Fábio Silva Publicado Abril 7, 2005 Publicado Abril 7, 2005 Estou a pensar adquirir umas HQI de 150W para o meu aqua de 130litros brutos, mas gostaria de saber se sustentar umas Hqi 12horas por dia sai caro na factura da edp ... Citar Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
Miguel Silva Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Antes de mais nada preciso de saber as dimensões do teu Aqua pois 150W de HQI(iodetos metálicos) não são 150W de lâmpadas fluorescentes, tens muitos mais lumens/Watt nas HQI. Depois e é aqui que espero não errar 150W a consumir são sempre 150W. Amanhã tenho resposta para te dar, pois hoje já está a acabar o meu tempo de NET. Citar
Just_me Publicado: Abril 8, 2005 Publicado: Abril 8, 2005 A diferença de HQI para fluorescente não é muito em termos de potência luminosa/potência electrica. Quanto ao consumo da HQI, para 150W de lampada com um balastro electronico assumindo 10% de perdas no balastro consome 165W. Assumindo que a deixas ligada 12 horas dia, o teu gasto mensal (30dias) dee ser qualquer coisa como 0.15 *12*30 =54KWh agora é chegares á factura e ver quanto te sai o KWh que anda na ordem de alguns centimos...e multiplicares pelos 54 Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts