Recommended Posts

Publicado:

boas.

por norma os camaroes nao têm areia de que gostam mais. acho que para eles é igual ao litro ...

ha outra situaçao a ter em atençao.

os crystal red preferem aguas acidas. a rondar os 6 ou 6,5 de ph.

a maioria das areias, areao, gravilha, atc ... torna a agua alcalina. por vezes ate 7,5 ou mais. o que pode causar a morte dos crystal.

deves procurar um substrato que mantenha um ph acido.

e este sera o areao/substrato que eles vao preferir.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

boas.

por norma os camaroes nao têm areia de que gostam mais. acho que para eles é igual ao litro ...

ha outra situaçao a ter em atençao.

os crystal red preferem aguas acidas. a rondar os 6 ou 6,5 de ph.

a maioria das areias, areao, gravilha, atc ... torna a agua alcalina. por vezes ate 7,5 ou mais. o que pode causar a morte dos crystal.

deves procurar um substrato que mantenha um ph acido.

e este sera o areao/substrato que eles vao preferir.

Viva,

labutes a areia de sílica é inerte não sobe nem desce o PH, mas com essa areia para manter plantas é mais difícil e acho que os camarões gostam de umas plantas por isso é melhor procurares um substrato que mantenha os parâmetros da agua estáveis e de preferência algo fertil para as plantas, tens muito por onde escolher desde os mais baratos aos mais caros aos especializados para camarões.

Cumprimentos,

Daniel Pedro

Publicado:

Boa tarde,

Pra os meus camarões so utilizo Amazonia ADA e ñ tenho razões de queixa, agora depende de quanto queiras gastar..

Cumpts

Publicado:

Viva,

Eu posso dizer que mantenho uns CRS com akadama (double-red line) e ainda lá estão. O pH do aqua ronda os 6. Com 25€ consegues comprar um saco de 15 litros e chega e sobra para mais umas montagens ;)

Abraço

Publicado: (editado)

Viva,

labutes a areia de sílica é inerte não sobe nem desce o PH, mas com essa areia para manter plantas é mais difícil e acho que os camarões gostam de umas plantas por isso é melhor procurares um substrato que mantenha os parâmetros da agua estáveis e de preferência algo fertil para as plantas, tens muito por onde escolher desde os mais baratos aos mais caros aos especializados para camarões.

Cumprimentos,

a pergunta é sobre camaroes. nimguem falou em plantas. lollll.

e mesmo com areia de silica consegues ter plantas, anubias, fectos de java e criptos ... facilmente. desde que tenham boa iluminaçao. e sem adubos.

pelia, mini-pelia e todos os musgos.

eu uso varios, e tenho plantas em todos. areao preto, areao de rio, areia de coral, ada amazonia, akadama, etc, etc. tudo depende do camarao.

para crystal akadama ou ada.

a questao do camaroes preferirem areao escuro, acho que tem mais a ver com a estetica e com a nossa visao do aqua e dos camaroes, do que propriamente com o gosto estetico das gambas. lol. mas cada um sabe de si ...

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Só falei nas plantas porque acho que os camarões gostam de plantas :) já tive areia de sílica num aquario sem mais nenhum substrato e as plantas não se davam, neste momento também tenho ADA nos dois aquários que tenho e acho que os camarões gostam :)

Daniel Pedro

Publicado:

a questao do camaroes preferirem areao escuro, acho que tem mais a ver com a estetica e com a nossa visao do aqua e dos camaroes, do que propriamente com o gosto estetico das gambas. lol. mas cada um sabe de si ...

Em relação a cor do substracto também partilho a opinião que eles preferem as cores escuras, tenho um pdf de uma tese de mestrado cujo o título é "ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CAMARÃO NEOCARIDINA HETEROPODA VAR. RED EM RELAÇÃO A DIFERENTES SUBSTRATOS" Cujo autor é JOÃO GONÇALO NUNES CABRITA neste estudo o autor mostra que os camarões desta espécie preferem substratos escuros, penso que se possa generalizar para as restantes espécies.

Cumprimentos,

Valter Oliveira

Publicado:

ok, se existe esse estudo ... nao conheço, portanto nao o vou discutir.

pessoalmente dou mais importancia aos efeitos que determinados substratos têm na agua.

areao de rio sobe o ph, akadama e ADA mantem o ph baixo.

a minha resposta a questao do topico continua a ser, um substrato que mantenha o ph acido.

Publicado:

Boas,

Neste caso, ou tens a água com parametros ideais para estes camarões, pH um pouco p o mais ácido e durezas baixas, e aí podes ou não utilizar areão/substracto mas se a tua água não for ideal podes empre utilizar como foi explicado antes, um areão que te faça o ajuste e efeito tampão nesses parametros.

Esses areões ou substractos mais comuns são o akadama, ada amazonia, ada malaya ou um shrimp soil de variadíssimas marcas.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Bom, tendo em conta sendo CRS, se não tens já o aquário preparado para os mesmos receio que não durem muito tempo.

Mesmo que uses Ada tens que dar algum tempo para que o aquário fique com o ciclo feito, já vi muita gente fazer tudo no mesmo dia o que é óbvio resulta na morte dos mesmos.

Se mantiveres os mesmos num aquário com um ph superior a 6,8 com peixes e outros invertebrados em pouco tempo vais ter perdas.

Publicado:

Bom, tendo em conta sendo CRS, se não tens já o aquário preparado para os mesmos receio que não durem muito tempo.

Mesmo que uses Ada tens que dar algum tempo para que o aquário fique com o ciclo feito, já vi muita gente fazer tudo no mesmo dia o que é óbvio resulta na morte dos mesmos.

Se mantiveres os mesmos num aquário com um ph superior a 6,8 com peixes e outros invertebrados em pouco tempo vais ter perdas.

Obrigado pela preocupação.

Eu estou a espera de um aquário novo amanhã mas eu tenho agua e filtro ciclado.

Cumprimentos

Publicado:

Boas

Mesmo que já tenhas agua e filtro tudo em condições a um pormenor praticamente todos os substratos argilosos no inicio libertam amónia e outros nutrientes que criam desequilíbrios, alguns podem ser fatais ou inclusive matarem as bactérias do filtro, tornando tudo mais difícil, mas isso vai depender do filtro e do aquário.

Publicado:

Boas

Mesmo que já tenhas agua e filtro tudo em condições a um pormenor praticamente todos os substratos argilosos no inicio libertam amónia e outros nutrientes que criam desequilíbrios, alguns podem ser fatais ou inclusive matarem as bactérias do filtro, tornando tudo mais difícil, mas isso vai depender do filtro e do aquário.

Então não recomenda a new ada amazonia certo?

Cumps

Publicado:

Eu não disse isso o substrato e muito bom, o problema e que tens que dar algum tempo para o mesmo cria vida própria bactérias e outros organismos que fazem parte do ciclo do mesmo, pois só os substratos argilosos podem garantir parâmetros ideias a criação de CRS.

No inicio estes substratos libertam amónia uns mais que outros.

Publicado:

Eu não disse isso o substrato e muito bom, o problema e que tens que dar algum tempo para o mesmo cria vida própria bactérias e outros organismos que fazem parte do ciclo do mesmo, pois só os substratos argilosos podem garantir parâmetros ideias a criação de CRS.

No inicio estes substratos libertam amónia uns mais que outros.

E o JBL manado é também bom?

Cumps

Publicado:

E de evitar substratos que sejam adicionados fertilizantes, esse pelo que sei não e nada recomendado.

Publicado: (editado)

E de evitar substratos que sejam adicionados fertilizantes, esse pelo que sei não e nada recomendado.

Então o new ada amazonia é o mais indicado para camarões?

O melhor e fazer o ciclo de azoto de novo com o ada?

Obrigado.

Cumprimentos

Editado por jsg1992
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Boas,

aproveito o tópico (peço desculpa jsg1992) onde é que compram akadama ou ada barata.

Tentei comprar no pet4you e depois de uma semana a espera acabou de receber o mensagem de que o produto encontrasse indisponível e o fornecedor tem descontinuado a venda.

obrigado pela ajuda,

Pol

Publicado:

Boas,

aproveito o tópico (peço desculpa jsg1992) onde é que compram akadama ou ada barata.

Tentei comprar no pet4you e depois de uma semana a espera acabou de receber o mensagem de que o produto encontrasse indisponível e o fornecedor tem descontinuado a venda.

obrigado pela ajuda,

Pol

Eu vou comprar da fluval que custa 20 euros no zooplus.es

Eu acho barato.

Publicado:

Boas jsg1992,

obrigado pela resposta, estas a falar do Fluval stratum??

pergunto porque este é o substrato que eu uso até agora com resultados muito bons mas é caro (uso com peixes e com camaroes e consegui a postura dos meus apistos nesse substrato que facilita a baixada do pH),

mais uma vez obrigado

cmps,

Pol