IsaGanhão Publicado Abril 6, 2005 Publicado Abril 6, 2005 OI pessoal Mais umas questõezinhas sobre Mollies e aquários. Dividi o meu aquário com um vidro para isolar as mães que vão ter as suas crias. Ontem a minha mollie reproduziu-se e vi um monte de peixinhos, tirei de lá quando supuz que tivesse acabdo a postura, pois tbem não estou interessada em toneladas de peixes, depois não tenho onde os por. A minha questão parece-me que durantre a noite alguns peixes desapareceram e apareceram-me dois pequeninos do outro lado do aqua, não sei se foram resistentes, se filhos de outra mollie grávida ou se se escaparam da maternidade improvisada??? Se for esta ultima questão, como isolar o vidro para eles não passarem de um lado para o outro???? Já sei que me vão dizer para por outro aquário a servir de maternidade mas neste momento não é viável.... Alguém me dá uma ajudinha????e palpites???? Jà agora o meu Peixe faca está cada dia mais bonito a atrevido, um dia destes vem-me comer à mão, eu depois conto Isa
Ticiano Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 o melhor é colocar uma maternidade própria dentro do aquário, de plático ou de rede. eu faço isso e não tenho probelemas; só é complicado se forem muitos, + de 50, aí quando começarem a crescer precisam de mais espaço. boa sorte O meu aqua: http://www.megagaleria.com/search.asp?CatL...rchText=Ticiano
Cyprinodon Publicado: Abril 12, 2005 Publicado: Abril 12, 2005 Olá Isa Ganhão, O meu conselho vai no sentido de ser conseguida uma separação eficaz entre a parte do aquário onde estão as crias e a parte onde estão os restantes peixes. Isolar bem os dois lados significa que não deixamos nenhum espaço por onde os peixinhos possam escapar. Isso só é possível com muita paciência e com grandes estragos na decoração ou na plantação do aquário. Uma vez isolados os dois lados um do outro convém assegurar uma boa circulação da água e isso funciona melhor de facto com uma rede ou grade. Cuidado porque eu já tive experiências incríveis de peixes passarem ( não se sabe bem como ) “ pelo buraco de uma agulha “ e aparecerem onde não queremos. Em condições ideais as Molinésias não comem os filhos. Já me repeti inúmeras vezes sobre esse assunto e já foi também suficientemente repetitivo em relação ao uso das malfadadas “ maternidades “ pelo que quem tiver paciência pode pesquisar nas minhas mensagens aproveitando este tópico. Reconheço que para muitos de nós não há condições em casa mas que reproduzir ovovivíparos é uma tentação... contudo, como tudo na vida, há um preço a pagar. Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
IsaGanhão Publicado: Abril 13, 2005 Autor Publicado: Abril 13, 2005 Ola Obrigada pelo esclarecimento, fica no entanto sempre a duvida de como isolar bem o vidro, uma vez que o aqua já está instalado e decerto agora será dificil colocar algum material isolante, isto para além de ser prejudicial ao meio ambiente. Quero no entanto dizer que de facto eles se escaparam para o outro lado, porque de cerca de 18 fiquei com apenas e tão só 4, que espero vinguém, pois já estão crescidinhos. Isa Ganhão
Cyprinodon Publicado: Abril 14, 2005 Publicado: Abril 14, 2005 Olá Isa Ganhão, Quando sugeri isolar bem os dois lados do aquário, referia-me a colocar o vidro de forma a que não sobrem espaços entre o mesmo e as paredes do aquário por onde possam escapar os peixinhos. Atenção que há peixes adultos de certas espécies que podem saltar por cima. Algumas espécies de peixes também podem passar por baixo... ou escavando buracos ( como os meus Ciclídeos faziam quando usava o mesmo sistema ), ou enterrando-se na areia e saindo do outro lado ( como certos Cobitídeos e enguias ). Boa sorte ! Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
IsaGanhão Publicado: Abril 14, 2005 Autor Publicado: Abril 14, 2005 Olá POis eu creio que o vidro está bem junto ao outro, no entanto eu vi um mollie lá entalado tentando entrar ou sair, não sei... neste momento já não conseguem passar porque já estão maiores, mas naquele 1º.dia, foi um caos.Quanto a peixes que escavem não me parece que os meus o façam, pois só tenho mollies, plecostomos, um apteronotus albitrons (peixe faca), umas viuvas, zebras e gupys, ah e ainda um casal de caudas de espada. Só se os espadas saltarem, mas se não o fizeram não creio que o façam, no entanto não me parece que tenham espaço para saltar porque o separador vai até acima. Já agora aproveito para por mais uma questão, tenho uma outra mollie que está gravida, só que ele foge-me e não a consigo apanhar para a meter no outro lado do aquário. Como fazem para os apanhar e por no outro lado???? Esconde-se atras das plantas, sobe e desce e eu não a consigo apanhar, já vi que vai ter os peixinhos no comunitário e mais uma vez nada de mollies. ..Alguma opinião??? Obrigada. Isa
nunomiguel Publicado: Abril 15, 2005 Publicado: Abril 15, 2005 Olá, Queria só acrescentar que, dividindo o aquário com um vidro, vais cortar a circulação da água do outro lado. Sendo assim a qualidade da água vai baixar consideravelmente. Podes vir a ter problemas com bactérias entre outros e prejudicar o comunitário todo. Achava melhor arranjares outro aquário e meteres lá, tanto as mães como os próprios alevins. Os alevins desenvolvem-se bem em aquários separados. A taxa demortalidade também é mais baixa do que criares peixes na maternidade. Cumprimentos, Nuno
IsaGanhão Publicado: Abril 17, 2005 Autor Publicado: Abril 17, 2005 Olá POis se leres mais acima vez que tenho um filtro e uma resistência do outro lado do aquário. Qaunto ao resto terás razão, o meu unico problema, que deve ser de somenos importância para os mais experientes, é......como apanhar as mollies e companhia para as colocar no aquário de criação???Tenho uma que é danada e escapa-se com uma pinta que me deixa louca. Qual é o truque???? Isa
Ticiano Publicado: Abril 18, 2005 Publicado: Abril 18, 2005 olá Tenta com 2 camaroeiros. Um atrás e outro à frente. Quando ela se vira para fugir de um entra no outro. Quanto maior for o camaroeiro melhor. Boa sorte O meu aqua: http://www.megagaleria.com/search.asp?CatL...rchText=Ticiano
Recommended Posts