Dicas para começar o meu projecto


Recommended Posts

Boa noite foristas,

Estou interessado em começar um projecto de aquariofilia.

Ja ando há uns meses a ler fóruns e alguns artigos sobre o tema e estou cada vez mais próximo de iniciar o projecto.

Primeiro que tudo o Aqua. Fiquei apaixonado pelo juwel vision 180L. Qual a opinião que tem relativamente a este Aqua?

Segundo vi, este Aqua traz o móvel, um filtro interno, luz e um alimentador automático. Tendo em conta que estou a ponderar iniciar um ecossistema com peixes de agua quente e doce, o que deveria comprar logo inicialmente?

Ja estive a ler sobre o ciclo de azoto e as TPA. Pelo que percebo as TPA também se podem variar consoante os níveis de amónia ou independentemente disso devem ser feitas?

Tenho algumas duvidas relativamente as arvores. Estou mais inclinado para as arvores artificiais.

Por ultimo o substrato, gostava de utilizar substrato colorido mas tenho lido que causa algum stress aos peixes. Alguém que tenha utilizado confirma isto?

Agradeço desde ja a paciência para ler este texto e a ajuda que colocarem.

Estou muito entusiasmado com esta área e acho que vai ficar a matar na minha sala o Aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quanto ao aquário não conheço.

TPA é aconselhável fazer todas as semanas ou algo do género. Porque se te guiares pelos níveis tens de andar sempre a fazer testes, e depois pode ser tarde demais.

Coisas que é aconselhável comprar, termómetro, kit testes de amónia nitritos nitratos ph, é aconselhável testes líquidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha visão sobre esse aquário é que é demasiado caro para o efeito. Mais vale comprar as peças todas à parte e montar uma coisa em condições.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha visão sobre esse aquário é que é demasiado caro para o efeito. Mais vale comprar as peças todas à parte e montar uma coisa em condições.

 

O que eu acho porreiro no Aqua é o vidro ser curvo. Acho que dá uma ideia de profundidade engraçada e com um fundo porreiro pode criar um ambiente fixe.

Ainda não me decidi por ele. No entanto acho que a capacidade do Aqua andará por ali, 180/200L. Acham muito ou será bom para iniciar a minha vida na aquariofilia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o vidro curvo parece engraçado no inicio mas depois vais começar a gostar mais dos normais, pelo menos foi isso que me aconteceu.

 

relativamente ao tamanho do aquário a maior vantagem é que leva muita água e os erros que vais cometer sentem-se menos na fauna exatamente por isso mas gastar tanto dinheiro num aquário que vem com uma iluminação fraquinha, filtro fraquinho e que não é especialmente bonito parece-me um erro.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião, acho que devias de começar por um de 60 ou 80L, porque assim ficas com a noção e começas a ganhar o treino e os erros não te saiam tão caro, quanto ao fundo depende de pessoa para pessoa mas queres o mais natural possível ou não, isto e a minha opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

concordo com o Cman Acho que ficas melhor servido e sai-te mais barato comprando o material individualmente.

 

é essencial ler sobre o ciclo de azoto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pelo que tenho lido a melhor coisa a fazer é comprar um tanto maior quanto possível pois os erros tem menos efeitos.

Vamos ver como é que isto termina. Estou com muita vontade de começar na aquariofilia, e tenho uma parede mesmo a espera do Aqua.

Tenho lido muito tanto no fórum como comprado livros sobre o tema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os erros tanto se fazem com aquários grandes,como com pequenos,

agora os mesmos erros num grande,não será tão complicado,como

num aquário mais pequeno,acho que sim deves comprar logo de

inicio um aquário grande,pois será mais facil,ao contrario daquilo

que as pessoas pensam,atenção esta e só a minha opinião,boa

sorte,e bem vindo ao Mundo dos peixinhos.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aquarios pequenos são mais difíceis de controlar, precisam de mais manutenção.

Um aqua entre os 90l até os 180l são óptimos para iniciação ao hobby, mas vai depender da fauna que queiras colocar futuramente. já pensaste nisso?

Quanto ao aqua de que falas sou da opinião dos restantes membros, as peças sai bem mais barato, até porque o mais provável seria de teres de investir num bom filtro passado pouco tempo.

Portanto, acho que devas procurar o melhor investimento para ti.

Substrato colorido stressa os peixes e a ti também, acredita! Tenta torna-lo mais natural possível, os peixes preferem e com o tempo vais entender que tu também. Não se torna tão cansativo ao olhar.

Plantas plásticas nunca, são uma porcaria no aqua, para alem de que as plantas são uma grande ajuda na iniciação do ciclo e ajuda a manter os níveis mais estáveis, oxigenam a agua etc, e tens varias escolhas que não precisam de muita luz e co2 nem fertilizantes, não dão trabalho nenhum.

As tpa's vão depender de muita coisa, quanto melhor for o filtro menor serão e vai depender da fauna que escolheres. não posso dizer-te um numero do nada...

 

Ficamos a espera dessa montagem

 

Claire M.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas opiniões.

Continuo a ver aquas e ainda indeciso relativamente à compra.

Falo na compra de um com um tamanho maior porque tenho um espaço na sala já predestinado para o aqua. E pode ter 1,20 de comprimento.

Estou a abandonar um pouco a ideia do curvo, não só pelo que me disseram mas também porque é bastante mais caro que os tradicionais.

Ainda não pensei nem na fauna nem na flora que vou comprar.

Tenho andado a estudar quando tenho tempo livre acerca dos dois temas, sendo certo que também já me decidi pela flora natural.

Quanto ao substrato estou a pensar utilizar preto e branco.

Estou entusiasmado, mas ao mesmo tempo com algum medo para não fazer asneira nas coisas e por isso estou a tentar informar-me ao máximo antes de me iniciar.

Gostei dos peixes tubarão embora saiba que a convivência é difícil com outras espécies. Gosto também dos escalares, discus e bettas.

Vamos ver pelo que me vou decidir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para essa litragem, 200l um JBL 1501 da perfeitamente. O 901 já acho curto uma vez que será um comunitário, mas vai depender muito da fauna que escolheres. Discus por exemplo pedem um filtro melhorzito mesmo...

Eu por exemplo, tenho um aqua de 180l mas é dedicado a apistos com um pequeno cardume de N. Marginatus... tenho o 901, é o suficiente pois estas espécies pedem um fluxo de agua muito lento, entendes?

já no meu de 300l, plantado e comunitário com escalares, apistos, cardumes etc e neste ja tenho 2 JBL 1501...

 

Mas de qualquer das maneiras, para 120 de frente eu aconselho-te o 1501. Se achares que tem muito caudal é possível regula-lo, mas francamente acho que não vais precisar mexer nisso.

 

Quanto aos substratos não quero demover-te mas eu não te aconselho a fazer misturas, primeiro porque é o teu primeiro aqua e pode ser complicado fazeres as divisões bem feitas, depois porque vais ficar condicionado na escolha da fauna... exemplo: se quiseres colocar umas corydoras por exemplo, elas vão te misturar o substrato todo. ao plantares ou mudares de sitio alguma planta vai acontecer o mesmo... no fim vais ter isso tudo misturado e fica uma porcaria.

 

Quanto a teres Discus, também acho um pouco precipitado... mas como já deves saber, é uma espécie muito sensível e só deve ser inserida em aqua bem maturado, portanto terás tempo para decidires se te aventuras.

 

Fico a espera de mais novidades!

 

Claire M.

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mt obrigado pela resposta.

De facto desconhecia isso do substrato e vou optar então apenas por uma cor, faz todo o sentido o que dizes.

Quanto ao filtro e visto que tens um, como o classificas em termos de ruído?

Numa fase inicial acho que vou colocar peixes mais resistentes, tipo guppys. As aventuras e os peixes mais difíceis vou deixa los para mais tarde, porque de facto tenho que ganhar calo antes de me metere em grandes avarias.

Quanto aos Aqua, hoje fui ver uma loja em Frielas, Quadro Vivo, e pedi orçamentos de Aqua e respectivo móvel. Gostei do design e de facto são mais baratos do que comprar o kit que depois tem que ser adicionado um filtro por exemplo.

Sabem mais lojas deste tipo que sejam de referencia?

Estou com vontade de começar mas de facto nao quero fazer asneira no investimento inicial, para depois nao me arrepender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 3, 1 901 e 2 1501 - são óptimos, silenciosos, manutenção fácil também... para mim só tem um defeito, é uma borrachinha que leva em cima que tem tendência em deformar, mas não tem muita importância, funciona tudo igual, nunca a mudei. já agora no forum, na área dos lojistas, podes fazer encomenda de grupo pela aquaristic - fazem-te um bom desconto.

 

Eu francamente não gosto de guppys, mas sim são peixes relativamente fáceis de manter, reproduzem-se é muito.

Agora da lista acima os escalares são uma boa opção, é um peixe que interage muito com o 'dono', é um peixe lindíssimo, há variadíssimas estripes, mas sou suspeita claro hehe

 

Eu só tenho experiência com a aquartist no montijo e vidromoldura no cacem - e só tenho bem a dizer das duas.

 

Acho que fazes muito bem em levar isto com calma,

 

 

Boa continuação

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb estive para comprar da JBL, como esgotou acabei por trazer um Fluval 406, que são verdadeiras máquinas de guerra, a manutenção é do mais user friendly que encontras e é silencioso. Verás que há por aí muitos fã boys da marca ):D

 

tenho também um tetratec 700 que só dou conta que está ligado por causa da movimentação da água, é mesmo muiiiiiito silencioso.

 

Quanto a fauna gosto de ter peixes de fundo, cardume que fique a um nível médio no aqua, "limpa vidros" e claro os "reis" do aquário. No meu caso corresponde a corydoras Julli; Cardinais, Ancistrus e 1 pleco (provisório porque ficam gigantes) e Discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Fico contente de estar a olhar para um filtro adequado, significa que começo a compreender minimamente as coisas.

Gosto de escalares, ramirezi e outros americanos.

Mas ainda nao estou nesta fase.

Para ja quando comprar o aquário e móvel começo a olhar para essas coisas. Porque depois terei que definir também mais coisas.

O importante neste momento é estudar bem as coisas para nao deitar dinheiro fora...

Editado por andrecalvario@gmail.com
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades acerca do tema:

Já tenho fundo de maneio para começar com o projecto :) condição indispensável claro!

Como tal, comecei a correr lojas que tenho visto no fórum como sendo de referência.

Acabei por ir à vidromoldura e pedir um orçamento para um aquário que ficou em preços convidativos, mas ainda não encomendei. 120x40x60 com uma tira superior de acrílico em preto, com travessas francesas e 10mm de espessura.

Gostaria de saber se têm experiência com tampas de correr de vidro, se gostam ou não, e ainda se é fácil depois instalar a calha da iluminação.

O móvel está mais ou menos comprado. Espero durante a próxima semana finalizar a compra das coisas, dependendo da info que for obtendo aqui no fórum.

Muito obrigado desde já pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de tampas de correr. A calha podes comprar daquelas de acentar no aqquario ou com pés. No meu fiz as tampas de maneira onde a calha acenta nao ter vidro, para o vidro não "cortar" a intensidade de luz.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas então mandaste

 

Eu gosto de tampas de correr. A calha podes comprar daquelas de acentar no aqquario ou com pés. No meu fiz as tampas de maneira onde a calha acenta nao ter vidro, para o vidro não "cortar" a intensidade de luz.

 

Então mandaste cortar o vidro em quatro apoios? E ficaste com a tampa completamente fechada em cima? Como fizeste com o filtro externo??

Desculpem as questões mas como vou encomendar queria pedir logo tudo obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho calhas de correr no aquario, compradas no Aki ou coisa do genero e coladas com silicone. Depois mandei fazer 2 vidros para fazer as 2 tampas de correr, mas em vez de os vidros taparem o aquario todo, mandei cortar à medida para caber a calha no meio, mas sem ter vidro. No final fico com a parte de cima toda fechada.

 

No vidro para tras mandei cortar 2 meios circulos, para passarem as tubagens

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua de 300l foi feito com travamento francês, infelizmente, pois estava com receio da evaporação... (que diga-se de passagem, não faz mossa...)

No entanto foi a maior asneira de todas! para colocar o equipamento em condições é missão impossível... acabei por retirar já parte do travamento e estou a espera que o Sr venha cá 'arrancar' o resto... Uma porcaria!

 

Não recomendo, mas claro que é uma escolha ou uma opção...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.