mesolite Publicado Abril 5, 2005 Publicado Abril 5, 2005 Ora viva! Caros amigos, penso que o meu problema não é novo, mas eu vou insistir...tenho duas platys bem cheias (barriga esbranquiçada, escamas dilatadas...) dentro das respectivas maternidades, há algum tempo e nada! Será normal todo este tempo de espera ou será que não se encontram "grávidas"? Muito obrigado Meso
Ticiano Publicado: Abril 5, 2005 Publicado: Abril 5, 2005 viva tb já aconteceu comigo, parece que estão a arrebentar, mas ainda demora dias. a altura ideal para as pôr na maternidade é quando o fundo da barriga começa a ficar escuro, olhando com atenção consegue-se ver os olhos dos alevins dentro da barriga. aí sim, é colocar logo dentro da maternidade. Normalmente nascem de noite; assim que nascerem tira logo a mãe senão ela comeos. boa sorte! O meu aqua: http://www.megagaleria.com/search.asp?CatL...rchText=Ticiano
scpaulo Publicado: Abril 6, 2005 Publicado: Abril 6, 2005 Olá olá concorno com o ticiano apenas no timing, mas no que respeita a maternidades as platys adiam indefenidamente o nascimento por causa do stress se tiveres oportunidade de a metewres num aqua à parte é bastante mais rápido... vêem-se mesmo os olhos na barriga. Sónia
Cyprinodon Publicado: Abril 12, 2005 Publicado: Abril 12, 2005 Caros amigos, O que me preocupou na descrição foram as ditas « ( barriga esbranquiçada, escamas dilatadas...) »... não será sintomatologia de Hydropsia ? Aconselho-vos a fazerem um pouco de pesquisa antes de colocarem um tópico. De qualquer forma é triste continuar a ler que alguns de nós usam as ditas “ maternidades “ depois de tudo o que aqui tem sido escrito sobre o assunto, por isso eu não vou voltar a repetir-me nesta mensagem como o fiz já tantas vezes antes. Embora se leia habitualmente que para a espécie tal da família Poeciliidae o tempo de gestação seja de tantos dias, isso só é metade da verdade. De facto, em condições “ ideais “ de alimentação e de meio ambiente os peixes “ cumprem “ esses prazos ( mais ou menos ). As espécies mais resistentes e habituadas ao longo de incontáveis gerações ao cativeiro como o Guppy também não fogem muito dessas estimativas independentemente do que eu disse atrás, contudo, infelizmente nem sempre é assim. Se por motivos de stress ou de alguma incompatibilidade com o meio a maioria das fêmeas de poecilídeos ( como o Platy ) podem fazer uma “ guerra de nervos “ e adiarem os partos por bastante tempo ( nalgumas espécies para lá dos 9 meses ). Tal como certas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] abortam no Outono para não serem surpreendidas pelas baixas temperaturas do Inverno em gestação, outras espécies podem adiar a vindas das suas crias ao mundo devido a súbitas alterações no seu meio ambiente que aconselham um parto noutra altura mais propícia à sobrevivência das crias. Para quando ?... só as progenitoras podem decidir com base em mecanismos que a natureza dotou as suas antecessoras à muitas gerações atrás. Os peixes ovovovivíparos têm fama de serem muito fáceis de se reproduzirem mas isso não é de todo verdade se estivermos a falar de certas espécies ou... se negligenciarmos os cuidados mínimos com a qualidade da água, o regime térmico, o ciclo de iluminação do aquário e o ambiente em que os peixes vivem e a alimentação ( leia-se regime alimentar = qualidade do alimento + quantidade do alimento + frequência de refeições por dia ). É sabido, por exemplo, que certas espécies da sub-família Poeciliinae a que pertence o Guppy não têm partos bem sucedidos se separarmos as fêmeas grávidas do machos. Assim me aconteceu já com as Limias Tigre ou Corcundas ( Limia nigrofasciatus ). As fêmeas sob “ stress “ estão sujeitas a partos prematuros e abortos e se juntarmos isto a quantidades insuspeitáveis de metais nocivos presentes na água do aquário provenientes das canalizações ou certos químicos usados como medicamentos ou como “ purificadores da água “ acima de certas doses aconselhadas ou fora delas devido ás características químicas da água sob tratamento... penso que já vos dá pistas para irem pensando em hipóteses mais científicas. Quando os meus Guppys eram criados ao ar livre só queria que vissem a média de crias por parto e com que rapidez se dava a duplicação das populações. Já dei a propósito vários contributos aqui no fórum e vou voltar a repetir-me de novo em relação às ditas “ maternidades “... Muitas vezes vejo-me obrigado a repetir-me em relação a anteriores intervenções porque sei que se aconselhamos uma ligação poucos a seguem, contudo tomo a liberdade de vos aconselhar vivamente a consultarem intervenções como... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ghlight=#141933 Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com
PBB Publicado: Abril 13, 2005 Publicado: Abril 13, 2005 As minhas platys também ficam tempos e tempos na maternidade e eu à espera que os alevins saiam, mas quando menos esperas tens muitos alevins na maternidade, mas tens que as tirar o mais depressa possível da maternidae se não elas podem comer os alevins!! Boa sorte
Recommended Posts