joca1967 Publicado Abril 6, 2005 Publicado Abril 6, 2005 Boas Apesar de já ter lido e relido vários tópicos acerca de ciclideos continuo com imensas duvidas. Tenho um aqua com 100x50x50, filtro Eheim 2026, 2 termostatos ( 300w + 150w ) e areia da praia, estando a funcionar à cerca de uma semana. Duvidas: acham que a nivel de filtragem será suficiente? Que me peixes me aconselham sabendo que tenho um Pseudotropheus crabo que me ofereceram num pequeno aqua (40 lt )e que o quero mudar para este? E por que ordem os colocar na sua nova "casa"? Desculpem tanta pergunta mas é o meu baptismo nos ciclideos Cumpts
speeker Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Boas Ciclídeos há muitos! Na minha opinião, com esse aquário, e também por já teres um Crabro à espera de nova casa, a melhor solução seria apostares num aquário biotopo do Malawi, para peixes do grupo dos Mbunas. Este biotopo normalmente é composto por areia e muita pedra. A ordem para os colocares normalmente é a seguinte: 1º: As espécie mais pacíficas. ( exemplo: Labidochromis; Iodotropheus ) 2º: As espécies mais pequenas. (exemplo: Cynotilapia ) 3º: As restantes espécies. ( exemplo: Pseudotropheus ; Maylandia/Metriaclima ) Quanto à filtragem, deve ser suficiente, se bem que para os Mbunas quanto mais circulação de água melhor.
João Magalhães Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Boas joca, como speeker disse: peixes não faltam e a escolha és tu que a vais fazer não é mais ninguém... Agora tens que ter em conta parâmetros de manutenção e compatibilidade entre eles. Malawi: mbunas/haplos Tanga: muitas variedades e muitos tamanhos, depende do que queres fazer. Vitoria: tens os "mbunas" e tens o "haplos" como acontece no malawi, mas estas espécies mais dificeis de encontrar. Os fluviais...etc... Tens para todos os gostos. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Ricardo Pinto Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 2 termostatos ( 300w + 150w ) Acho que não necessitas de 2 termostatos, basta um que já estás bem servido. Quanto à escolha da população, visto que ja tens um crabo, aconselhava-te a fazer um aqua com mbunas do Malawi. Os exemplos que o speeker deu parecem-me muito bons, agora só tens que investigar melhor as espécies. Boa sorte e vai dando novidades Abraço,
Carlos Martins Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Só 1 termostato realmente chega mas se te acontecer o mesmo que a mim no Natal de a 2 anos que o gajo avariou quando estava em França de ferias vais achar que se puderes ter 2 é o ideal outra coisa AREIA DA PRAIA a areia da praia tem muitas particulas de conchas e etc... o que te vai endurecer a agua e aumentar o ph (verifica os parametros do aqua antes de tomar qualquer decisão) mas sendo este o caso talves ciclideos dos grandes lagos africanos " já agora lavaste bem a areia e fervestea é que alem de sal tens um sem numero de bacterias e microbios " CUMPS Carlos
João Magalhães Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Só 1 termostato realmente chega mas se te acontecer o mesmo que a mim no Natal de a 2 anos que o gajo avariou quando estava em França de ferias vais achar que se puderes ter 2 é o ideal Bem...visto por esse prisma, eu colocaria um terceiro outra coisa AREIA DA PRAIA a areia da praia tem muitas particulas de conchas e etc... o que te vai endurecer a agua e aumentar o ph (verifica os parametros do aqua antes de tomar qualquer decisão) mas sendo este o caso talves ciclideos dos grandes lagos africanos " já agora lavaste bem a areia e fervestea é que alem de sal tens um sem numero de bacterias e microbios " CUMPS Carlos A areia da praia não sobe o ph (antes subisse), e as particulas de conchas que trás apenas poderão evitar que ele desça. Eu uso areia da praia em todos os aquários e apenas a lavo com o chuveiro para tirar o pó ou algum lixo que traga. Todas essas disinfecções são desnecessárias e servem apenas para dar trabalho, existem outros cuidados que devemos ter com o aquário e que nos acupam algum tempo e não é preciso arranjar motivos para "matar" esse tempo que temos disponível. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Carlos Martins Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 eu prefiro usar areão do rio que é mais escuro e tambem depois de lavada ponhoa num balde e despejo-le agua a ferver "sabes o que diz o ditado " mais vale prevenir que............ e é mais meia horita que de perde
RCorreia Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Bem...visto por esse prisma, eu colocaria um terceiro joalmag....tu não perdes uma :D Carlos.... Quanto á areia da praia, tambem não a fervo, não há necessidade disso, ao contrario da areia do rio. Tudo o que for bacterias e outros organismos ao serem lavados com á gua doce, devido á diferença de pressão osmótica da água salgada e da água doce, não vão sobreviver. Devido a esta diferença, é que utiliza-mos tantas vezes, os chamados banhos de água salgada ou de água doce, nos nossos peixes para os curar de algumas maleitas cumps, Rui Correia Rui Correia
Carlos Martins Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Bem...visto por esse prisma, eu colocaria um terceiro joalmag....tu não perdes uma :D Carlos.... Quanto á areia da praia, tambem não a fervo, não há necessidade disso, ao contrario da areia do rio. Tudo o que for bacterias e outros organismos ao serem lavados com á gua doce, devido á diferença de pressão osmótica da água salgada e da água doce, não vão sobreviver. Devido a esta diferença, é que utiliza-mos tantas vezes, os chamados banhos de água salgada ou de água doce, nos nossos peixes para os curar de algumas maleitas cumps, Rui Correia
Carlos Martins Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Rui obrigado pela exlicação estamos sempre a aprender e isso penso que é uma das funções do forum ( como ja viste não sei citar )
RCorreia Publicado: Abril 7, 2005 Publicado: Abril 7, 2005 Viva Carlos, para citares carregas no butão Quote, vair aparecer assim no ecrã: ..citação..,........ e depois continuas a escrever. Aprender e tentar ajudar, é razão pela qual tambem frequento os forums. So mais uma coizita, em relação ao que disse anteriormente, sobre a diferença de pressão osmotica. Existem organismos muito resistentes que podem sobreviver a esta mudança de água, são normalmente protozoários, mas nunca chegarão a ser um problema, se tal como o joalmag disse, mantivermos uma rotina de limpeza do nosso aquário: TPA´s, limpeza dos filtros mecânicos, etc. cumps, Rui Correia Rui Correia
joca1967 Publicado: Abril 8, 2005 Autor Publicado: Abril 8, 2005 Tá decidido : Malawi Mais uma duvida, este fim de semana faz duas semanas que o aqua ta em funcionamento, os valores da água tao dentro do "normal" para este tipo de peixes pelo que tenho lido aqui no forum, será que já posso começar a povoar o aqua? E já agora, alguem tem mbunas do malawi para venda? Obrigado pela vossa ajuda Cumps.
Nuno Antunes Publicado: Abril 8, 2005 Publicado: Abril 8, 2005 Atenção ao pseudotropheus crabo! Ele não é propriamente um peixe muito sociável e vai ficar grandito (+- 15cm). Deves evitar os muito pacificos com o crabo, senão os desgraçados vão andar constantemente a levar e deves apostar em rocha no teu aquário. Sendo mais agressivos entre eles os peixes vão precisar de mais sitios onde se esconderem. Se já tens o crabo, ou o trocas por outro malawi, ou então arranjas-lhe companhia da mesma espécie. Se for um macho deverias arranjar 2 fêmeas crabo pelo menos, se for uma fêmea deverias arranjar mais outra e um macho. Toma atenção aos tamanhos de cada peixe e não metas peixes à balda! Se o fizeres vais-te arrepender depois. Em relação ao teu aquário, já fizeste o ciclo? Parece-me que ao fim de 2 semanas és capaz de não ter ainda a colónia de bactérias totalmente formada. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
joca1967 Publicado: Abril 8, 2005 Autor Publicado: Abril 8, 2005 Pois é, parece que vou ter que me "livrar" do Crabo Como já disse tenho o aqua a funcionar apenas com agua e areia, e tenho posto alguns bocados de comida como ja vi aconselharem em varios sitios. Mas será isto suficiente? O que posso fazer para acelerar o processo e como vou ter a certeza de q esta completo?
RCorreia Publicado: Abril 9, 2005 Publicado: Abril 9, 2005 Mas será isto suficiente? O que posso fazer para acelerar o processo e como vou ter a certeza de que (palavra corrigida) esta completo? Viva joca1967..... Podes acelarar o processo, pondo comida, utlizando um peixe cobaia, ou introduzindo bacterias benéficas, este ultimo é o mais eficaz, e podes encontra-las á venda em practicamente qualquer loja, a mais comum é o Cycle da marca Nutrafin. Para teres a certeza de que o ciclo esta completo, tens de usar um teste medidor de amónia e um de Nitritos. Estes dois compostos irão agora acumular-se na água do aquário, mas serão decompostos por bactérias aérobias, em nitratos, composto este muito mais inofensivo. cumps, Rui Correia Rui Correia
Recommended Posts