Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Vou adqurir dentro dos próximos dias um gravel cleaner para o meu aquário, de 36l (shrimp tank). A questão é que não sei ao certo o que comprar: não sei se hei-de comprar um simples gravel cleaner manual (sifão), ou se hei-de ir para um eléctrico (a bateria).

Após ler algumas opiniões a conclusão que tirei foi que um sifão é algo muito mais utilizado, que é óptimo para as TPA's e faz o seu trabalho extremamente bem, sendo utilizado pela maior parte das pessoas, sugando de óptima forma a "poeira" e residuos do substrato. Já um eléctrico, é maioritariamente utilizado para uma simples limpeza de resíduos regularmente, ou para limpezas sérias e demoradas. Por um lado acho que devo ir (e quero ir, pois não me vejo com qualquer necessidade de eléctrico) para o sifão, pois é extremamente fácil de utilizar e não dá sequer trabalho a limpar, ao contrário do eléctrico [a juntar ao facto de que o eléctrico sai dispendioso em tempo e dinheiro, ou seja, a limpar e a trocar as pilhas, algo que não é bom]. Por outro lado tenho receio que o sifão tire demasiada água ao aqua, dado que é somente de 36l (sendo que costumo fazer TPA's à volta dos 25%), e não dê sequer tempo para uma limpeza controlada, sem pressa (pressa resulta sempre em mau resultado).

Para sifão, tenho o Marina Easy Clean debaixo de olho (apesar de haver quem diga que não é muito bom, já vi imensas pessoas a dizer que é bastante eficiente, então estou a ponderá-lo), pois é relativamente barato, o modelo mais pequeno, e parece ser de qualidade bastante superior aos 'baratos' que normalmente vemos por aí sem muita qualidade de material, por 3/4€. Mas aceito sugestões, dado que é para um Nano Shrimp Tank.

Conselhos e sugestões aceitam-se! Desde já o meu obrigado.

Publicado:

Boas,

Nos aquários exclusivamente de camarões não se costumam usar aspiradores, dado que os camarões são detritíveros eles encarregam-se desse serviço. Além de que existe um risco considerável de serem aspirados pequenotes, pois quando nascem são minúsculos.

Cumps,

Off Topic: A encomenda já abalou!

Publicado:

No meu uso um Sifão normal (daqueles de 5€) o unico senão é q para aquários pequenos se um gajo se descuida já te levou metade da agua! podes sempre tentar restringir o fluxo de agua mas se fica muito restrito pode ñ conseguir sugar a sujidade!

Publicado:

Boas,

eu de inicio usava o sifão, o meu aqua é tambem de cerca de 36 litros e o fundo é areia de silica e além de não ter muito tempo para sifonar toda a base do aquario porque o nivel de agua desce muito rapidamente devido á pouca quantidade de agua que o aqua leva, como a areia é muito fina as vezes vinham quantidades um pouco grandes, então a opçao que arranjei para fazer as tpa´s e sifonar o fundo é apenas com aqueles tubos de ar, no meu caso uso um de 6mm, e faço a tpa com ele, e como é um diametro fino tenho tempo suficiente para sifonar todos os detritos visiveis.

O que costumo fazer é prender um pau daqueles que se usam nas espetadas na ponta do tubo de ar, para não ter de andar com a mão dentro do aquario a stressar o peixes, foi a maneira que arranjei porque o tubo enrola-se, e desta maneira conseguegues levar perfeitamente a ponta do tubo aos locais que queres sifonar, e tens toda a noção do que estas a sifonar, não vás aspirar algum camarão bebé.

Para não teres de estar a chupar a agua pelo tubo para fazeres o retorno de agua, basta encheres o tubo com agua no lavatorio tapas uma ponta e levas-o já cheio para o aqua, assim que destapares a ponta de fora, desde que esteja mais baixa, a agua começa a fazer o retorno.

Para mim tem dado resultado desta maneira, é o que utilizo, e nota que um tubo de ar de 1,5metros ou 2metros de comprimento não deve chegar nem a 2,5€.

Publicado:

Obrigado pelas respostas. Vou ter mesmo que arranjar uma solução, mesmo que não seja com um sifão, pois têm-se acumulado bastante resíduos no fundo, o que já está a começar a criar problemas... Há dois dias apareceram nematodes (pior ainda, podem ser planárias, mas ainda são um pouco pequenos para poder dizer a 100%), e, como não dou comida a mais, só pode ser disto. Estou até a estudar a possibilidade de introduzir 4 Boraras Brigittae para serem a minha "tropa de elite" na caça aos nematodes e aos cyclops [tenho cyclops desde a segunda semana, no início só me queria livrar deles, mas agora que já me habituei já nem me incomodam]. Desta forma não são demasiados para o aqua, nem são excessivamente poucos, dado que são peixe de cardume. Mas pode nem resultar desta forma... Por agora vou ver se reduzo ainda mais na comida para se noto diferença.

Off-Topic 1: Tenho a trabalhar com o aqua um filtro de esponja, que até agora tem estado a fazer um bom trabalho (aquário com alguns Planorbis também, que sujam bem mais que os pequenotes). Água cristalina desde o primeiro dia. Por isto mesmo tenho um pouco de receio de introduzir os Mosquitos... Acham que com a introdução dos mesmos o filtro começa a "dar de si"? Queria aguardar um pouco antes de avançar para o de cascata (que vou colocar no futuro), dado que tenho gasto algum dinheiro considerável com eles na última semana.

Off-Topic 2: Na sexta-feira à noite apareceu a minha primeira fémea ovada! Foi um dia feliz! Eles chegaram cá bastante jovens, ams parece que alguns deles já estão a atingir a maturidade.

Off-Topic 3: A. Ferreira - Eu pedi para me dizeres o valor dos portes! Tinha feito isso na boa! Obrigadão, mesmo!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!