Recommended Posts

Publicado

Olá!

Já frequento este fórum a uns tempos, mas só agora julgo ter um aquário fixe para postar cá.

Antes de realizar este projecto já tive peixes de água fria e consegui reproduzir por varias vezes, agora decidi mudar para peixes de água quente (há mais variedade e mais dinâmica no aquário).

Material

Aquário 110 cm * 52 cm * 50 cm - 286 L

Filtro Tetratec EX-1200 - 1200 L/H
Filtro Tetratec EX-400 - 400 L/H

Termostato Sera 250 W - 26º

Termostato Aquael 300 W - 26º

Iluminação - Calha Aquaeden 3x54W T5 L8 - 6 horas/dia (por enquanto só tenho 1 lâmpada ativa para ambientar os peixes, antes tinha iluminação fraca)

Hardscape

Substrato fértil - Não tem
Substrato não fértil - Areia de Silica e
Troncos Red moor

Rocha de ribeira

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L
Nitratos (NO3) - 10 mg/L
Nitritos (NO2) - 0 mg/L
pH - 6,6/6,8

Plantas

Egeria Densa "nana"
Anubia (varias)
Musgo de Java

Peixes

4 Ramirezi

30 Neon Tetra

10 Tetra foguinho

4 Corydoras Bronza

4 Corydoras albinas

2 Ancistrus
2 Ottocinclus

Fertilização

TPA - 20% uma vez por semana
2 tampas de Sera Florena no dia depois da TPA

Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas não sou lá grande fotografo.

Vista Geral

geral_1.jpg

Ancistrus
ancistrus.jpg

Cardume Neon Tetra e Tetra Foguinho

neon_tetra_2.jpg

Corydora Bronze

cory_bronze.jpg

Corydora Albina

cory_albina.jpg

Ramirezi

ram_1.jpg

ram_2.jpg

Ramirezi Macho

ram_3.jpg

Otocinclus

oto.jpg

Tetra foguinho

tetra_foguinho.jpg

Se repararam as anubias tem as folhas escuras, e não sei o que possa ser, talvez fosse por antes ter pouca iluminação quando estavam no aquário de agua fria (por isso é que tenho muitas, são das poucas plantas que escapam aos kinguios) ou se são algas.

Ainda estou a ponderar qual será o "rei" do aquário, se coloco escalares, se entro nos discus ou deixo os ramirezis e aumento os cardumes de neons.

Aceito qualquer sugestão que possam dar em relação ao aquário.

Publicado:

Boas yudas,

É bom o pessoal daqui da ilha mostrar os aquários!

Agora que consegui ver melhor o aquário, mantenho a minha opinião, o aquário está fantástico... A fauna é muito bonita. Compras-te na loja do Garajau? A flora também está bonita e as anúbias estão fantásticas. Quanto às folhas escuras penso que sejam algas, mas penso que os ancystrus e ottos acabam com isso. Quanto a rei do aquário, eu gosto muito de Discus, mas o preço deles é um pouco pro puxado, ao menos ao que tenho conhecimento dois são logo 100€ ou perto disso... Só está ligada apenas uma luz? Parece que tem as três ehehehe.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Boas,

JoãogaFernandes

conheço quem tenha escalares e neons sem problemas, o problema talvez será os tetra foguinho que pelo que li não crescem mais de 2/3 cm.

mergulhops2,

sim, a fauna foi comprada no garajau excepto os ancistrus que foram adquiridos este fim de semana na loja do anadia. Só tenho 1 lâmpada ligada porque antes tinha iluminação fraca e não quero apanhar já um aumento de algas brutal, tem de ser com calma.

Publicado: (editado)

Sabes se eles no garajau ou no anadia fazem troca de peixes? Este fim de semana não fui ao Funchal por isso não faço a mínima do que eles têm a nível de fauna e flora... Tetra foguinho era uma boa opção para o meu aqua visto serem pequenos dava para ter um cardume de 10 e ainda o casal de ramirezis... Tem cuidado com o alguedo ehehe...

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Quando tentei vender peixes perguntei no anadia uma vez e um deles disse que compravam depois quando ia lá para vender o que me atendeu, já era outro, disse que não compravam e eram guppies que ia vender, na selva não cheguei a perguntar.

Só consegui vender no garajau e ai acho que podes vender os teus e comprar outros, pelo menos eu já fiz isso.

Esta bem! É que era bom conseguir trocar a fauna do meu aquário. Deixar os alevins crescerem mais um pouco e toca a trocar. Depois telefono às lojas a perguntar... Já ouvi dizer que recebem peixes na selva agora se trocam penso que sim. Se tiveres o contacto da loja do garajau manda mp

Já agora o preço dos tetra é o mesmo que o dos neons?

P.S Já coloquei fotos do meu aquário depois da modificação (pág. 25)

Editado por mergulhops2

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Boas,

Antes de mais parabéns pelo aqua, conseguiste uma composição bastante natural e muito agradável. E as fotos tao ótimas ;)

relativamente a anúbia, não consigo ver bem... se as manchas que dizes tem do gênero dum veludo podem ser algas. as anúbias dão-lhe melhor com pouca luz, se as trocaste dum um aqua pra outro é normal, podem simplesmente estar a ambientarem-se - com mais luz ficam com um verde mais claro. se forrem algas o teu oto vai encher a barriga, não stresses.

Bem, eu sou umas das que tem Escalares e tetras, até agora tudo bem. Se os adquirires juvenis penso que não haverá problema. O bom disso é que os cardumes vão unir-se mais.

Se for já um escalar médio porte tas tramado... já vi os meus comerem uma caridina com mais de 3 cm, sugou-a duma vez e só ficaram os barbilhos de fora lol foi impressionante. se eu deixasse tinha comido mais umas quantas.

Quanto ao preço Escalar/Discus... é relativo... ha estripes de Discus mais baratos que outros assim como a escalares caríssimos.

Mas no geral encontras Escalares juvenis comuns muito barato em lojas.

Se estas indeciso entre um e outro investiga um pouco sobre o comportamento de um e outro, pode ser elucidativo e tornar a escolha mais fácil, pois estas especies tem comportamentos interessantes.

Ou ainda podes optar por aumentar os cardumes e escolher um casal de apistos por exemplo para abrilhantar a companhia ;)

Mais uma vez parabéns pelo aqua, Gostei.

Claire M.

__________________________________________________________________________________

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Claire eu sigo os teus aquário por isso sei que és uma das pessoas que consegue ter escalares e neons. A ideia era mesmo colocar um peixe grande para que os cardumes fiquem mais unidos, e se colocar será juvenis para não haver crises.

O problema de colocar outro tipo de apistos é que se forem como estes que eu tenho, raramente os vejo, ficam a maior parte do tempo escondido. Caso coloque será um casal dos seguintes: cacatuoides ou hongsloi ou agassizi, algo a puxar para o vermelho, acho que falta-me vermelho no aqua. E já andei tentado pelos hongsloi, qualquer que seja o caso, terei de encomendar desse site(não seria a primeira vez).

As anubias até que nem estou muito preocupado, caso sejam algas pelo menos os otos e ancistrus não passam fome. :D

Editado por yudas

Hongsloi são lindos, mas não gosto de apuraçoes, gosto mais deles como ha na natureza. Desta vez optei por um casal de Bitaeniata Sp. 'shishita' lindos, mas pra breve quero tentar uma montagem diferente... e os hongsloi estarão la de certeza! De facto sao animais que andam mais junto ao tronco e em locais mais sombrios, mas sempre que se deixam ver val por 1000 hehe

Ha uma especie de cardume que gosto muito, Nannostomus Beckfordi.

quanto ao vermelho estou de acordo contigo. mas porqué que não tentas uma planta tipo uma crypto wendtii 'mi oya' no ponto focal do aqua

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

Yah, tens razão, quando os ramirezis saem dos esconderijos é algo digno de ser visto, especialmente quando ficam com as cores todas bem visíveis.

quanto a colocar plantas vermelhas, é algo que ainda não tinha pensado seriamente no caso, agora vou ponderar nisso e dá próxima vez que for as lojas vou procurar por alguma, mas como não tenho substrato fértil tenho as escolhas limitadas e como vivo na ilha da Madeira ainda mais limitada fica a escolha. essa crypto que sugeriste até que não ficaria má.

Publicado:

Substrato fértil não é obrigatório, basta ter a coluna de agua bem fertilizada.

De qualquer modo a planta que te sugeri é de manutenção fácil, não pede nada de especial...

Essa crypto é brutal, eu gosto imenso, de qualquer modo podes sempre encomendar a aquaeden por exemplo.

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Publicado:

E pela 3ª vez neste aqua deparo-me com isto quando vim almoçar a casa.

ovos_cory_1.jpg

ovos_cory_2.jpg

Para quem não sabe, isso são ovos de corydora albina, e há mais espalhados pelos vidros.

Agora que cheguei a casa vejo que tem bastantes fungados mas ainda tem alguns transparentes que parecem terem sido fecundados.

Vou deixar a natureza seguir o seu curso normal, ou seja devem ser todos devorados pelos outros peixes do aquário, talvez numa próxima vez eu trate de salva-los.

Publicado:

Boas yudas,

É bom o pessoal daqui da ilha mostrar os aquários!

Agora que consegui ver melhor o aquário, mantenho a minha opinião, o aquário está fantástico... A fauna é muito bonita. Compras-te na loja do Garajau? A flora também está bonita e as anúbias estão fantásticas. Quanto às folhas escuras penso que sejam algas, mas penso que os ancystrus e ottos acabam com isso. Quanto a rei do aquário, eu gosto muito de Discus, mas o preço deles é um pouco pro puxado, ao menos ao que tenho conhecimento dois são logo 100€ ou perto disso... Só está ligada apenas uma luz? Parece que tem as três ehehehe.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Com 100 euros, não compras 2 discus, compras 1, e há discus que chegama gustar 120 €

Meu Aquario

"40 litros "

Segundo Projeto:

"nano"

Publicado:

AquaMysterio esse preço também depende do tamanho, estripe dos discus. Com 100 € é bem possível comprar 2 discus, ou talvez mais.

Ontem quando estava a acabar o fotoperíodo deparo-me com um dos casais de ramirezis a acabar e defender uma postura.

Deixei uma luz de presença ligada durante a noite, hoje a postura ainda está lá com os pais a defender, veremos se escapa algum, mas como isto é a 1ª postura não tenho muitas esperanças.

ovos_ram_1.jpg

ovos_ram_2.jpg

ovos_ram_3.jpg

ovos_ram_4.jpg

Publicado:

Boas yudas,

Tens tido festa aí em casa ehehe

Se a ninhada de ramirezis vingar arranja-me um casalinho! Tetra foguinho com que frequência encontra-se à venda no garajau? É tipo neons que tem sempre ou é esporadicamente?

Gostava mesmo de trocar os guppys pelos tetra visto serem mais pequenos e dar para ter um cardume de 10 no meu aquário...

Cumprimentos,

Pedro Sousa

<p> </p><br />

<p> </p>

Publicado:

Boas

Infelizmente a ninhada de ramirezis foi devorada, ainda aguentou 1 dia e meio lá ao cuidado dos pais, mas no domingo no fim da tarde já não havia nada para ninguém. :( já calculava que isto fosse acontecer. Para a próxima pode ser que tenha mas sorte, ou então eu ajudo a sorte. :D

Eu só vi 1 vez tetra foguinho a venda no garajau e como achei piada comprei todos os que tinha a venda. Desde esse dia nunca mas lá vi a venda, mas é uma questão de perguntar ao dono.

Agora tenho 3 novos inquilinos, caracóis (pelo menos os que eu consegui ver). E logo eu que não queria caracóis no aqua.

helena.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!