Recommended Posts

Publicado

Boas... Tenho um Aqua de 90L, com uma iluminação muito fraca (18W)... tou a pensar em acrescentar mais 2 lâmpadas de 30W cada uma. Será que 78W de luz é suficiente para o meu Aqua ??? mais.... não tenho CO2 de momento pq tenho muita pouca luz e já me foi dito que não iria tirar partido do Co2 , não sei se valerá a pena... gostava que me aconselhassem acerca da iluminação e do CO2... já agora vou meter a foto do meu aqua... dêem opiniões s.f.f.

Pic_4533_3.jpg

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Publicado:

Viva.

Sim a tua iluminação actual é pouca para essa litragem. Os futuros 78W são suficientes. Aconselharam-te bem, não vale a pena injectares CO2 sem antes fazeres um upgrade à iluminação. Quando colocares mais luz aconselho-te a meteres mais plantas. O teu aquário está simples e engraçado e o que queres fazer dele acho que deve ficar ao teu critério. Se queres ter um aquário plantado denso, se queres ter apenas algumas plantas, se queres investir no paisagismo, etc. Podes fazer um pesquisa aqui pelo fórum para te familiarizares com a diversidade de plantas que o pessoal tem nos seus aquários e depois se gostares e se tiveres mais dúvidas continua a postá-las. Visita o sub-fórum " Fotos e Vídeos".

Bem-vindo ao Fórum.

Publicado:

vais ter que alterar toda a tampa do aquario... :wink:

Tenho a impressão que as lampadas de 30w vão ser mais compridas do que o aquario.

Talvez tenhas que optar pelas lampadas florecentes compactas (PLL penso eu...).

Um Abraço

Publicado:

Ois,

O fazteaomar já te respondeu mas para teres mais ou menos noção da luz que tens podes usar a regra empírica de 1Watt/1Litro de água.

Serve apenas para te guiares.

Assim com as plantas que tens no teu aqua os 70 watt são mais que suficientes mas se quiseresm ter algumas plantas mais exigentes em termos de iluminação se calhar mais um bocadinho não fazia mal.

Como já foi dito, depende do aqua que pretendes fazer e da quantidades e qualidade das plantas que tencionas ter.

Abraço

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Boas... É isso mesmo que estou a pensar fazer zéfish, 2 lâmpadas de 30W florescentes compactas, e para isso tenho de fazer dois buracos na tampa do aquário, mas não me importo com a estética do aquário se para isso tiver a dar melhores condições aos peixes e plantas ... e pretendo ainda adicionar muitas mais plantas mas só depois de ter iluminação suficiente ... Nota: só tenho o Aquário há uma semana e ainda ando muito a leste disto...

Cumprimentos

Filipe Santos

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof