zubeneschamali Publicado Maio 2, 2013 Publicado Maio 2, 2013 Olá a todos, Quem segue/seguiu o meu outro tópico (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215233) sabe que o meu aquário é mínimo e que num futuro mais ou menos próximo terei de arranjar uma nova casa para os meus peixes. Ainda não tenho reunidas as condições necessárias ($$$ ) mas queria já começar a reunir informação sobre o que vou fazer. Já li o tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 várias vezes bem como a FAQ do TheKrib. No entanto agora que já tenho alguma teoria chegamos à parte prática: que aquário posso comprar? Neste momento tenho duas opções: - ou uso o espaço onde tenho o aquário atual e tenho uma base de 45cm por 60/70cm - ou arranjo um "móvel de aquário" com o respetivo em cima (aqui é um problema pq não tenho "paredes" para o encostar) Assim sendo a minha ideia era ouvir aqui opiniões e ainda perguntar sobre "marcas" e dimensões para poder ter uma ideia dos preços. Não quero nenhum aquário "monstro" quer por questões de espaço quer por questões de consumo elétrico (a minha fatura já é bastante pesada, especialmente nos meses de Inverno). Agradeço desde já toda a ajuda que possam prestar. Citar
kryska Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Cá estou eu! Quais são as dimensões que estás a pensar para o aquário? O meu tem 60x30x30 e está num daqueles móveis do ikea http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20135300/#/60135299. Comprei o ano passado e até agora não tive problemas. Depois existe vários tipos de caixas ou gavetas que se podem adaptar. Como não tens paredes disponíveis este móvel adapta-se a isso por não ter fundo. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214134
Jorge M. Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Boas. Peço desculpa por estar a invadir o tópico mas tenho uma questão para o kryska: O móvel aguenta bem com o aquário? Também tenho um 60x30x30 e estava a pensar colocar num móvel assim mas tenho medo que seja muito peso. Cumprimentos Citar
kryska Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Boas. Peço desculpa por estar a invadir o tópico mas tenho uma questão para o kryska: O móvel aguenta bem com o aquário? Também tenho um 60x30x30 e estava a pensar colocar num móvel assim mas tenho medo que seja muito peso. Cumprimentos Olá, Acho que não há problema de invasão... Afinal acho que pode servir também para ele. Eles aconselham um máximo de 40 quilos ,mas eu já utilizo este móvel há um ano sem problema, não noto diferença nenhuma. Como o tampo assenta nas paredes laterais e ainda tem aquela aquela divisão ao meio parece-me ser forte o suficiente. A única preocupação que tenho é de ter muito cuidado com a água que cai quando faço as tpa, pois estes são compostos por Aglomerado, Papel, MDF, Plástico ABS, Tinta acrílica, Folha. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214134
Jorge M. Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Pois, daí puder ficar deformado se cair água mas isso basta ter um cuidado mínimo, desde que aguente com o peso é uma boa solução pois serve de móvel e ainda tem alguma arrumação para ficar tudo mais a mão. Cumprimentos Citar
kryska Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Pois, daí puder ficar deformado se cair água mas isso basta ter um cuidado mínimo, desde que aguente com o peso é uma boa solução pois serve de móvel e ainda tem alguma arrumação para ficar tudo mais a mão. Cumprimentos Para mim foi mesmo uma boa solução. Como comprei o ano passado foi a 19.90 euros, comprei duas caixas à medida que eles também vende e pronto. Para mim serve muito bem e fica bem com o resto da decoração! .png' alt=':biggn:'> Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214134
Jorge M. Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Agora infelizmente está mais caro. Mas não deixa de ser uma boa opção. Cumprimentos Citar
zubeneschamali Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 Cá estou eu! Quais são as dimensões que estás a pensar para o aquário? O meu tem 60x30x30 e está num daqueles móveis do ikea http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20135300/#/60135299. Comprei o ano passado e até agora não tive problemas. Depois existe vários tipos de caixas ou gavetas que se podem adaptar. Como não tens paredes disponíveis este móvel adapta-se a isso por não ter fundo. Olá! O espaço máximo que disponho no móvel onde tenho o aquário de 12l é 40cm por 60/70cm (com 70 já fica mesmo à borda e muito acanhado), Um móvel parecido com o teu é uma boa solução e o teu aquário tem um tamanho fixe... Ainda me falta decidir uma série de coisas... a) se vou aproveitar esse espaço (a solução mais económica) b) se vou comprar um aquário já com móvel c) se vou querer um aquário mais para o alto d) se vou querer um aquário mais baixo De qualquer modo já sei que quero ficar entre os 60 e 80 litros. Mais do que isso já começa a violentar as minhas economias (e não falo só de custo de aquisição, mas também de custos operacionais). Depois ainda não sei exatamente o que lá quero por dentro. Vou querer plantar algas, mas ainda não sei quais. A minha ideia era fazer um layout que emulasse uma praia: duas cores de substrato inerte, talvez divididas por um tronco ou assim, uma zona escura atrás com algas altas e uma zona mais livre à frente para os peixes nadarem, eventualmente com um "calhau" ao meio. Mas ainda não sei, preciso de pesquisar melhor e especialmente de conhecer melhor as espécies... Por isso fiz este tópico: para me ajudarem a conhecer as opções! Citar
Jorge M. Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 Bom dia Acho que o melhor que podias fazer era escolheres primeiro o local onde o vais colocar e depois partir dai. Podes sempre fazer um aquário com as medidas que queres para se ajustar ao móvel ou outro local que tenhas disponível' por norma fica mais barato que um kit e assim poupas para puderes usar em coisas mais importantes tais como o filtro. E depois dependendo das plantas que queiras usar também convém teres uma boa calha de iluminação. Comprar um aquário já com móvel costuma ser muito caro e ficas mais limitado ao que conseguires encontrar mas também tens que pensar que é um grande investimento e se ainda vais comprar toda a fauna e flora o orçamento não estica. Depois quanto as espécies tens que pesquisar bem pois num aquário desse tamanho não podes por qualquer peixe, tens que ver bem tamanho que podem atingir e se os parâmetros da tua água são ideais para essas espécies. O meu melhor conselho é lê muito antes de começares para estares preparado e para não cometeres os mesmos erros que muitos de nós cometeram. E depois cada caso é um caso e tens que ver o que melhor se adapta a ti. Cumprimentos Citar
zubeneschamali Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 Bom dia Acho que o melhor que podias fazer era escolheres primeiro o local onde o vais colocar e depois partir dai. Podes sempre fazer um aquário com as medidas que queres para se ajustar ao móvel ou outro local que tenhas disponível' por norma fica mais barato que um kit e assim poupas para puderes usar em coisas mais importantes tais como o filtro. E depois dependendo das plantas que queiras usar também convém teres uma boa calha de iluminação. Comprar um aquário já com móvel costuma ser muito caro e ficas mais limitado ao que conseguires encontrar mas também tens que pensar que é um grande investimento e se ainda vais comprar toda a fauna e flora o orçamento não estica. Depois quanto as espécies tens que pesquisar bem pois num aquário desse tamanho não podes por qualquer peixe, tens que ver bem tamanho que podem atingir e se os parâmetros da tua água são ideais para essas espécies. O meu melhor conselho é lê muito antes de começares para estares preparado e para não cometeres os mesmos erros que muitos de nós cometeram. E depois cada caso é um caso e tens que ver o que melhor se adapta a ti. Cumprimentos Obrigado pelos conselhos! Essa hipótese de "fazer" o aquário é boa. Aliás, já me tinham falado que há membros aqui que fazem aquários (se alguém ler que se acuse!! ). Eu achava é que era mais caro. Em relação à parte viva do aquário: ainda não sei bem, mas quero ter espécies resistentes e de baixa manutenção. Já agora, alguém me sabe dizer qual é proporção de substrato fértil que se deve colocar por área ou volume? E qual o preço típico desse substrato? Obrigado! Citar
Jorge M. Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 Se for vidro simples e não for um aquário muito grande fica mais barato mas tens que pensar que é apenas o vidro, logo tudo o resto tens que comprar pois não vem incluído mas assim podes ser tu a escolher e podes optar logo pelo melhor material para não teres que ir trocando depois. O mais importante é teres um bom filtro e iluminação consoante as tuas plantas, quanto ao termostato tens muito por onde escolher e são todos idênticos. Quanto as espécies basta pesquisares que tens muitas que são fáceis de cuidar, mas isso não quer dizer que seja baixa manutenção pois qualquer ser vivo precisa de cuidados básicos para se sentir bem. Mas dito isto basta veres que espécies gostas mais e são compatíveis com o que pretendes e os parâmetros da água, a partir daí é montares a teu gosto. Quanto a substratos tens que esperar por alguém que perceba mais que eu sobre esse assunto para te esclarecer. Cumprimentos Citar
zubeneschamali Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 Se for vidro simples e não for um aquário muito grande fica mais barato mas tens que pensar que é apenas o vidro, logo tudo o resto tens que comprar pois não vem incluído mas assim podes ser tu a escolher e podes optar logo pelo melhor material para não teres que ir trocando depois. O mais importante é teres um bom filtro e iluminação consoante as tuas plantas, quanto ao termostato tens muito por onde escolher e são todos idênticos. Quanto as espécies basta pesquisares que tens muitas que são fáceis de cuidar, mas isso não quer dizer que seja baixa manutenção pois qualquer ser vivo precisa de cuidados básicos para se sentir bem. Mas dito isto basta veres que espécies gostas mais e são compatíveis com o que pretendes e os parâmetros da água, a partir daí é montares a teu gosto. Quanto a substratos tens que esperar por alguém que perceba mais que eu sobre esse assunto para te esclarecer. Cumprimentos Obrigado uma vez mais... Não seria muito grande...no máximo 80 litros...além do vidro só leva o silicone, não é? Sim, depois o filtro e a iluminação vejo consoante a capacidade e o que lá for para dentro. Vamos lá ver se aparece aqui algum perito em substratos férteis... Citar
Jorge M. Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 Sim. Para aquários maiores é que é preciso travamentos e assim. Para um aquário de 80L ainda é simples, basta vidro da espessura correcta e um bom silicone. Até tu mesmo o podias fazer. Passas na secção DIY do fórum que há muitos exemplos que podes ver e tirar ideias. Quanto ao resto tens que ver o teu orçamento e escolher o melhor material que consigas, assim evitas gastar várias vezes. Nos classificados também tens muito material usado e em bom estado a bons preços, o que para iniciar ajuda muito no teu orçamento. De resto o que colocas no aquário já é mais uma escolha pessoal. Cumprimentos Citar
zubeneschamali Publicado: Maio 3, 2013 Autor Publicado: Maio 3, 2013 Sim. Para aquários maiores é que é preciso travamentos e assim. Para um aquário de 80L ainda é simples, basta vidro da espessura correcta e um bom silicone. Até tu mesmo o podias fazer. Passas na secção DIY do fórum que há muitos exemplos que podes ver e tirar ideias. Quanto ao resto tens que ver o teu orçamento e escolher o melhor material que consigas, assim evitas gastar várias vezes. Nos classificados também tens muito material usado e em bom estado a bons preços, o que para iniciar ajuda muito no teu orçamento. De resto o que colocas no aquário já é mais uma escolha pessoal. Cumprimentos LOL! Eu fazer vai ser mais difícil...tenho duas "mãos esquerdas" no que ao bricolage diz respeito...e dp se não fica bem feito, lá se vai o $$ e os "peixinhos"... Mas fica a sugestão! Sim a ideia de comprar o material usado é boa! Obrigado! Citar
David de Jesus Publicado: Maio 4, 2013 Publicado: Maio 4, 2013 Uma boa opção é fazeres o aquário à medida para o que queres. Sai bastante mais barato, e depois o material compras peça a peça em função do que queres, vais ficar muito mais bem servido do que com kits, que muitas vezes trazem material de má qualidade ou com pouco interesse. Compras material de qualidade e já não tens que te chatear mais com isso. Se não te quiseres aventurar na bricolage procura um vidreiro com experiência em aquários. Eu aqui em Setúbal conheço um, há também um fabricante de aquários a nível nacional aqui em Setúbal que faz aquários por medida, depois se quiseres diz que dou-te os contactos. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
zubeneschamali Publicado: Maio 4, 2013 Autor Publicado: Maio 4, 2013 Uma boa opção é fazeres o aquário à medida para o que queres. Sai bastante mais barato, e depois o material compras peça a peça em função do que queres, vais ficar muito mais bem servido do que com kits, que muitas vezes trazem material de má qualidade ou com pouco interesse. Compras material de qualidade e já não tens que te chatear mais com isso. Se não te quiseres aventurar na bricolage procura um vidreiro com experiência em aquários. Eu aqui em Setúbal conheço um, há também um fabricante de aquários a nível nacional aqui em Setúbal que faz aquários por medida, depois se quiseres diz que dou-te os contactos. É uma hipótese a considerar. Mas achas que compensa mesmo? Eu tenho visto aquários (só mesmo o aquário) com a litragem que pretendo (entre 60 a 80 litros) entre os 50 e 70 euros. Achas que consigo um preço abaixo? E que compense a deslocação de Lisboa a Setúbal para buscar o aquário? Obrigado! Citar
David de Jesus Publicado: Maio 4, 2013 Publicado: Maio 4, 2013 Assim de repente não te sei dizer porque não vejo preços há algum tempo, estava também a pensar na vantagem de poderes ter o aquário por medida. Mando-te um link por mensagem onde podes pedir um orçamento, é a melhor maneira de tirar as dúvidas. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
zubeneschamali Publicado: Maio 4, 2013 Autor Publicado: Maio 4, 2013 Assim de repente não te sei dizer porque não vejo preços há algum tempo, estava também a pensar na vantagem de poderes ter o aquário por medida. Mando-te um link por mensagem onde podes pedir um orçamento, é a melhor maneira de tirar as dúvidas. Obrigado David! Vou tratar disso depois, então. Ainda me falta decidir algumas coisas sobre o aquário e só dp vou pedir o orçamento. Citar
JoaoRRM Publicado: Maio 4, 2013 Publicado: Maio 4, 2013 Boas. Peço desculpa por estar a invadir o tópico mas tenho uma questão para o kryska: O móvel aguenta bem com o aquário? Também tenho um 60x30x30 e estava a pensar colocar num móvel assim mas tenho medo que seja muito peso. Cumprimentos Já venho tarde... Eu tenho um desses móveis no quarto, e tive lá um aquário com 200L. A única coisa que se tem de fazer é montar contrario e reforçar com L. Cumps. Citar
JoaoRRM Publicado: Maio 4, 2013 Publicado: Maio 4, 2013 O aquário ficava 5cm fora do móvel. Cumps. Citar
Recommended Posts