Recommended Posts

Publicado

Boas a todos.

Planeio esta semana montar um aquário de camarões... para dar à minha "micas" pois também ela anda com o bichinho dos aquários.

O aquário será basicamente um nano cubo de 20-30L... a decidir, mas normalmente será de 30L.

Numa primeira fase, o objectivo será de fazer um tapete de "cuba" através de uma cultura emersa, assim como um plano de fundo repleto de rotalla macandra, curiosamente as suas plantas favoritas e super exigentes.

A iluminação será ssegurada por 2 candeeiros suspensos de lampadas fluorescentes economizadoras de 2x20w. Pelo menos numa primeira fase.

A dúvida prende-se com a escolha do substracto fertil.

Inicialmente, vou-lhe oferecer 10 red cherys... e se ela não os matar na primeira semana, o objectivo é progredir para espécies mais bonitas mas também mais sensíveis, nomeadamente crystal red, tigers, blue pearl e por aí fora.

Percebo muito pouco de camarões.

Tudo isto será uma experiência em que o objectivo principal é:

TER UM AQUÁRIO HIGH TECH COM CAMARÕES SENSÍVEIS E PLANTAS EXIGENTES.

A fertilização será extremamente controlada, mas ainda assim, haverá injecção de CO2 e fertilização com macros e micros.

Basicamente, tenho ouvido que ada amazónia é um excelente substracto para camarões, mas não consigo arranjar esse substracto nas lojas aqui da zona.

Por isso, peço aos conhecedores que me aconcelhem outras alternativas.

Obrigado.

Amanha conto comprar o aquário.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Publicado:

Boas,

Os red cherrys não vão ser exemplo se a "micas" trata bem ou não porque eles até em agua fria e sem filtro sobrevivem.

Quanto ao substrato ADA Amazonia está esgotado no fornecedor (acho que a nível europeu). Há quem opte por um da marca Fluval, acho que se chama Fluval Stratum portanto deve ser bom, é uma questão de pesquisar, também é de cor escura e penso que também baixa o pH.

Pelo que tenho lido os camarões não se dão muito bem com fertilizantes, principalmente Cobre (corrijam-me se tiver errado).

Também há outros substratos que se adequam, há que use Akadama e existe um que andei a pesquisar, Shirakura Red Bee Sand, mas que as opiniões divergem... uns gostam, outros dizem que com o tempo se desfaz muito e parece lama, já falei com membros do forum que tem esse substrato e que gostam.

Mas eu na sua situação ía para o Fluval Stratum.

Abraços

Publicado:

Boas,

Os red cherrys não vão ser exemplo se a "micas" trata bem ou não porque eles até em agua fria e sem filtro sobrevivem.

Quanto ao substrato ADA Amazonia está esgotado no fornecedor (acho que a nível europeu). Há quem opte por um da marca Fluval, acho que se chama Fluval Stratum portanto deve ser bom, é uma questão de pesquisar, também é de cor escura e penso que também baixa o pH.

Pelo que tenho lido os camarões não se dão muito bem com fertilizantes, principalmente Cobre (corrijam-me se tiver errado).

Também há outros substratos que se adequam, há que use Akadama e existe um que andei a pesquisar, Shirakura Red Bee Sand, mas que as opiniões divergem... uns gostam, outros dizem que com o tempo se desfaz muito e parece lama, já falei com membros do forum que tem esse substrato e que gostam.

Mas eu na sua situação ía para o Fluval Stratum.

Abraços

à partida não fertilizarei com cobre, obviamente.

Os camarões também são sensíveis aos nitratos, daí que o objectivo será manter todo o setuo com concebtrações de 5 ppm's de nitratos, através de uma fertilização diária.

Vou tentar fazer uma pesquisa por fórums estrangeiros.

Publicado:

Vivas,

Se a fauna se limitar aos Red Cherry não precisas de ter receio nas fertilizações e CO2, só que como queres progredir para espécies mais sensíveis talvez não fosse má ideia ires logo para os sakura, digo eu que estou a apurar os Red's e é frustrante ver que de exemplares com cores bem sólidas continua a aparecer descendência com cores mais fracas...

Quanto ao substrato há imensos para além do ADA, no meu caso em que também não havia esse, optei pelo Shrimp Soil da Aquatic Nature.

Boa sorte com isso.

Abraço,

Publicado:

Eu tenho Akada no aquario com red cherrys e não tenho problemas. A akadama julgo ser um subtrato aceitável em termos de qualidade/preço, mas não é um substrato "high tech". Uma vez que não é um subtrato vendido como um substrato com a finalidade de vir a ser usado no aquario, a akadama tem de ser sempre passada por agua corrente antes de ser colocar no aquario para tirar pó que se forma nos sacos.

Para um aquario de 20 a 30 litros nem precisas de muita quantidade de substrato portanto no teu caso até preferia optar por gastar algum dinheiro num subtrato fertil de uma boa marca propria para aquariofilia. Pesquisa um pouco no forum ou nos patrocinadores aqui do forum.

Seja qual for a tua escolha se for para por reds no aquario fica descnsado que eles aquentam condiçoes minimamente toleráveis, o caso muda de figura quando quiserem mudar para camarões mais exigentes.

O meu aquario AQUI

Feedback nos negócios

Publicado:

Vivas,

Se a fauna se limitar aos Red Cherry não precisas de ter receio nas fertilizações e CO2, só que como queres progredir para espécies mais sensíveis talvez não fosse má ideia ires logo para os sakura, digo eu que estou a apurar os Red's e é frustrante ver que de exemplares com cores bem sólidas continua a aparecer descendência com cores mais fracas...

Quanto ao substrato há imensos para além do ADA, no meu caso em que também não havia esse, optei pelo Shrimp Soil da Aquatic Nature.

Boa sorte com isso.

Abraço,

Estás a ter dificuldades no apuramento dos red cherys?

Como é isso possível? Normalmente se cruzas 2 espécies com boas cores, pelo menos 25% dos descendentes da desova devem ser apurados em relação aos pais. Leis de mendel.

Ou então... os apurados morrem e ficam os frakitos.

Quanto ao substracto, shrimp soil... esse consigo arranjar... mas uma vez que o objectivo é o tapetezinho de cuba, não sei se vai dar. Por outro lado, é sabido que os substractos mais comerciais do tipo JBL aquabasics e tal... provocam baixas na camarona,a por isso fora de questão. Prefiro sacrificar as plantas do que os camarões.

de qualquer forma, amanhã tenho de decidir.

Publicado:

Eu tenho Akada no aquario com red cherrys e não tenho problemas. A akadama julgo ser um subtrato aceitável em termos de qualidade/preço, mas não é um substrato "high tech". Uma vez que não é um subtrato vendido como um substrato com a finalidade de vir a ser usado no aquario, a akadama tem de ser sempre passada por agua corrente antes de ser colocar no aquario para tirar pó que se forma nos sacos.

Para um aquario de 20 a 30 litros nem precisas de muita quantidade de substrato portanto no teu caso até preferia optar por gastar algum dinheiro num subtrato fertil de uma boa marca propria para aquariofilia. Pesquisa um pouco no forum ou nos patrocinadores aqui do forum.

Seja qual for a tua escolha se for para por reds no aquario fica descnsado que eles aquentam condiçoes minimamente toleráveis, o caso muda de figura quando quiserem mudar para camarões mais exigentes.

O objectivo seria dentro de 2 meses, progredir para os crysral red. Camarões muito lindos os crystal red... e deve dar vicio fazer o apuramento.

Publicado:

Estás a ter dificuldades no apuramento dos red cherys?

Como é isso possível? Normalmente se cruzas 2 espécies com boas cores, pelo menos 25% dos descendentes da desova devem ser apurados em relação aos pais. Leis de mendel. ...

Pois...

O Problema são os restantes 75% :sorry: , não os posso por no lixo, lol

Se pensas mesmo em ir para os Crystal Red, tens de te precaver em relação às temperaturas de Verão, são demasiado sensíveis a alterações de temperatura. Convém arranjares uma ventoinha para o Verão ou manter o áqua numa divisão devidamente climatizada.

Abraço,

Publicado:

Pois...

O Problema são os restantes 75% :sorry: , não os posso por no lixo, lol

Se pensas mesmo em ir para os Crystal Red, tens de te precaver em relação às temperaturas de Verão, são demasiado sensíveis a alterações de temperatura. Convém arranjares uma ventoinha para o Verão ou manter o áqua numa divisão devidamente climatizada.

Abraço,

Já estou precavido. Tenho uma bela de uma ventoinha de 50cm de diametro... basta aponta-la ao aquário.

Eu em relação aos restantes 75%... vou po.los no comunitário. E depois, seja o que deus quiser.

Publicado:

Estive hoje a ver os substractos e basicamente o ada amazonia esta em total roptura de stock.

Visto ser um cubo de 30L brutos, restam-me duas soluçoes.

Ou compro 2kg de dennerle suitable for shrimps ou entao o substracto do oliver knott o qual tem um preço absolutamente absurdo.

Isto de ter ganho um concurso de aquascaping d'a para tudo, até para por sacos de terra de 2kg a 30€.

Mas vou ter de me decidir.

pfuuuu

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!