Recommended Posts

Publicado:

Vou verificar a evolução das coisas... inseri as flutuantes nos aquarios no sentido de despistar relativamente a iluminacao. Isto motivado pelo facto de o macho ficar menos a vontade quando ligo as luzes! Vou ver se resolve o meu problema.

Entretanto deixar uma nota relativa aos Bitaeniata, a minha fêmea morreu. O macho é algo agressivo e a fêmea era muito mais pequena comparativamente ao macho... acho que a morte se tenha relacionado com isso. :/ Procuro companhia para o rapaz neste momento...

São desaires degradaveis mas como sabemos sao situacoes algo comuns. Olhar para a frente e continuar empenhado!

Publicado:

Epá. É uma grande perda porque ardanjar uma da mesma poulação vai ser duro.

Quanto aos target fishes, apesar de baratos, evits cardinais.

Quando toca a hora de comer, são autênticas piranhas. Os Nannostomus seriam a minha escolha #1.

Toda a gente destaca o bom efeito deles nos comportamentos dos Apistos.

Mesmo a agressividade dos machos torna-se mais gerível.

Publicado:

Atesto o efeito positivo dos target, por experiencia propria. Ainda assim o trabalho que me dariam num aqua destes (para os retirar nas posturas etc) nao justifica o investimento, prefiro trabalhar melhor o layout por exemplo!

Publicado:

Nannostomus tambem seriam a minha primeira escolha mas uma boa segunda escolha são tanichthys albonubes porque não são peixes predadores e dao-se bem num leque de parametros muito variado! (para não falar que são baratos)

Guilherme Martins

Publicado:

Boas!

Grande Nuno, todos os machos que tive comeram ninhadas de alevins ou stressaram a femea de tal forma que esta acabou por comer oa alevins... Agora com estes que tenho no momento nem arrisco... retiro sempre o macho.

Não quer dizer que exclua a possibilidade de tentar manter ninhadas com ambos os projenitores mas nesta ainda não quis arriscar! :P

Cumps

Publicado:

Exacto... no teu Outono mesmo 2/3 casais de apistos conseguem ser matidos e reproduzir, talvez nem todos os casais mas pelo menos o casal 'dominante' e que tenha a melhor zona de refugio consegue reproduzir... por outro lado os meus aquarios sao 50*50*30... o espaco não é claramente tao abundante o que te leva a teres que tomares parte nestes processos... não é tao natural como referiste!

Claro que essa possibilidade é tentadora... poupas trabalho e fumentas a questao de uma paternidade/maternidade saudavel, ainda assim, e no meu caso em particular, creio que se correm muitos riscos em deixar o macho.

Alias em aquarios pequenos aconselho sempre a retirar o macho, como tenho sugerido a outras pessoas em outros topicos.

Publicado:

Boas Ric,

Sim está, mas tanto quanto sei, nesse ponto pode ser apenas sobre-alimentação. Ou seja, mais para o obeso que inchado. :)
Vê lá se não estás a dar artémia a mais, ou demasiados dias por semana. (até porque tens artémia em decomposição no fundo)

Vigia as fezes, já sabes como é.

Carrega!
Boa sorte,

alguma coisa dispõe

Publicado:

Grande Spaar!

Tudo em cima?

Hoje pareceu-me menos inchado... preparei umas ervilhas e administrei por prevenção! vou regular melhor a alimentação, estive ai alguns dias com menos tempo do que o habitual, e acho que abusei da comida quando alimentava os peixes!

Off-topic:

Quando temos ai mais uma bela montagem de apistos das tuas? :P

Abraço!

Cumps,

Ricardo

Publicado:

Dá-lhe um dia ou dois de fominha que ele "desincha". Tenho visto muitos videos de Apistos na natureza e aquela rapaziada passa a vida a procurar comida, a perseguir ou a fugir de outros.

Num ambiente em que não tenham tais estímulos e necessidades de busca permanente de alimento, seguramente que engordam.

Não estou a brincar.

Vejam isto: