Discu doente-Help


coimbra

Recommended Posts

Começando...

 

Tenho um discu doente infelizmente.

No fim da semana passada resolvi desparasitar os meus discus- desparasitação mensal.

Entre a 1ª introdução e a 2ª de flagyl reparei que um dos meus discus apresentava um comportamento atípico, ligeiramente de lado, meio apático e sem interesse pela comida...pensei que tivesse sido alguma reaçcão ao medicamento ou pelo facto de nesse dia ter tido um período de luz superior ao normal e que tudo seria sono....e que tudo passaria por umas noites bem dormidas e com Tpa`s...

 

A situação manteve-se até hoje...

Hoje o discu encontra-se muito ofegante vindo com frequência ao cimo "respirar", e com a respeiração muitoooo ofegante, com ligeira perda de coloração -mais branco , menos brilhante. Apresenta hoje o abdómen ligeiramente dilatado (parece um bocado inchado apesar de não comer )...

Esta alteração do estado virificou-se após ter reiniciado otem outra vez o tratamento com flagyl que tinha ficado a meio e tpa ontem de 30%....

 

Parametros da água normais e temperatura em 31º

Aumentei a oxigenação da água

 

O que se passa? O que faço? Uma ajuda era muito bem vinda...

(os outros discus estão normais)

 

Já me estava a esquecer

Outro acto anormal é que o discu apresenta os lábios inchados ...não sei se isto ajuda no diagnóstico e possivel cura....

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Coimbra, não responder à pergunta que aqui deixas, mas antes, acrescentar ainda outra a este tópico!

 

De facto, quantas vezes vejo amigos aqui do fórum a fazerem 'desparasitações mensais' e afins com soluções medicamentosas e, por isso, químicas, que são adversas a toda a natureza que tentamos recriar no nosso aquário....

 

Daí me questionar, porquê conseguir manter discus em casa há mais de um ano, sem qualquer stress com desparasitações ou aplicação de medicamentos (ok, ok, só vitaminas no congelado caseiro...).

 

Pergunta: é mesmo tão indispensável arriscar a meter remédios na água pra 'prevenir' ter discus saudáveis, e depois acabar como este amigo que descobre que o seu animal desenvolve uma reacção alérgica ou lá o que é??? podendo mesmo (e esperando, sinceramente, que não) vir a perder o seu peixe...

"água fresquinha é asneira!"... (in Gato Fed.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já separaste o discu para outro aquário? Isso deve ser a primeira medida a ser tomada.

 

Separa-o e coloca apenas água limpa no aquário (que tenha, obviamente o mesmo pH e temperatura).

Dá a entender que deve ser uma infecção bacteriana (nada de lado, perda de cor ou "opaquez" da pele). Como estão as barbatanas? estão a querer desfazer?

 

Depois de o separares aplica Bactopur Direct. Faz TPA's todos os dias e renova o tratamento.

 

O tratamento foi feito na comida ou na água?

Eu não faço desparatizações aos meus à muuuuiiito tempo... já não vejo necessidade disso. Não sou contra nem a favor de quem faz desparatizações. Acho apenas que, se o peixe "está bem" não o devemos fazer. :lol:

 

Ps: esqueci-me de dizer que concordo com tópico do colega Quimpecável.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais