Recommended Posts

Publicado

Boas...

Tenho 1 aquario de 60cmx30cmx30cm e gostava que me dessem uma opiniao de que peixes poderei la colocar...

Obrigado

- O que é que diz um peixe claustrofobico para um outro????????

- Estou com falta de água!!!!

Publicado:

Boas,

Em 54 litros só pequenos e pacificos.

Uma hipotese são pequenos Caracinídeos(tetras), em cardumes de 6 individuos cada, uns 3 cardumes: por exemplo 6 cardinais (P.Axelrodi),

6 tetra imperador(N. Palmeri),6 tetra fantasma-negro(M.Megalopterus).

Para peixes de fundo 4 coridoras e 3 Octos.

Outra hipotese poderão ser os ovoviparos: Guppies,Molis,espadas,platis.

Mas não exageres na quantidade...Porque tirando os guppies, os restantes

já crescem perto dos 10 cms...

Atenção á filtragem,qual o filtro que vais utilizar?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Boas...

Eu no aquario aj tenho 1 casal de bettas, tava a pensar comprar guppys e neons....

o filtro que tenho é um filtro interior da tetratec....o tetratec in400 (se n me engano), que é de 230v~, 50Hz,4w,Qmax 400l/h...

Obrigado... :?:wink:

Publicado:

Boas,

Como já tens o casal de Bettas, seria interessante colocares umas Colisas

Chuna porque tambem são asiaticas , crescem pouco e são da mesma familia- Anabatideos.Para peixes de cardume, o ideal era colocares umas 6 rasboras arlequim, porque vivem nas mesmas água que os que já referi.

Para peixes de fundo, o mais indicado seriam Bótias...Mas o tamanho do aquário não permite, por isso podes optar por Coridoras e um Pleco pitt-bull(porque cresce pouco e limpa bem as algas).

Neóns e Guppys não devem viver juntos porque as águas onde cada 1 necessita são bastante diferentes:

-Neons: água ácida e mole.

-Guppys: água ligeiramente alcalina e salobra.

Quanto ao filtro:

-Verifica se tem ceramicas porosa no copo.

-Os bettas não se dão bem com águas com corrente e muito oxigenadas,

por isso a saida do filtro convem estar apontada para o vidro mais proximo.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

ois

antonio:

o casal de colisas tb se daria bem c as aguas calmas ke os bettas tanto apreciam?!... e o betta n gostaria de dar umas dentadas no colisa?!

sao dois pares ke n me importava de ter num so aqua...

xauz

Publicado:

Boas,nscm

O Anabatideos habitam nos rios de fraca correntes Asiáticos e em charcos de água estaganada, por isso possuem 1 orgão que lhes permite sobreviver em condições extremas de falta de oxigéno: O Labirinto respiratório que lhes permite vir buscar ar á atmosfera exterior , fortes correntes deixam-os exaustos e vulneraveis.

Como a Colisa Chuna tambem é 1 Anabatideo a tua pergunta está respondida. :?:

Quanto a possiveis agressões, os machos Betta apenas agridem individuos

da sua espécie, tendo um comportamento relativamente pacifico com os outros peixes.

Á que ter em atenção que não aconselhei a Colisa Chuna por acaso, para conviver com os bettas, é que a maior parte dos Anabatideos, além de serem demasiado grandes para o aquário em questão, iriam agredir o Betta , pois esta familia tem elementos bastante agressivos, como o Peixe-

Paraíso , alguns Gouramis e as chamadas Percas - trepadoras.

Cumps

António Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Não dá para eu ter escalares anoes pois não :?::!::?:

Publicado:

E umas Colisa lalia? tambem nao posso?

Publicado:

E já agora.... um labeo frenatus albino?? é um peixe que eu acho muito atraente,mas nao sei se o posso ter no aquario....

redfin1.jpg

Publicado:
Não dá para eu ter escalares anoes pois não

Escalares anões, não existem :!: Deves ter visto foi exemplares jovens,

de qualquer forma o teu aquário é pequeno para escalares, estes poderiam implicar com os teus Bettas, porque muitos deles tem mau feitio.

E já agora.... um labeo frenatus albino??

Se estiveres disposto a daqui a algum tempo mudar para 1 aquário maior,

pois crescem até aos 18 cm, mas se comprares 1 exemplar bastante jovem , ainda consegues mante-lo durante uns bons tempos, mas compra só 1 , pois eles são agressivos para os da mesma especie.

E umas Colisa lalia? tambem não (palavra corrigida) posso?

As colisas lália tambem podes ter, são igualmente pacificas e não crescem muito, desse tamanho tambem há as colisas cobalto.

Em opção ás rasboras arlequim tambem são compativeis os barbos titteya

ou os barbos Schubert.

Mas tens de fazer opções, pois já é muito peixe para pouca água...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Olá

Um casal de betas num aqua de 54 litros não vai ficar aí por muito tempo. Em principio vais ter de tirar daí a fémea pois o macho vai matá-la (caso não a socorras). Depois tens de pensar em peixes a juntar a um beta. Das espécies que referes a que me parece mais aconselhada a é um casal de colisas.

A minha sugestão era que lhe juntasses um cardume de rasbora arlequim.

Cumps

Jacinto

Publicado:
Um casal de betas num aqua de 54 litros não vai ficar aí por muito tempo. Em principio vais ter de tirar daí a fémea pois o macho vai matá-la (caso não a socorras).

Porque é que tas a dizer isso?? :)

Publicado:

ois

obg antonio... ja agora referia-me mesmo as colisas lalias..

mas agr vejo-me com um problema que é o do filtro, acalmar a corrente ke este faz é um pco complicado, mas n impossivel :)

xauz

Publicado:

Boas...

antonio silva eu tava a pensar em talvez comprar 1 casal de Colisa Chuna, 6 Rasboras Arlequim, 1 labeo frenatus, 6 danio zebra, 1 casal de Colisa Lalia, 2 plecos pitbull,6 barbos titteya....

O que achas :roll::!:

Publicado:
antonio silva eu tava a pensar em talvez comprar 1 casal de Colisa Chuna' date=' 6 Rasboras Arlequim' date=' 1 labeo frenatus, 6 danio zebra, 1 casal de Colisa Lalia, 2 plecos pitbull,6 barbos titteya.... [/quote'']

Os danios são muito activos, não sei se será uma boa ideia, mas também não tenho experiência com bettas, por isso, alguém te irá ajudar melhor do que eu.

Um pitbull pleco deve ser suficiente para um aquário desse tamanho.

Fora isso, parece-me começar a ser muito peixe. Vai com calma.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Boas,Slytherin

O membro Vlad, já respondeu, e bem á tua pergunta.

Porem sublinho que os Dánios embora habitem o continente Asiático,não custumam habitar charcos e águas com pouca corrente como os Anabatideos, pelo contrário gostam de águas bastante movimentadas e são peixes muito irrequietos e que por vezes implicam com as barbatanas dos bettas.

Não deves colocar, mais do que 1 pleco por aquário ,porque eles são territorias e implicam com os da sua espécie.

Quanto ao casal de Bettas, o membro Jacinto poderá ter razão devido ao tamanho do aquário, porque são os machos Betta que constroem os ninhos (de bolhas) e após a desova o macho defende o ninho de qualquer intruso, mesmo da sua femea.

Tambem acho peixes em demasia...

Coloca-os com intervalos de tempo grandes: 6 rasboras , passado 3 semanas medes os parametros de amónia /nitratos se tiver tudo bem 2 colisas e assim sucessivamente... para completares o aquário vai demorar

uns meses , mas se os colocares ao mesmo tempo o teu filtro não vai dar conta do recado e vão haver baixas :wink:

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Olá

Desculpem ter demorado a responder.

Quanto aos peixes já dei a minha opinião mas reforço que estás a exagerar no número de peixes e espécies que se consegue manter num aqua desse tamanho. Esquece essa do labeo. É muito agressivo para peixes como bettas e colisas. Os daneos, apesar de pacificos, são muito vivos e por isso acabam por stressar o beta e as colisas. Os pitbul num aqua desse tamanho basta apenas 1 que dá bem conta do recado. Por isso volto a frisar. O beta, um casal de colisas, um cardume de rasbora heteromorpha e um pitbul. Chega e fica bem giro.

Quanto ao par de bettas num aqua de 54 litros o membro Vlad já respondeu. Eu sou da mesma opinião. Digo-o por experiencia própria (apenas isso).

Jacinto

Publicado:

Deixo aqui uma lista do que tinha no meu plantado com as mesmas medidas do teu(agora passaram para um maior e têm novos companheiros). Convém ter em atenção que o filtro era sobredimensionado, tendo capacidade para mais 20 e tal litros do que o necessário e o aquário era um plantado, o que ajuda na remoção dos nitratos.

Todos os peixes foram colocados espaçadamente para permitir a expansão da colónia de bactérias no filtro, que tinha como matérias filtrantes algodão (perlon salvo erro) e muita cerâmica.

1 Betta macho

1 Ancistrus(é preferível ao Pleco pois só fica com 11cm)

6 Rasbora Harlequin

2 Colisa Lalia(casal)

1 Botia Lohachata

2 Otocinclus affinis

3 Pangio kuhli

5 Caridinas japónicas

A população deste aquário ultrapassava bastante as regras recomendadas e nunca tive problemas mas fiz tudo com calma, ao longo de uns meses e como já referi era um plantado, com algumas plantas de crescimento rápido. A Botia e o Ancistrus foram comprados muito jovens e não tinham o tamanho que podem atingir(11 cm).

Fazia mudanças de água de 10 a 15 litros todas as semanas. Cheguei a estar duas semanas e meia sem fazer uma muda e correu tudo bem.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Também já tive um aqua de 60x30x30 (foi o meu primeiro) e na altura tinha a seguinte fauna:

- 1 casal de colisas lalia

- 1 ancistrus

- 6 néons

- 6 néons negros

- 6 rasboras

- 1 Betta

Sei que mantinha uma grande população de peixes, mas nunca tive problemas, agora estão todos num aqua maior (240l) com outros companheiros!

Aconselho-te a pores 1 casal de colisas, 1 betta, 1 cardume de tetras por exemplo e depois a equipa de limpeza!!

Boa sorte, mas vai com calma!!

Publicado:

Obrigado a todos pela a ajuda.....

:wink: