Recommended Posts

Publicado

Boas,

 

Hoje ao limpar o filtro externo, JBL CristalProfi e900, encontrei cerca de 7 espadas dentro. Pelo tamanho já devem ter cerca de 2 a 3 semanas ou até mais, a viver em condições extremas; sem luz e comida insuficiente. Mas isto já nem é novidade para mim, porque sempre que desmonto o filtro encontro alguns alevins, mas sempre recém-nascidos, nunca com o tamanho que encontrei hoje.

 

Mas a coisa não ficou por aqui, é que um dos peixes não tem a coloração normal de um espada, é completamente sem cor, tipo um guppy jovem, mas guppy não é porque não tenho nenhum exemplar no meu aqua. Provavelmente esta mutação deve-se às condições em que o pobre espada viveu, mas todos os outros estão normais. É estranho, mas muito interessante, vou acompanhar o desenvolvimento deste espada em especial. Será muito interessante sem ele se mantiver assim.

 

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Publicado: (editado)

E nao ficaram mais espadas dessa "ninhada" no aquario? Assim ate dava para comparar melhor as diferenças.

Nao chamaria a isso uma mutaçao (se fosse uma mutaçao provavelmente depois ate teriam filhos iguais, isto se afectasse os gametas), deve ser o resultado de carencias nutricionais, e talvez ainda sejam reversiveis com uma boa alimentaçao... mas é espantoso terem resistido assim durante tanto tempo!

Edit: agora que li melhor a mensagem é que percebi que so um é assim. Como foram todos sujeitos aos mesmos factores ambientais é muito estranho ser da alimentaçao ou da falta de luz. Acredito que se ele nao tivesse ido parar ao filtro tinha a mesma cor.

Editado por Marta Silva

Publicado:

Sim, há mais espadas no aquário. Eu pensei nas carências nutricionais e na falta de luz, mas os outros que estavam com ele, também estavam nas mesmas condições e estão com as características normais para a espécie, exceto este. Ele continua de boa saúde e transparente. Vamos ver no que isto vai dar.

 

Mas isto faz-me pensar; nós estamos sempre com mil e um cuidados com os nossos peixes para que eles estejam sempre de boa saúde e vivos e depois surgem estas surpresas. É que, para mim, o mais incrível nem é o facto de ter encontrado peixes no filtro, mas sim de eles terem sobrevivido e estarem a crescer naquele ambiente. Isso é que é novidade para mim.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

  • 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

 

Aqui fotos, tiradas hoje, do espada sem a tonalidade caracteristica da espécie. Esta a crescer e até a ficar bonito, na minha opinião.

 

dsc0039me.jpg

 

E afinal havia um outro com as mesmas caracteristicas.

dsc0036zf.jpg

 

dsc0034nm.jpg

 

dsc0032au.jpg

 

Além tem uma teoria para explicar isto? Já aconteceu a mais alguem? Quer-me parecer que o espada maior é um macho. Se assim for, há a possibilidade de se reproduzir.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Publicado:

Olá... Estás enganado quanto ao espada "diferente"...

Esse espada é que tem a tonalidade característica da espécie no seu estado selvagem... É um espada verde!!

Os vermelhos são resultado de cruzamentos em cativeiro.

Publicado:

Boas,

 

Depois de ter colocado as fotos, descobri uma foto no google de um espada igual, o titulo da foto era realmente espada verde. Infelizmente a descrição era sobre a espécie em geral e não falava sobre as caracteristicas selvagens dos cauda-de-espadas.

Sendo assim esta resulvido o mistério deste espada. Não conhecia o seu lado selvagem, pensava que seriam vermelhos.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

  • 2 semanas depois...
Publicado:

Sim, esse espada é o que tem a "tonalidade da espécie" :), parabéns, tens um fenótipo que me parece próximo do selvagem no aquário. Quanto aos alevins, eu colocava uma esponja na entrada de água do filtro para evitar que isso volte a acontecer, tipo as que se usam nos aquários de camarões.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/