mouzinho Publicado Abril 15, 2013 Publicado Abril 15, 2013 Boa noite.. bem vou explicar a minha duvida.. tenho um aquario red sea max 130 que leva 130L brutos de agua com peixes rocha viva corais e vou trocar por um aquario de 240L brutos.. estava a pensar fazer da seguinte maneira.. metia a areia nova no aquario e enchia metade do aquario com agua da praia ligava o termostato para manter a agua quente quando a agua estivesse nos 25° comecava a vazar a agua do red sea e ia passando para o novo e a medida que ia vazando ia passando as rochas tambem depois os corais e por fim os peixes.. ligava tudo e comecava a adicionar colonias de bacterias.. que dizem?ou devo fazer de outra maneira?obrigado
afonso321 Publicado: Abril 15, 2013 Publicado: Abril 15, 2013 (editado) Olá boa noite como já fiz várias experiencias e vários dissabores, e ainda há pouco montei outro aquário e passei tudo para lá mas, da seguinte forma: como não tenho água do mar, usei água de osmose com sal até meio aquário, introduzi areia de coral nova e adicionei logo bactérias, fiz uma TPA ao aquário antigo e aproveitei essa água para o novo, introduzi também rocha viva sem coral algum e esperei que se completasse o ciclo do azoto, medi várias vezes a amónia, só depois é que introduzi os corais e os peixes durante uns dias (não tudo junto). só com esta calma é que consigo fazer a troca de aquário sem perdas. já fiz trocas mais rápidas mas sempre perdi peixes e corais, por isso este meu relato no intuito de o ajudar, mas outras técnicas poderão aparecer, e são sempre bem vindas. cumprimentos Editado Abril 15, 2013 por afonso321 http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
mouzinho Publicado: Abril 15, 2013 Autor Publicado: Abril 15, 2013 diz que esperou que se completasse o ciclo do azoto.. quanto tempo é isso?
afonso321 Publicado: Abril 15, 2013 Publicado: Abril 15, 2013 Depende de vários factores mas um mês certamente chegará, eu faço medições da amónia duas vezes por semana, e normalmente entre a 1ª e a 2ª semana noto uma subida de amónia, que passado alguns dias vai desaparecendo quando na nova medição não acusa amónia está na altura de começar a introduzir os vivos. Neste forum existe muita informação sobre o ciclo do azoto, basta escrever ciclo do azoto no espaço da pesquisa que aparece literatura sobre o assunto, vale a pena dedicar uns minutos sobre o assunto. vá dando notícias sobre o desenrolar do seu sistema cumprimentos http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
mouzinho Publicado: Abril 16, 2013 Autor Publicado: Abril 16, 2013 Senhor afonso agradeço pela ajuda mas tenho uma questao. visto que o meu escumador e de mochila teria de encher o aquario todo ou quase todo logo de uma vez.. e faria com a agua do mar?
afonso321 Publicado: Abril 16, 2013 Publicado: Abril 16, 2013 Olá bom dia o escumador de mochila para o inicio serve mas penso que a médio prazo vai precisar de um mais eficeinte para essa litragem (depende da quantidade de vivos ) em relação á água, quanto mais água do aquário melhor pois ajuda a acelerar o ciclo . se sobrar água do mar, guarde-a e utilize na próxima TPA. http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Recommended Posts