Recommended Posts

Publicado

Boas, postei este tópico para se discutir a melhor maneira de erradicar os cyclops do aqua.
Para quem não sabe o que são, são pequenos seres que aparecem no aqua e se alimentão dos restos de comida.
Andam nos vidros, e tambem no substrato aos pulinhos e parecem mini-pulgas brancas.
Também são inofensivos e não fazem mal aos camarões, mas o aspecto nao transmite saúde nenhuma do aquario e em termos de estética é feio. É desagradável para qualquer aquariofilista.

copepod.jpg

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t_x2FV60DnP3Na
Para quem nao conhece fica o aspecto micro e macro.

Agora espero as vossas sugestões.
Cumprimentos e obrigado

Publicado:

Oh meus amigos, estes bichinhos não são danosos de modo directo, mas sim indirecto e só em aquários exclusivos a invertebrados, porque as hidras chamam-lhes um figo, é bom para as manter vivinhas da silva. As planárias não sei.

miniatura_f_rum.jpg

Publicado:

Obrigado pelo comentário SALADAdeFRUTA!
Não sabia dessa, mas o interessante é que apanhei uma praga de hydras e planárias há uns tempos que consegui resolver. E não sabia que serviam de comida para elas...estes cyclops é que nao sei como os eliminar...alguma ideia?

Publicado: (editado)

Uns Boraras Brigittae dentro de um shrimp tank são uma óptima equipa! Uma equipa de Planorbis para limpeza, uma "tropa de elite" de Mosquitos para caça a intrusos. São bem bonitos, pequenos (tamanho máximo de 2cm em adultos), dão-se optimamente bem com os camarões, e devido ao seu tamanho só representam perigo para os shrimplets nos primeiros poucos dias de vida dos mesmos, e mesmo assim muitas vezes ignoram-nos. Dão cabo dos cyclops, nematodes, planarias, etc., desde que sejam pequenas. Há quem tenha apenas um por aqua, mas dado que são peixe de cardume é um pouco cruel, portanto num aqua pequeno diria que 4 Boraras não incomodam e fazem muito por nós (deve ter-se pelo menos 6, mas 4 já será um bom número, creio).

Estou a responder convicto do que estou a dizer porque ainda há uns dias fiz pesquisa sobre isto (estou no meu segundo mês no hobby, mas já tinha alguma teórica considerável antes de ter começado), porque há dias me apareceram aquilo que pensei serem nematodes, mas que, infelizmente, agora desconfio serem planárias. Dado isto, estou realmente a pensar adicionar esta "tropa de elite" ao meu aquário muito em breve! Já fui à procura deles e tudo. Só ainda cá não estão porque estavam esgotados, mas chegam novos na sexta-feira, por isso devo adicionar estes pequenotes no próximo fim de semana. Ainda não é uma certeza que vá adquirir, mas é provável. Se és como eu e dizes "NÃO quero peixes no meu aquário de camarões!" faz uma pequena pesquisa, vê o tamanho e a beleza que vêm adicionar ao aquário e vais ver que te vais sentir tentado a mudar de opinião, como eu. Não te podes é sentir tentado a adicionar mais do que deves, para acabar com as pragas mais rápido, porque senão deixa de ser um shrimp tank, e roubas o espaço para criação que tens. Portanto adiciona só mesmo o número necessário para eles se sentirem bem, sem ocupar espaço no aqua, ou seja, uns 4 deverão chegar.

Quanto aos cyclops, tenho-os desde a segunda semana. No início só me queria ver livre deles, queria lá agora "bichinhos" no aquário. Agora, sinceramente, já me habituei. São inofensivos e, desde que não dês excesso de comida, mantêm-se em números baixos e só os vês se realmente estiveres com atenção. Até já lhes acho alguma piada a andarem por aqui. Ainda assim, se realmente introduzir os mosquitos deverão ir todos à vida. Não te preocupes em demasia com eles!

Boa sorte!

Editado por Caciones
Publicado:

Boas caciones.
Obrigado pelo comentário.

Em relação a essas tropas de elite que falas, nao corres o risco de a solução se tornar ela tambem uma praga? por exemplo nos mosquitos?
Planorbis eu tenho mas não gosto muito de os ter e por isso introduzi os caracóis Helenas.
Em relação aos mosquitos em si, sinceramente não estou a perceber, estas a falar de mosquitos mesmo a serio?

Publicado:

Ok já pesquisei e já entendi que te referias aos peixes (: pensava que era para os planorbis o que estavas a dizer.
Hum...é uma ideia a considerar, muito obrigado pela dica. De certeza que serão inofensivos com os camarões?

Publicado: (editado)

Ahah, os mosquitos são os Boraras Brigittae! Chamam-se por aí Rasboras Mosquitos biggrin.png' alt=':biggn:'>

Sim, eles são inofensivos para os shrimps, pois são extremamente pequenos (um shrimp adulto e saudável chega até a ser maior que eles!). São extremamente pacíficos com eles, e adicionam beleza e cor ao aquário (se já pesquisaste e viste as imagens, viste que são bem bonitos)! Quanto aos shrimplets, os bebés, só representam perigo nos primeiros dias, porque eles rapidamente ficam maiores do que aquilo que eles gostam de petiscar, e mesmo assim muitas vezes ignoram-nos. Mas, dado que os brigittae têm preferência por aquários bem plantados, os shrimplets deverão ter imensos locais para se esconder nos primeiros dias, caso algum se lembre de dar umas dentadas! Eu vi tudo isto em variados artigos pela internet, pois como disse li bastante sobre tal, por causa das nematodes/planárias. Não quero utilizar químicos nem medicamentos, prefiro métodos naturais, e assim fico com uma tropa que pode eliminá-los logo assim que aparecerem (se aparecerem). Eu devo ir buscar os meus no próximo fim-de-semana, no domingo. Se ainda não tiveres nenhuns nessa altura depois dou feedback. Vou adicionar 4!

Mais alguma dúvida basta perguntar.

Abraço!

Editado por Caciones
Publicado:

Também vou tentar arranjar uns para mim então :D ficam no aqua comunitario e quando houver emergencia meto uns dias nos aquas de shrimps (:
Muito obrigado pela dica (:
Achas que vou ter problemas com os guppys se meter os mosquitos?