ftrocato Publicado Maio 2, 2013 Publicado Maio 2, 2013 Boas, tenho um aquario de 90L com água doce e nos ultimos dias tem-me acontecido algo estranho. À noite, o termostato parece-me aquecer demasiado a água, ou seja, à noite verifico a temperatura e ronda os 26-27ºC e de manhã já anda nos 30-31ºC. Sendo de noite parece-me estranho a água aquecer tanto... Ontem de manhã, dei com o pleco morto e o aquario estava com 32ºC... Sei que a temperatura ambiente influencia a do aquario, mas na ultima vaga de calor isto não aconteceu e também não está aquele caloooorrrr.... Só para terminar, a temperatura ambiente na sala é cerca de 22ºC e o termostato é de 100w. (Duvida: tenho um filtro externo da eheim e não sei bem se o termostato deve estar do lado da entrada de água no aquario ou perto da saida....) needed Citar
dg12 Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Viva, 2 hipóteses: - tens o termostato mal regulado, possivelmente para o valor máximo dele que costuma andar nos 32ºC; - ele está para dar o berro e o melhor é tirá-lo do aqua e substituir por um novo. Podes ter o termostao dentro do aquário onde quiseres. Há é uns que não podes submergir totalmente (elite por exemplo se não me engano). cumps ,David Citar
Ervilhita Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Esqueces-te de dizer a que temperatura está regulado o termostato. Se estiver para os 32º é normal que aqueça tanto. Tens que ver a temperatura de regulação e baixar lentamente. Se estiver regulado para o minimo, só te resta deitar esse fora e arranjar outro, porque pode ter o termostato avariado. O termostato deve estar na flauta, para maximizar o termostato, mas no teu caso nao se adequa porque tens mais de 1w /l. Um à parte, os elites podes submergir. Citar Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
ftrocato Publicado: Maio 2, 2013 Autor Publicado: Maio 2, 2013 O termostato está regulado para um pouco abaixo dos 22ºC. Hoje vou já tratar de comprar um novo... Hum... confesso que tive de ir procurar o que era a flauta... e sim, o termostato está perto dela! Entretanto e no seguimento da flauta, há alguma recomendação / melhor prática no posicionamento da flauta e do lado da aspiração (deve ter um nome o qual não sei...)?? Citar
A. Ferreira Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Boas, O tubo que aspira é a "bengala", o que introduz a água é a "flauta" ou até um "bico de pato", devem estar sempre do mesmo lado para promoverem uma boa circulação em todo o áqua. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Andre Correia Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 (editado) Se ele tá estragado e se ainda não foste comprar um para substituir, para remediar podes tentar ligar o termostato a um temporizador daqueles de tomada, para que ele ligue de "X" em "X" tempo para que a agua não fique muito fria.. Editado Maio 2, 2013 por Andre Correia Citar
joaoreis00 Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 já tive um problema parecido. só q o meu estava sempre a 28º. depois descobri q era o termostato do termostato q estava marado. ou me tinha a agua a 28º ou a 22º temperaturas entre aquelas duas ñ as fazia! tive mesmo de acabar por comprar um novo. aquele aproveitei-o para aquecer a agua do garrafão das TPA's. Citar Feedback
ftrocato Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 Boas, O tubo que aspira é a "bengala", o que introduz a água é a "flauta" ou até um "bico de pato", devem estar sempre do mesmo lado para promoverem uma boa circulação em todo o áqua. Abraço, Boas! Bengala? Acho q não chegava lá! No meu caso estão ambos "colados" ao vidro de trás! Citar
ftrocato Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 Ontem acabei por passar numa loja e comprar um novo da SERA (um pouco caro...). Mas agora não sei se tem um modo de funcionamento diferente ou se estará qualquer coisa avariada! Meti a temperatura do termostato nos 24º mas parece-me que a temperatura da água está abaixo... com o termostato antigo era ao contrário... Tinha de por o termostato abaixo para a água estar acima :S Citar
dg12 Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 Qual a potência do termostato e quais são as dimensões do aquário em questão? Citar
ftrocato Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 O termostato é de 100W, e o aquario penso que tem 80x30x45. Citar
joaoreis00 Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 para essa litragem e tendo em conta as temperaturas ambiente mais altas, esse devia chegar na boa. tens o aquario a qts graus agora? Citar Feedback
dg12 Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 Não tens o aquário numa zona susceptível a mudanças de temperaturas? O teu aquário está tapado ou tem tampa? É que isso não faz muito sentido. Citar
ftrocato Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 para essa litragem e tendo em conta as temperaturas ambiente mais altas, esse devia chegar na boa. tens o aquario a qts graus agora? Epá agora não sei... Infelizmente tou no trabalho! Não tens o aquário numa zona susceptível a mudanças de temperaturas? O teu aquário está tapado ou tem tampa? É que isso não faz muito sentido. O aquário está no mesmo sitio à cerca de 2 anos e só agora é que está assim... Está tapado... Citar
ftrocato Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 para essa litragem e tendo em conta as temperaturas ambiente mais altas, esse devia chegar na boa. tens o aquario a qts graus agora? De um lado (perto do termostato) agora está com cerca 26º, no lado oposto está com cerca 24º. Voces costumam ter o termostato acima da temperatura pretendida, abaixo ou o termostato dá a temperatura exata? Citar
dg12 Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 Bem, isso é um bom indicador de que pelo menos esse lado do aquário está sujeito a temperaturas baixas, ou que está a conseguir transferir calor por lá. Tens algum isolante debaixo do aquário? Citar
joaoreis00 Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 De um lado (perto do termostato) agora está com cerca 26º, no lado oposto está com cerca 24º. Voces costumam ter o termostato acima da temperatura pretendida, abaixo ou o termostato dá a temperatura exata? o meu anda um pouco a cima do regulado. acho q tenho aquilo regulado para 23 ou 24º e o aquário está a 26º. Citar Feedback
ftrocato Publicado: Maio 5, 2013 Autor Publicado: Maio 5, 2013 Agora que o termostato novo já está a funcionar à alguns dias parece-me que até é bem preciso... Está regulado para os 26º e do lado do termostato o termometro marca 26º e do lado oposto marca 25º! Bem, isso é um bom indicador de que pelo menos esse lado do aquário está sujeito a temperaturas baixas, ou que está a conseguir transferir calor por lá. Tens algum isolante debaixo do aquário? Hum... isolante?? Era suposto? Citar
dg12 Publicado: Maio 6, 2013 Publicado: Maio 6, 2013 Depende de caso para caso. Eu tenho os meus aquas assentes em madeira (coberto com um taipalzito) e estão numa zona que não varia muito a temperatura, pelo que não é preciso grande isolante porque não há grande transferencia de calor. Citar
ftrocato Publicado: Maio 6, 2013 Autor Publicado: Maio 6, 2013 Depende de caso para caso. Eu tenho os meus aquas assentes em madeira (coberto com um taipalzito) e estão numa zona que não varia muito a temperatura, pelo que não é preciso grande isolante porque não há grande transferencia de calor. O meu está na sala num sitio que não apanha luz direta do sol, inclusivamente está afastado da parede que "leva" com o sol durante a tarde para não influenciar. O aqua está assente em madeira... basicamente do móvel... :D Citar
dg12 Publicado: Maio 6, 2013 Publicado: Maio 6, 2013 Hmmm, então o problema não estará aí certamente. De qualquer forma já está tudo estabilizado né? Citar
ftrocato Publicado: Maio 7, 2013 Autor Publicado: Maio 7, 2013 Sim, agora já está como antigamente! :D Obrigado! Citar
Recommended Posts