Jorge M. Publicado Abril 19, 2013 Publicado Abril 19, 2013 Boa noite Estou com uma dúvida, estou a pensar comprar um Eheim 2213 para o meu aquário de 54l. O meu problema é que o mesmo está numa bancada de cozinha e por isso não tenho a possibilidade de colocar o filtro por baixo do aquário. Há problema em colocar o filtro ao lado do aquário ou será melhor mudar o aquário para um móvel de maneira a colocar o filtro por baixo? CCumprimentos Citar
ferreiraedgar Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 Bom dia Não tem problema nenhum em ficar ao lado. Cumprimentos Citar Epilif 60 litros
Jorge M. Publicado: Abril 19, 2013 Autor Publicado: Abril 19, 2013 Não é obrigatório ficar abaixo? É que o aquário só tem 30cm de altura e segundo o que li o filtro tem 35. Isso não irá ser um problema para ferrar o filtro? Cumprimentos Citar
ferreiraedgar Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 Para ferrar coloca o filtro mais baixo que o aqua, depois dele estar a trabalhar e ferrado voltas a colocar no móvel. Depois de estar a trabalhar julgo nao haver problema em ser mais alto que o áqua. Mas espera por outra opinião para tirar as dúvidas. Cumprimentos. Citar Epilif 60 litros
Jorge M. Publicado: Abril 19, 2013 Autor Publicado: Abril 19, 2013 Eu li que tinha que estar abaixo da linha de água, mas tal como referi devido a diferença de altura o filtro fica sempre um pouco mais acima da linha de água do aquário daí ter a dúvida se é mesmo necessário colocar abaixo ou se pode ficar ao lado sem danificar o mesmo. Cumprimentos Citar
ferreiraedgar Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 depois de consultar o manual do mesmo refere o seguinte: "Colocar o filtro de preferência abaixo do aquário ou no mínimo abaixo do nível da água do aquário." Citar Epilif 60 litros
Jorge M. Publicado: Abril 19, 2013 Autor Publicado: Abril 19, 2013 Então nesta situação o mesmo não pode estar ao lado do aquário? Devido a diferença que há entre a linha de água e o topo do filtro. Sendo assim, parece que vou ter que continuar com filtros internos ou arranjar maneira de mudar o aquário para outro sitio. Cumprimentos Citar
potav Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 Caro amigo, Porque não elevas um pouco o aquário? Arranja uma caixa (que até pode ter uma gaveta....no IKEA tens soluções para tudo) para meteres entre o aquário e a bancada. Citar
Jorge M. Publicado: Abril 19, 2013 Autor Publicado: Abril 19, 2013 Pois, essa é uma solução. E será que aguenta? Ou então colocar o aquário num móvel para ser mais fácil. Citar
potav Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 Se vires no site do ikea, tem lá as características do material (incluindo os pesos que suporta). É uma questão de veres o peso do aquário vazio e somares 1kg por litro de água que leva (mais o equipamento). Citar
Jorge M. Publicado: Maio 1, 2013 Autor Publicado: Maio 1, 2013 Acabei por comprar um Eheim Ecopro 130 para o meu 60x30x30. Consegui coloca-lo atrás do aquário ficando apenas parte das torneiras e um bocado das mangueiras acima do nível de água do aquário estando a parte do motor abaixo do nível de água. O filtro é muito silencioso e tem um bom caudal, a minha questão é que de vez em quando sai um pouco de ar pela mangueira. Isto é normal ou será que se deve ao facto de o filtro estar praticamente ao mesmo nível do aquário? Outra questão é que o filtro trazia uma esponja preto de carvão, esta esponja é necessário colocar ou tal como o carvão activado deve ser retirada? Cumprimentos Citar
jpmsantos Publicado: Maio 1, 2013 Publicado: Maio 1, 2013 Deves retirar, essa esponja é carvão ativado. Citar
Jorge M. Publicado: Maio 1, 2013 Autor Publicado: Maio 1, 2013 O filtro está a fazer alguma corrente no topo do aquário que é onde está a saída da mangueira e acho que está a incomodar um bocado os peixes pois são levados na corrente. Há alguma coisa que possa fazer para diminuir a corrente? Cumprimentos Citar
almartin Publicado: Maio 1, 2013 Publicado: Maio 1, 2013 Boas, tenta por a saida a apontar para cima Cumps Citar
Jorge M. Publicado: Maio 1, 2013 Autor Publicado: Maio 1, 2013 Não consigo pois estou a usar aquele tubo em curva e o máximo que consigo é nivelar com o nível de água do aquário pois a saída de água está no topo do aquário mesmo abaixo do nível de água, por isso faz muita corrente em cima e os guppys são levados na corrente. Cumprimentos Citar
almartin Publicado: Maio 1, 2013 Publicado: Maio 1, 2013 Eles até costumam gostar de nadar contra a corrente, desde que não seja muito forte... Citar
Jorge M. Publicado: Maio 1, 2013 Autor Publicado: Maio 1, 2013 Mas acho que está um pouco forte pois as vezes vem na corrente até bater no vidro. E não sei como fazer para diminuir a corrente para eles não ficarem stressados. Cumprimentos Citar
almartin Publicado: Maio 1, 2013 Publicado: Maio 1, 2013 Tenta por uma meia de vidro a volta da saida para cortar a força. Cumps. Citar
Jorge M. Publicado: Maio 1, 2013 Autor Publicado: Maio 1, 2013 Também já tinha pensado nisso. Mas não sei se será muito eficaz e deve acabar por rasgar. Estive também a ver os crivos de entrada mas são muito caros para optar por essa opção. Cumprimentos Citar
Quo Publicado: Maio 1, 2013 Publicado: Maio 1, 2013 o filtro acaba por perder o caudal naturalmente. o problema nos aquarios é caudal a menos e dificilmente caudal a mais. O aquario é que é pequeno demais. Citar
Jorge M. Publicado: Maio 2, 2013 Autor Publicado: Maio 2, 2013 Sim é pequeno mas de momento não posso aumentar a litragem. Cumprimentos Citar
Recommended Posts