Recommended Posts

Publicado:

Mas olha que as fotos ficaram muito boas. Ou então limpas-te bem os vidros :-D

A bateria vai andando. Estou a espera da restante tubagem para montar aquilo e começar a encher com água. Então e a tua, vai ser coisa para quantos aquários?

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas Pol,

não queiras seguir os nossos passos isto é só trabalhos xD

(os 'nossos' meninos já estão crescidos o suficiente? quero um casalinho para o novo projecto! :P )

Abraço

Publicado:

Boas Ricardo,

tenho pensado abandonar temporalmente a criação de Apistogrammas só para aprender e tentar novas espécies, mas se fracasso vou tentar os abacaxis que ainda nao tentei criar porque o Fábio e o Ricardo tinham também a venda e o mercado nao é muito grande.

Os eremnopyge sao lentíssimos em crescer, em sério, a Claire e o Nuno andam a procura de comprar 1-2 fêmeas há 5 meses e nada, há 15 dias que apareceram os primeros cores nos meus machos mas as fêmeas,… nada. Tenho vendidos bastantes macmasteri que crescem mais rápido e andam a asustar os meus eremnopyge, hoje vendi 2 machos dos maiores e a ver se agora consigo ver os eremnopyge um pouco mais.

Quando consiga ter certeza das fêmeas, eu aviso,

um abraço e muita sorte com o novo projecto.

Pol

Publicado:

Boas Ricardo

Tenho andado meio afastada do forum, muito trabalho, mas já meti a leitura em dia, e com isso não posso deixar de te dar os parabéns pela postura assim como muita força para este novo projecto que espero poder acompanhar em breve.

sobre a alteração (ou suposta) de sexo fico a espera de mais desenvolvimentos, curioso no mínimo :shock4:

Boa continuação

Claire M.

__________________________________________________________________________________

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Esaa alteracao de sexo foi algo estranho e ainda por confirmar a 100%... falta-me uma femea adulta para confirmar essa hipotese mas assim que tenha possibilidade farei essa confirmacao!

• 4 semanas depois...
Publicado:
Boas!

Já começaram a chegar algumas coisas para o projecto! 6 aquarios + estrutura. (a estrutura ficou toda esfolada no transporte e a mete-la no sitio! :( tenho de lhe dar uns retoques!)

20131214_115842.jpg

20131214_115858.jpg

20131214_115917.jpg

20131214_145012.jpg

• 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas pessoal,

Para quem segue o tópico e se recorda...

Lembram-se da 'fêmea' abacaxi que virou macho? Ora pois bem, como tinha dito também anteriormente juntei esse hermafrodita com uma fêmea juvenil (filha do hermafrodita)... os meses passaram-se e hoje confirmo o inicio de natação livre de alguns alevins resultantes da união do espécimen hermafrodita com a sua própria filha... confirma-se a alteração do sexo e confirma-se um caso surreal... :o

Publicado: (editado)

Parabéns Ricardo,

acreditei a primeira vez que contaste e até passe varias horas de procura na net. Vi alguns artigos onde descrevem esse comportamento em outros ciclideos mas gosto ver que nos Apistogramma também acontece. Agora só uma coisa: apostaria que essa muda de sexo acontece 1 vez e nao é reversível :D:D

Vaciei o aquário onde tinha os apistos (eremnopyge e macmasteri) a crecer há 1 ano. Para minha desilusao, a grande maioria 90% sao machos pelo que nao vao ter fácil saída. Coloquei os eremnopyge e o último macmasteri no aquário de 300l e finalmente consigo ver os meus peixes (andavam o dia tudo escondidos).

A surpresa positiva foi encontrar uma fêmea: FINALMENTE!!! Vamos ver se algun dos machos mais pequenos acaba por ser também uma fêmea. Esta fêmea anda a crescer e se a Claire e o Nuno andam interessados é para eles, mas preciso que tenha um tamanho maior para que o seu macho nao acabe com ela, :D:D:D

Tenho umas 40 crias A. macmasteri que andam a crescer no aquário de viviparos e camarões até que tenham tamanho para ter que sacar-lhes antes de que devorem os camarões.

Ups!! agora vi outra surpresa positiva: acho que há uma segunda fêmea mas preciso confirmar. É uma espécie muito difícil de sexar quando ainda nao tem o tamanho final!!!

abraço,

Pol

Editado por polnadal
Publicado:

Boas Pol!

No aqua maior vai ser maus dacil diferenciar machos e femeas! Isto porque em espacos maus pequenos ha mais competição e os peixes stressam mais e isso aliado ao facto de ja ser dificil ver cores nos juvenis torna quase impossivel diferenciar machos e femeas!

De qualquer das formas se depois de servires os interessados todos ainda tiveres um casal ou trio eu continuo interessado nos eremn!! :P a mha bateria ainda esta longe de arrancar e por isso posso aguardar!

Publicado:

Boas Fábio!

Não sairá nada, aho que todos os alevins já desapareceram... eram muito pouco também! Mas consegui gravar um vídeo de 'prova'! Tenho de o carrgar e postar aqui!

Abraço

• 2 meses depois...
Publicado:

Sim senhor, que belo projecto. E que bela prenda essa transformação de sexo. :multi::multi: Não é todos os dias que isso acontece. Quanto à elos terra, isso já trás essas duas misturas de cor? Ou eram restos que já andavam no aqua? E quanto ao comunitário da bateria, já pensaste nas espécies? Provavelmente não, mas vou ficar à espera de actualizações! Parabéns!