joma Publicado Maio 6, 2013 Share Publicado Maio 6, 2013 Olá, O meu nome é Jorge, e é a primeira vez que me vou por nisto de construir um aquário "pensado" desde o início. Em relação ao tamanho e dado o espaço disponível estou a pensar num 60L (60x30x30cm), um filtro externo, e termostato de 100w. Estou portanto na fase de decisão de compra do tanque e respectivo equipamento básico, e começam logo a surgir as dúvidas. 1) Tanque Em relação ao tanque pensei no Aquapor "Linha Loja" 60, mas dado que tem tampa não sei se dara para colocar um filtro externo. A vantagem é que já traz iluminação, tem um preço simpático e já vi na secção de DIY, a possibilidade de alterar a iluminação para situações mais exigentes ao nível da flora. 2) Filtro Estou a pensar no EHEIM Classic 2211, mas pelo que percebi não traz o material filtrante para além das esponjas. Para dizer a verdade também não sei que material é que devo usar mais, pelo que ainda não consegui avaliar em termos de custo com as alternativas, embora este esteja a um preço inicial também simpatico. 3) Termostato Aqui, julgo que ficarei bem servido com um EHEIM JAGER 100w. No que diz respeito ao substrato e decoração, bem como à fauna e à flora, vou deixar para uma fase posterior a esta decisão inicial. Obrigado desde já por qualquer dica / ajuda Jorge Mota Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gilbruno Publicado: Maio 6, 2013 Share Publicado: Maio 6, 2013 boas. sim o filtro esterno fazes bem, mas no termo estrato podias por uma mais forte, por exemplo uma da jager de 150W e o que tenho no meu de 60L e estou bastante satisfeito, em relação as plantas no meu tópico esta la um link bastante útil. espero ter ajudado. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ReDsOuL Publicado: Maio 6, 2013 Share Publicado: Maio 6, 2013 Eu acho que 100w para 60L é mais que suficiente! Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gilbruno Publicado: Maio 6, 2013 Share Publicado: Maio 6, 2013 Eu acho que 100w para 60L é mais que suficiente! só por dizer que gasta menos electricidade a manter a temperatura Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ReDsOuL Publicado: Maio 6, 2013 Share Publicado: Maio 6, 2013 Gasta menos porquê? Isso só se aplicava se não fosse suficiente para manter a temperatura! A partir do momento que é suficiente... se for mais potente estava menos tempo ligado mas gastava mais por cada minuto que estivesse ligado. Se fosse mais fraco estava mais tempo ligado mas gastava menos por cada minuto ligado. No final não sei como fica lol Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Maio 6, 2013 Share Publicado: Maio 6, 2013 (editado) Gasta menos porquê? Isso só se aplicava se não fosse suficiente para manter a temperatura! A partir do momento que é suficiente... se for mais potente estava menos tempo ligado mas gastava mais por cada minuto que estivesse ligado. Se fosse mais fraco estava mais tempo ligado mas gastava menos por cada minuto ligado. No final não sei como fica lol yap... é exactamente isso q acontece! nunca percebi muito bem pq é q o pessoal pensa q por ser mais forte vai aquecer a agua mais rapido e gastar menos electicidade! pode eventualmente até acontecer mas a diferença irá ser infima! pela logica metia-se lá uma resistência de 2000W e o aquecimento sairia quase de borla Editado Maio 6, 2013 por joaoreis00 Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joma Publicado: Maio 8, 2013 Autor Share Publicado: Maio 8, 2013 (editado) Bom Dia, Agradeço os comentários. Ao nível de equipamento tenho a situação mais ou menos definida. Aguardo apenas um orçamento para o tanque, para começar a encomendar o material. Filtro: EHEIM Classic 2211 (Apenas ainda não decidi o material filtrante a utilizar juntamente com as esponjas que vêm, nomeadamente nesta fase inicial do Ciclo N) Termostáto: Jager 100w Obrigado. Jorge Mota Editado Maio 8, 2013 por joma Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joaoreis00 Publicado: Maio 8, 2013 Share Publicado: Maio 8, 2013 Como material filtrante e assim por alta, o recomendado é uma ou duas esponjas (com diferentes porosidades), muitas cerâmicas e lã de vidro. depois há quem user trufas (entre outras) para controlar o pH. Citar Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoRRM Publicado: Maio 8, 2013 Share Publicado: Maio 8, 2013 Bom Dia, Agradeço os comentários. Ao nível de equipamento tenho a situação mais ou menos definida. Aguardo apenas um orçamento para o tanque, para começar a encomendar o material. Filtro: EHEIM Classic 2211 (Apenas ainda não decidi o material filtrante a utilizar juntamente com as esponjas que vêm, nomeadamente nesta fase inicial do Ciclo N) Termostáto: Jager 100w Obrigado. Jorge Mota Boas, Bem vindo. Para o filtro podes meter as esponjas azuis, fibra de lã e siporax, Pois o espaço não é muito. É 5 euros cada caixa com duas esponjas da Eheim. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts