IsaGanhão Publicado Abril 6, 2005 Publicado Abril 6, 2005 Oi Tenho três gatos de pintinhas, os mais comuns, e desde o inicio que lhes dou pepino, além de comprimidos. Quando ponho o pepino suas excelências colam-se ao dito e só o largam quando já só resta a casca. Não será comida a mais??? Os pepinos que compro são pequenos e não corto fatias muito grandes mas um dia deste apreciei que o meu gato tinha uma pança bem cheia. Deve ser por isso que cada vez tá maior. Ponho pepino duas a tres vezes por semana pois acho que se o puzer todos os dias eles vão rebentar. E depois tenho de por comprimidos por causa das corydoras que só comem à noite, claro que toda a malta aproveita o dito pepino, os ditos bocados de comprimido, enfim, é uma salsada. Será comida a mais???? Dou-lhes de comer 3 vezes ao dia, flocos pela manhã, e bocados de comprimido, ração ao almoço e bocados de comprimido à noite, pois tenho cerca de 20 comedores e qual deles o mais comilão. Acham que os estou a encher em demasia??? Isabel
Luís Fortunato Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Olá. Ponho pepino duas a tres vezes por semana pois acho que se o puzer todos os dias eles vão rebentar. E depois tenho de por comprimidos por causa das corydoras que só comem à noite, claro que toda a malta aproveita o dito pepino, os ditos bocados de comprimido, enfim, é uma salsada. Será comida a mais???? Como em tudo, resta saber as quantidades que dás de cada vez. Eu tenho cerca de 30 peixes num aquário de 50 litros reais. Dou-lhes só comida duas vezes por dia, e há vezes que nem lhes dou comida (para evitar excessos de amónia e sujidade no aquário, principalmente biofilme à tona de água). Isso de todos comerem de tudo o que lhes chegue à boca é normalíssimo. O que costumo dizer às pessoas que vêem os aquários e querem dar comida para os ver a comer, é que não se pode dar comida desalmadamente aos peixes. Não só pelo facto, de depois estarmos a "estragar" a água ao aquário, como lhes digo que os peixes são burros. Ou seja, ao contrário de nós humanos, os peixes parecem não parar de se alimentar. Não sabem ver que estão cheios demais, e continuam a comer. Como é óbvio, isto é perigoso para os peixes, visto puder causar-lhes doenças ao nível digestivo Quem nunca viu os famosos peixinhos de água fria de vez em quando a nadar de costas. Se não estou em erro, como esses peixes têm um ciclo digestivo diferente dos outros peixes, estão mais propícios a ter problemas desses. Salvo erro, são problemas a nível intestinal que lhes atrofia a bexiga natatória, fazendo assim com que os peixes nadem de barriga para cima Isto tudo para dizer, como já li aqui no fórum, mais vale um peixe faminto do que um peixe gordo. Por isso, se sentes que o aquário anda a ficar muito poluído e que os filtros cada vez mais precisam de ser limpos, esntão talvez estejas a dar comida a mais. Ou então tentas reduzir o número de peixes nesse aquário. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
IsaGanhão Publicado: Abril 7, 2005 Autor Publicado: Abril 7, 2005 Oi Pois se tu tens 30 peixes em 50 litros reais eu tenho cerca de 18 em 130 litros, 120 litros reais neste caso, ainda posso por mais uns quantos não???? Não adiante, estou a brincar, de facto tenho de limpar os filtros frequentemente pois estão cheios de nhanha, sabes, caca, e os peixes crescem a olhos vistos.Eu sei que eles comem sempre se lhe dermos sempre comida, a questão é a quantidade para tanta água e tanto peixe comilão né???Num lado le-se dou 3 vezes por dia, noutro, dou 2, noutro só dou uma, e eu fico baralhada...pois.... Afinal qual é a medida certa???? Se calhar ninguem sabe, é como a questão da água para o aquário, uns poem garrafoes ao sol, outros ao escuro, outros um dia outros uma semana, outros assim outros assado, enfim, nem com um curso. Cada cabeça sua sentença. No entanto depois de somadas todas as opiniões resta-nos a nós resolver ou pelo menos tentar, pelo melhor. Obrigada Isa
Vlad Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Já o disse várias vezes, a aquariofilia não é uma ciência exacta. Também continuo a achar que um peixe com fome é um peixe saudável. Encontrares a medida certa para os teus peixes depende de ti e da leitura que fazes do comportamento deles. Não precisas de os alimentar com uma regularidade e pontualidade britanica. Tenho um amigo que alimenta abundantemente os peixes. Temos aquários montados sensivelmente na mesma altura, com a mesma dimensão e com uma população semelhante em termos de numero e até de algumas especies. Os peixes dele estão gordos, lentos, parados. Pelo menos um deles eu penso que está inclusivamente deformado pelo excesso de alimentação. É claro que outros estão maiores do que os meus, caso dos bala e continuam activos. No entanto eu tenho a certeza que os meus estão bem mais saudáveis. Dou-lhes de comer geralmente 2 vezes por dia. Normalmente dou-lhes comida congelada 2 vezes por semana. Mas se eu vir que estão de pança inchada, não comem no dia seguinte, ou comem só à noite ou algo do género. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
IsaGanhão Publicado: Abril 8, 2005 Autor Publicado: Abril 8, 2005 Olá Ok, obrigada pelas dicas, acho que vou estar mais atenta à comida, e às barriguinhas dos meus pequeninos. Isa
paulo duarte Publicado: Abril 8, 2005 Publicado: Abril 8, 2005 Num lado le-se dou 3 vezes por dia, noutro, dou 2, noutro só dou uma, e eu fico baralhada...pois.... Afinal qual é a medida certa???? E há quem dê apenas uma vez por semana (principalmente em salgados) Na natureza, os peixes não costumam encher o bandulho todos os dias, chegando a ficar muito tempo sem trincar nada. Nos nossos aquários temos tendência a encher-lhes a barriga mais vezes, seja por pensarmos que comem como nós, para acelarar o crescimento ou para induzir a reprodução. O que a experiência me diz é que o principal factor de crescimento dos peixes é a qualidade da água. Se esta estiver suja (o excesso de comida ajuda a que isso aconteça) os peixes engordam mas crescem muito pouco, tornando-se pouco saudáveis. Mas, como disse o Vlad, a aquariofilia não é uma ciência exacta. Não há nada como o nosso bom senso e a observação do que acontece nos nossos aquários Cumprimentos, Paulo Duarte
Smaug Publicado: Abril 18, 2005 Publicado: Abril 18, 2005 os meus comem apenas uma vez por dia... e tenho um peixe gordo! um raio de um danio leopardo que nada mais depressa que os outros todos juntos e acho que tb come mais depressa pq está gordo!! (já pensei em po-lo de dieta!) "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
João Nuno Cruz Publicado: Abril 18, 2005 Publicado: Abril 18, 2005 Boas, Ainda voltando ao pepino, já tentei várias vezes dar pepino aos meus, mas a porra das rodelas teimam em flutuar em vez de se afundarem Como fazem com os vossos? Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
IsaGanhão Publicado: Abril 18, 2005 Autor Publicado: Abril 18, 2005 Olá Há quem ponha uma epécie de espeto ou arpão no fundo do aqua e espetas lá o pepino, mas eu ponho uma daquelas ovelhas de barro, porta mensagens, que tem um alicatezinho na ponta, prendo o pepino e afundo a ovelha, podes crer que os meus gatos se atiram logo ao pepino por todos os flancos, é demais, Também já tenho pendurado no vidro com uma ventosa,penduro-lhe o pepino e já está. às vezes solta-se mas eles apanham-no em andamento e dão cabo dele. Até o levam para dentro das grutas e comem-no lá dentro, o pior é que só o largam quando já só está a casca do pepino fininha que nem papel e ficam com as barriguinhas redondas de cheias. Experimenta Cumps Isa
bigode Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 Boas ideias mais ninguem usa outros tipos de invenções?? costumo dar cenoura mas anda sempre de um lado para o outro do aqua o que é dificil ver se ja foi toda APC #173
zix Publicado: Abril 19, 2005 Publicado: Abril 19, 2005 o pepino custuma ir ao fundo ao segundo dia ,mas para não esperar comprei umas molas em metal proprias para dar comida aos gatos , atasse um fio e no fim é só puxar sem tar a por as mãos na agua. descobri na loja onde compro os peixes pois tava a cravar umas tiras de chumbo que vem com as plantas. não chega a 5 euros 4 molas ,com 2 prendo metade dum pepino zix ---------- vivendo aprender
IsaGanhão Publicado: Abril 20, 2005 Autor Publicado: Abril 20, 2005 Olá O teu pepino dura dois dias????Então poes muito de cada vez???? Eu ponho uma rodela ou duas ai de 1/2cm de espessura e dura um dia se tanto. Quanto às molas vou ver se encontro. Obrigada Isa
zix Publicado: Abril 24, 2005 Publicado: Abril 24, 2005 :D pego num pepino corto ao meio no comprimento ,leva duas molas cada metade e dois dias depois acabou zix ---------- vivendo aprender
João Magalhães Publicado: Abril 24, 2005 Publicado: Abril 24, 2005 Boas, Ainda voltando ao pepino, já tentei várias vezes dar pepino aos meus, mas a porra das rodelas teimam em flutuar em vez de se afundarem Como fazem com os vossos? Abraços, João Nuno Cruz Ó joão o teu pepino está estragado :D João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
IsaGanhão Publicado: Abril 24, 2005 Autor Publicado: Abril 24, 2005 ò Zix Isso é que é pepinada........ quantos gatos tens??? Isa
zix Publicado: Abril 26, 2005 Publicado: Abril 26, 2005 :oops:deixa lá ver.um nuguet,1 pleco comum,2 loricardia parva,2 lda-25,5 ottos,1lda-008,1 l-169,outro ancistro que não sei o nome e o botia palhaço que tambem gosta zix ---------- vivendo aprender
IsaGanhão Publicado: Abril 26, 2005 Autor Publicado: Abril 26, 2005 Oi Cool......dá-lhes pepino. Mas vou-vos dizer, hoje houve um engano e em vez de pepino comprá-mos courgetes, parecido ao pepino mas não tem nada a ver né???? POis os tipos tão´lá colados a sugá-lo incluindo o meu peixe faca.... Vamos ver se o comem até a casca ficar transparente. Xau Isa
Recommended Posts