kallong Publicado Abril 22, 2013 Publicado Abril 22, 2013 Boas. Após a minha primeira semana com peixes já tive a primeira morte (1 fêmea) e o macho está a caminho do caixão também (pelo que parece). Passo a explicar. Comprei 4 guppys, 3 fêmeas (2 bem grávidas) e 1 macho. Ao fim de uma semana uma das fêmeas começou a andar sozinha, até deixar de comer e passado pouco tempo apareceu morta.. Agora o meu macho que era o mais activo, aterra no fundo do aquário quase sem se mexer e só vai lá cima praticamente para comer. Noto algumas pintas brancas, guelras vermelhas, na que morreu parecia que tinha perdido algumas escamas e um pouco de uma barbatana. Os níveis da água estão bem, medi PH, GH, KH, nitritos e amónia. Segue algumas imagens do macho Thanks, Tiago Bastos.
kallong Publicado: Abril 22, 2013 Autor Publicado: Abril 22, 2013 uma das fêmeas grávidas Thanks, Tiago Bastos.
jacjac Publicado: Abril 22, 2013 Publicado: Abril 22, 2013 Os guppys estão inchados e com escamas levantadas? Isso é uma doença que não me lembro do nome, mas não deve ser muito dificil encontrar na net. As pintas brancas (ictio, talvez?) e guelras vermelhas também são sintomas. Quando comprares peixes compra numa loja de qualidade. Muitas vezes vêm doentes das lojas, tão uns dias no aquário e morrem. Sem grandes hipoteses de cura. Pesquisa os sintomas na net e vê se tem cura. Afonso Cunha
kallong Publicado: Abril 22, 2013 Autor Publicado: Abril 22, 2013 não estão inchados, aliás o macho é magrinho. as outras duas femeas parece que andam bem apenas têm a parte do pescoço vermelha e algumas pintas brancas no corpo Thanks, Tiago Bastos.
jacjac Publicado: Abril 22, 2013 Publicado: Abril 22, 2013 Pintas brancas no corpo é ictio o mais provável. Vê imagens na net e confirma. O tratamento é ou temperatura ou medicamentos. Ou os dois. Eu normalmento trato com temperatura 28º (sobe gradualmente) e sera costapur. Passado uns dias ficam bons. Afonso Cunha
navete Publicado: Abril 22, 2013 Publicado: Abril 22, 2013 Boas noites. Quando falas na tua primeira semana com peixes... o que queres dizer? Compraste o aqua e espetaste tudo lá para dentro? Bruno Simões
kallong Publicado: Abril 22, 2013 Autor Publicado: Abril 22, 2013 não... já tinha o aquário a fazer o ciclo e a controlá-lo cerca de 1 mes Thanks, Tiago Bastos.
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 hoje quando acordei de manhã já estava morto. aumentei a temperatura de 24º para 27º para eliminiar um pouco as tais "pintas" brancas. agora só me restam 2 femeas grávidas, pode ser impressão minha mas hoje de manhã estavam a começar a ficar meias paradas no topo do aquário... Será que vão morrer TODOS???? Thanks, Tiago Bastos.
alvarenga Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 Mete os dados do aquário tamanho, filtro e os valores que deram os testes. Para as tais "pintas brancas" deves meter o aquário a 30º. Para começar faz uma tpa de 50% ao aquário e depois indica o que te pedi Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 (editado) Material Aquário aquatlantis 60 cm * 30 cm * 40 cm - 60 L Filtro Biobox 2 Termostato - 24º Iluminação - 12 horas/dia Hardscape Substrato fértil Substrato não fértil Raiz Parâmetros Amónia (NH4) - Nitratos (NO3) - Nitritos (NO2) - 0,0 mg/L pH - 7,5 Kh - 10 Gh - 5 Plantas Egeria Densa "nana" Peixes Fertilização TPA - 20 Litros uma vez por semana foto ainda sem peixes Editado Abril 23, 2013 por kallong Thanks, Tiago Bastos.
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 as duas femeas que me restão parecem saudáveis, quer dizer... agora passam muito tempo no topo do aquário como quando estão a comer ou a "respirar". se a malta poder ajudar agradecia, estou um pouco desesperado Thanks, Tiago Bastos.
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 uma foto com o macho e as duas femeas (sendo que o macho morreu hoje) Thanks, Tiago Bastos.
alvarenga Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 Podes estar com falta de oxigenação no aquário, apesar de teres poucos peixes para o mesmo suceder mas tenta meter o filtro de maneira a fazer movimentação de água. Regula bem a quantidade de comida que estas a dar, o aquário não tinha peixes um excesso de alimento a decompor-se pode criar um pico de amónia. Se o único sintoma dos peixes for pontos brancos, mete o aquário a 30º graus e coloca um bocado de sal. Tenta usar sal para aquários marinhos eu metia umas 3 colheres de sopa dissolve e mete com a água da tpa. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 achas que devo meter o filtro numa das laterais? ainda ontem lavei as duas esponjas grossas e finas (parte mecânica) e tirei o carvão activo que ainda tinha na biobox, também fiz uma tpa no sábado de cerca de 15%.... para a oxigenação que sugeres? devo comprar um aspirador de fundo? queria ver se ainda conseguia que alguma femea tivesse alevins antes de morrerem :\ sobre o que eu disse anteriormente --> as duas femeas que me restão parecem saudáveis, quer dizer... agora passam muito tempo no topo do aquário como quando estão a comer ou a "respirar". Que acham? Thanks, Tiago Bastos.
alvarenga Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 achas que devo meter o filtro numa das laterais? - vai melhorar a circulação de água se fizeres. ainda ontem lavei as duas esponjas grossas e finas (parte mecânica) e tirei o carvão activo que ainda tinha na biobox, também fiz uma tpa no sábado de cerca de 15%.... - não deves lavar nada do filtro em água corrente, mas sim em água do aquário senão vais matar todas as bactérias que estiverem no filtro, o carvão activo podes retirar a vontade. Volta a fazer outra tpa. para a oxigenação que sugeres? - movimentação de água a superficie com flauta, tenta ver no que tiveres da biobox se não tens algum tipo de tubo que faça mais movimentação na água devo comprar um aspirador de fundo? - é muito útil e importante queria ver se ainda conseguia que alguma femea tivesse alevins antes de morrerem :\ - boa sorte , mas começa por uma boa tpa. sobre o que eu disse anteriormente --> as duas femeas que me restão parecem saudáveis, quer dizer... agora passam muito tempo no topo do aquário como quando estão a comer ou a "respirar". Que acham? Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 (editado) se reparares aqui neste forum no inicio da minha actividade uma colega daqui disse-me que podia lavar a parte mecanica do filtro com água corrente http://aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214369 Editado Abril 23, 2013 por kallong Thanks, Tiago Bastos.
alvarenga Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 se reparares aqui neste forum no inicio da minha actividade uma colega daqui disse-me que podia lavar a parte mecanica do filtro com água corrente http://aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214369 Em teoria sim, mas isso é uma biobox, tem muito pouco espaço para bacterias e parte biológica, a lã de vidro até podes lavar, agora a esponja acaba por ser o local onde também se encontra bactérias num filtro desses. Tive durante anos filtros internos e deixei de ter problemas quando passei a lavar tudo com água do aquário. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 (editado) só me falta dizeres que estraguei o ciclo :\ achas que devo fazer uma dieta aos peixes? estão à uma semana a comer flocos sera, comem uma vez por dia com a regra dos 3 minutos. Editado Abril 23, 2013 por kallong Thanks, Tiago Bastos.
alvarenga Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 Não faças dieta, apenas comentei porque as pessoas ao inicio têm dificuldades no que é comida suficiente para os peixes e comentem excessos. Se tens esse cuidado continua . Não estragues o ciclo mas reduzis-te o numero de bacterias isso de certeza. Dependendo da biobox, deves ter uma caixa branca lã de vidro, tinhas uma preta com carvão activado (troca por algum tipo de cerâmica), uma com esponja azul e uma com umas bolas castanhas. As bolas castanhas será o teu local de bactérias mas aquilo não tem quase nada para um aquário e onde acaba por haver mais algum volume de bactérias é na parte azul, foi essa que matas-te. No teu caso o problema parece mais vir dos peixes que compras-te. Pois tens poucos peixes no aquário para isso ser preocupante só se andasses alimentar em excesso Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 achas que devo aguardar agora com as duas femeas ou comprar mais algum macho e talvez mais uma femea? Thanks, Tiago Bastos.
alvarenga Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 Espera uns dias para ver se esta tudo mesmo bem, com as 2 sobreviventes. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
kryska Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 Não compres mais peixes por agora. Pelas fotos os teus guppys parecem ter o mesmo que os meus. Reparei que a cauda do macho está um pouco baça e com as pontas brancas meio desfeitas. Se é a mesma doença já há varios meses que tento de tudo para os curar sem resultado... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214134
kallong Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 se fosse vários meses já não era mau ;p durou uma semana. reparei que agora que fiquei com as duas fêmeas grávidas que uma anda sempre a atacar a outra. grrr k stress Thanks, Tiago Bastos.
jacjac Publicado: Abril 23, 2013 Publicado: Abril 23, 2013 Eu quando falei que punha a temperatura a 28º foi em conjunto com medicamento. A 28º acho que só aumenta a taxa de reproduçao do fungo. A 29º deixa de se agarrar aos peixes e a 30º de reproduzir, aos 31º/32º morre, dependendo da estirpe. Não tenho bem a certeza destes valores. Mas claramente 27/28º não mata ictío. Convem arejar o aquário. Afonso Cunha
kryska Publicado: Abril 24, 2013 Publicado: Abril 24, 2013 se fosse vários meses já não era mau ;p durou uma semana. reparei que agora que fiquei com as duas fêmeas grávidas que uma anda sempre a atacar a outra. grrr k stress Os meus também duram em média uma semana. O que eu queria dizer é que a doença continua no meu aquário e ainda não consegui controlar. Tinha vários guppys entre eles fêmeas grávidas que entretanto tiveram os filhotes. Dos guppys iniciais só tenho duas fêmeas e uma delas também está doente há cerca de 4 dias. Dos restantes guppys jovens que se foram aguentando, quase todas as semanas aparecem 2 ou 3 com estes sintomas e passado uns dias morrem. Já experimentei vários medicamentos sem sucesso. Ás vezes parece que está tudo bem e assim ficam uns dias mas de repente lá começa tudo de novo... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=214134
Recommended Posts