodo volto a fazer os mesmo testes e o que estiver em falta ou a mais destes valores em relação aos primeiros é o que tirá de ser adicionado ou com mais peixes ou fertilizantes; ou eliminado ou com mais plantas ou menos peixes. Em relação ao potássio adiciono por uma proporção de por exemplo NO3=10/PO4=1/K=20 Ou seja, como não há testes para potassio terei de doseá-lo por esta proporção de acordo com o macro nutriente que estiver a adicionar em mais quantidade (NO3 ou PO4). É isto que tenho de fazer com os macro-nutrientes? Em relação aos micros ainda vou ler mais para tentar perceber melhor mas percebi que devem ser adicionados mais tarde quando o substracto fertil ja tenho feito o bio-filme. Ainda não tive tempo para ler mais sobre eles, mas indicaram-me que normalmente além do que falei e do CO2 basta adicionar Ferro (micro-nutriente) e magnésio (macro-nutriente secundario) Que achas? Há marcas especificas boas para fertilizantes? Poderei encontrá-los em qualquer loja de aquariofilia? A fertilização é diária? há alguma forma automatica de adicionar os fertilizantes apenas para aquelas alturas em que vou para fora uns dias? Editado Maio 22, 2013 por Guit Marreiros Citar
Guit Marreiros Publicado: Maio 22, 2013 Autor Publicado: Maio 22, 2013 Já agora pensei melhor no tipo de layout que quero adicionei dessa forma mais algumas espécies de plantas. As especies agora são: Eleocharis parvula Vallisneria nana Staurogyne repens Anubias barteri nana Pensei em ter varios troncos juntos a dar a ideia de um só, como se estivessem a pender para o lado direito (fazendo lembrar o efeito da corrente). O aquário sendo um cubo, alguns troncos serão compridos de mais e precisariam de ser cortados para caberem. Pensei em cortar os troncos mesmo rente ao vidro direito e colar a parte de sobra no vidro do lado de fora dando a ilusão de os troncos estarem a trespassar o vidro. O meu objectivo é parecer que o aquário é um pouco maior. Sendo assim estando estes troncos a sair maioritariamente do canto esquerdo a trás, junto ao vidro traseiro colocaria as vallisnerias para também elas seguirem um pouco o rumo da corrente que vem do filtro de modo a ficarem proximas á inclinação dos troncos. Junto aos troncos colocarei staurogyne repens em frente às vallisnerias. No resto do aquario (parte frontal toda e lateral direita) ficará um tapete de eleocharis parvula. Mantendo estas tres especies por ordem de altura (eleocharis, staurogyne e vallisneria) penso que vou dar alguma noção de profundidade. Quanto à anubia vou colocá-la na frente do lado direito para ficar em destaque porque embora não as ter desde o primeiro projecto que pensei são uma especie que adoro. Mais tarde coloco uma foto com o projecto desenhado. Obrigado Citar
Guit Marreiros Publicado: Junho 7, 2013 Autor Publicado: Junho 7, 2013 (editado) Boa tarde, Queria pedir a vossa opinião para uns fertilizantes que me aconselharam mas que além não estar a perceber como dosear tambem me parecem ter um preço m pouco elevado. São os fertilizantes da ADA: http://www.thegreenmachineonline.com/articles/tips-techniques/the-iconic-ada-liquid-fertilisation-step-system-guide Pelo que percebi teria de usar ate o aquario ter 3 meses a fase 1 e o bright K Apos isso usaria a fase 2 e o bright K Apos 12 meses usaria a fase 3 e o bright K Alguém sabe como é a dosagem destes produtos? Sei que o suplemento ECA da ADA adiciona ferro e aminoacidos podendo ser adicionado aos resto dos fertilizantes. Em relação ao green bright special light e o green bright special shade segundo percebi usaria apenas o segundo pois só terei plantas que não requerem muita luz. De que forma terei de dosar este tambem? A partir de que fase terei de comecar a usá-lo. O problema é que não encontro o que tem cada fertilizante destes. O bright K é à base de potassio mas não sei se as fases tem todos os micro e macro nutrientes necessarios assim como não sei qual a finalidade do bright special light e o special shade. Alguém usa ou já usou estes fertilizantes de forma a poder ajudar-me a esclarecer estas duvidas. Editado Junho 7, 2013 por Guit Marreiros Citar
Recommended Posts