mr_moustache Publicado Abril 15, 2013 Publicado Abril 15, 2013 (editado) Boas! Sou o Gonçalo, sou da zona de Sintra e apesar de já estar registado aqui no fórum à uns anos, só agora tive oportunidade de me iniciar neste hobby. Esta é a minha primeira experiência com aquários e apesar de ter llido muitos posts as duvidas ainda são bastantes… espero que com o tempo e experiência estas vão reduzindo! Iniciado a 13-04-2013 Ora aqui vai o Setup Dimensões: 60x30x30 (aproximadamente 60l) Filtro: Aqua One Clear View 300 Iluminação: LED DIY (72 Leds 6W) Substrato fertil: húmus de minhoca substrato inerte: dois tipos de areia fina. Termostato: 100w Hardscape: pedras da praia e um tronco que não sei o tipo. flora: sagitaria subulata ceratophyllum demersum Valisnerias Fauna: +/- 10 Red Cherrys 7 Corydoras bronze Algumas fotos O Filtro A montagem Uma ideia da calha A primeira ideia de layout, já com algumas plantas Depois decidi que ficava melhor um tronco O primeiro inquilino que veio com as plantas Agora as duvidas… Devo ou não devo fazer TPA´s durante o ciclo?O filtro tem um “Cartucho de Carbono” (Que diz que se deve mudar entre 6 a 8 semanas) e uma “Bio-Grelha”… O Cartucho de carbono é o chamado carvão activo? Devo retira-lo?Que fauna me aconselham? O aqua é pequeno e quero dar a melhor qualidade de vida possível aos inquilinos. Duas espécies que quero ter são corydoras e red cherrys, por isso se me puderem aconselhar algumas espécies pacificas agradecia Muito obrigado desde já.Criticas são bem vindas! Cumprimentos Editado Maio 6, 2013 por mr_moustache Citar
Joao Boavida Publicado: Abril 15, 2013 Publicado: Abril 15, 2013 Boas moustache, gosto bastante do teu layout. Não sou o melhor membro para te responder. Mas eu não fiz e correu tudo bem, o aqua tem exactamente as mesmas medidas. Tenho 4 corydoras paleatus e cerca de 10 red cherry (juntament com 3ancistrus jovens e 10 guppys) dão.se todos lindamente, já consegui bastantes ninhadas de guppys agr red cherrys nem por isso :/ mas suponho que seja de estarem num comunitario... Boa sorte Citar
Joao Boavida Publicado: Abril 15, 2013 Publicado: Abril 15, 2013 Já agr, onde é que arranjaste essas belas pedras? Citar
mr_moustache Publicado: Abril 16, 2013 Autor Publicado: Abril 16, 2013 Obrigado João Boavida, As pedras arranjei na Praia Grande, la ao fundo. Citar
Joao Boavida Publicado: Abril 17, 2013 Publicado: Abril 17, 2013 Obrigado, tenho de ir la dar um passeio Citar
Limeiras Publicado: Abril 17, 2013 Publicado: Abril 17, 2013 Também gostei. Para primeiro aqua esta muito fixe. Continua que acho que temos aqui um potencial aquariófilo. Citar Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
JoãogaFernandes Publicado: Abril 17, 2013 Publicado: Abril 17, 2013 O que o torna bonito é a simplicidade Já decidiste que fauna aplicar ?! Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
mr_moustache Publicado: Abril 17, 2013 Autor Publicado: Abril 17, 2013 Também gostei. Para primeiro aqua esta muito fixe. Continua que acho que temos aqui um potencial aquariófilo. Obrigado Limeiras O que o torna bonito é a simplicidade Já decidiste que fauna aplicar ?! A fauna ainda estou a decidir-me mas quero umas corys e uns red cherrys. Que fauna me aconselhas? que seja adequada a litragem que tenho e que sejam pacíficos! Citar
Nutter Publicado: Abril 17, 2013 Publicado: Abril 17, 2013 Boas. Acho que esta muito bonito. E com o tempo vais melhorando. So acho que nao devias ter curtado as pontas a esaas plantas. Se forem valisnerias as folhas nao creacem mais. Cumps Citar
JoãogaFernandes Publicado: Abril 17, 2013 Publicado: Abril 17, 2013 A fauna ainda estou a decidir-me mas quero umas corys e uns red cherrys. Que fauna me aconselhas? que seja adequada a litragem que tenho e que sejam pacíficos! Que corys queres por ?! Se passares no meu tópico podes ver as minhas panda :b Para o fundo as corys no mínimo 5 . Os red cherrys não sei quantos deves por . Mas eu preferia os cristal red :b Para o meio podes por qualquer tipo de tetras , acho que não há nenhum agressivo . 10 seria o ideial Para o topo , podes por guppies , platys , mollys , espadas , pictogramas (Mas sempre poucos , 1 ou 2 casais devido à litragem . Também não sei se comem os camarões , mas penso que não) Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
Henriques Publicado: Abril 17, 2013 Publicado: Abril 17, 2013 Olá, Se é o teu primeiro aqua estás mesmo, mesmo de parabéns, simples e bonito com um ar natural... Quando tiveres o teu aqua ciclado ve os parametros da água para poderes pensar definitivamente na fauna... Mas para o teu aqua uma sugestão e nada mais do que isso pensava em: Corys 4 a 5 (Depende da especie, umas crescem mais que outras) Ottos 1 a 2 (Quando começarem a aparecer algas) Rasboras 6 a 10 ( Cardume para o meio) Guppies (Cardume para o topo) A analisar. Força nisso, eu vou seguir o teu aqua vai-nos actualizando.. Cumps VH Citar
mr_moustache Publicado: Abril 19, 2013 Autor Publicado: Abril 19, 2013 Que corys queres por ?! Se passares no meu tópico podes ver as minhas panda :b Para o fundo as corys no mínimo 5 . Os red cherrys não sei quantos deves por . Mas eu preferia os cristal red :b Para o meio podes por qualquer tipo de tetras , acho que não há nenhum agressivo . 10 seria o ideial Para o topo , podes por guppies , platys , mollys , espadas , pictogramas (Mas sempre poucos , 1 ou 2 casais devido à litragem . Também não sei se comem os camarões , mas penso que não) Já vi as tuas pandas, estão com muito bom aspecto! Ainda me estou a decidir, ate ao final do ciclo ainda tenho tempo Olá, Se é o teu primeiro aqua estás mesmo, mesmo de parabéns, simples e bonito com um ar natural... Quando tiveres o teu aqua ciclado ve os parametros da água para poderes pensar definitivamente na fauna... Mas para o teu aqua uma sugestão e nada mais do que isso pensava em: Corys 4 a 5 (Depende da especie, umas crescem mais que outras) Ottos 1 a 2 (Quando começarem a aparecer algas) Rasboras 6 a 10 ( Cardume para o meio) Guppies (Cardume para o topo) A analisar. Força nisso, eu vou seguir o teu aqua vai-nos actualizando.. Cumps VH Sim é mesmo o meu primeiro aquário, já estava pensado a algum tempo e inspirei-me em alguns layouts vistos por aqui Tenho de comprar um kit de testes que é o que me falta Amanha meto actualizado com mais umas fotos, neste momento a agua esta um pouco tingida devido ao tronco e já estão a começar a aparecer as primeiras algas castanhas. Quanto à fauna ainda só estão decididas as corys. Quero um pequeno cardume de algo para o meio e gostava de arranjar um casal para serem os "reis" do aquário mas ainda ando a estudar os que melhores se podem adaptar. Obrigado pelos comentários! Citar
JoãogaFernandes Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 Para as algas nada melhor que um otto . Mas só metas quando o aquário estiver maturado . Meti três a seguir às corys e dois morreram por uma mudança de layout .O tingida são os taninos . Não prejudicam o aquário . Alás , até faz bem , relaxa os peixes porque eles estão habituados e estar em águas um pouco nubladas . O pessoal é que tem a mania de crer a água cristalina :D Citar Segue-me no Instagram: @glazed.nature
mr_moustache Publicado: Abril 23, 2013 Autor Publicado: Abril 23, 2013 (editado) Ora então cá vai uma actualização. Resgatei um black moor com cerca de 1 ano que estava num globo de 5 litros da minha avó, o pobre do bicho é bastante resistente, a minha avo so lhe trocava a agua quando esta ja estava suja (cerca de 2 em 2 semanas) nem sei como aguentou tanto tempo. Coloquei-o para me ajudar a fazer o ciclo mas ja nao deve sair daqui. O termostato tem estado desligado e a temperatura da agua tem variado entre os 22ºC e os 24ºC. Sei que não se deve misturar tropicais com peixes de agua fria mas vou manter a temperatura do aquário nos 24ºC. Vamos ver como vai correr! As plantas, principalmente a sagittaria, estão com mau aspecto. Não sei o que pode estar a correr mal. A valisneria apenas um pé tem duas folhas a desfazer-se e a ceratophyllum demersum também esta a morrer... Fotos Comentários e ajudas são bem vindas! Editado Abril 23, 2013 por mr_moustache Citar
mr_moustache Publicado: Maio 6, 2013 Autor Publicado: Maio 6, 2013 (editado) Boas. Tenho andado sem tempo mas cá vai uma actualização. Um especial agradecimento ao Fernando Silva (FVS aqui no fórum) pela amabilidade com que me recebeu em sua casa e me mostrou a sua criação de invertebrados. Um muito obrigado Tenho agora de fauna cerca de 10 red cherrys e 7 corydoras bronze. De flora tenho algumas plantas e musgos cedidos pelo Fernando Silva que não sei o nome. O musgo do lado esquerdo esta ali temporariamente, ainda estou a pensar como o prender a rocha sem mexer muito. Chega de conversa, venham as fotos! Espero que gostem! Comentários são sempre bem vindos. Editado Maio 6, 2013 por mr_moustache Citar
zubeneschamali Publicado: Maio 9, 2013 Publicado: Maio 9, 2013 O teu layout está muito bonito. Não posso opiniar muito sobre a parte técnica, mas a estética está bastante apelativa. Parabéns! Citar
mr_moustache Publicado: Maio 10, 2013 Autor Publicado: Maio 10, 2013 O teu layout está muito bonito. Não posso opiniar muito sobre a parte técnica, mas a estética está bastante apelativa. Parabéns! Obrigado! Um abraço Citar
Recommended Posts