_Dominic_ Publicado Abril 4, 2005 Publicado Abril 4, 2005 bem eu keria saber como e k eu desço o ph sem gastar dinheiro em produtos quimicos ..... bem eu keria saber se havia algum modo de assim fazer mas uma coisa troncos estao fora de questao nao a espaço....alguem me ajuda e ja agr keria o ph a 7 e ta a 7.5 Citar 1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......
Luís Fortunato Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 Olá. Há sempre vários aspectos a considerar. Os mais importantes de todos, para mim, são as características do aquário: tipo de filtros, massas filtrantes, substratos, decoração, etc... Depois tens de tomar atenção à água que utilizas para as trocas de água. Se usares uma água muito dura, ou com um poder tampão relativamente forte (normal nas águas canalizadas), de certeza que vais ter dificuldades em manter o pH dentro dos valores que queres. Se tiveres um aquário plantado, mas com um número de plantas aceitável, aconselho-te a usares injecção de CO2. Nem que seja perto da superfície. É o método mais práctico para manter um pH ligeiramente ácido. Já agora, não te esqueças que lá por termos peixes cujo pH óptimo é 7.5, não quer dizer que eles não sobrevivam a pH 6.0-6.5. Digo isto, porque às vezes é mais fácil tamponizares o pH para valores de 6.0-6.5 do que o teres a 7.0, e para os peixes é quase a mesma coisa. Como exemplo tenho os meus bótia palhaço e uma Guppy fêmea a pH=5.5. Todos eles respiram saúde. É tudo questão de habituação. Se a mudança de pH for feita de modo gradual e com paciência, dificilmente terás problemas. Pelo menos é a minha opinião. Outra coisa que podes usar para baixar o pH, mas costuma baixar para valores ainda mais baixos que o CO2, é a turfa. Se tiveres um filtro externo, acho que para um aquário ácido é o melhor que existe. torna a água macia e conjugada com alguns troncos, tamponiza o pH à volta de 5.5-6.0. Se o teu avatar faz jús ao aquário que tens (espero não me ter enganado, creio ser um ciclídeo sul-americano) acho que é a melhor solução. Um pacote de turfa granulada da Fluval custa à volta de 10 euros. Se usares 1/3 do pacote, geralmente, mantem-te o pH estável durante umas 2.5-3 semanas. Obviamente que tudo isto depende da litragem do teu aquário. Falo por experiência própria. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Escreve como mandam as regras do fórum. Aposto que não escreves assim nos testes da escola, pois não? Já não é a primeira vez que te advirto para isso. E tal como eu, já vários users do fórum o fizeram... Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
_Dominic_ Publicado: Abril 4, 2005 Autor Publicado: Abril 4, 2005 desculpem pela forma que escrevo e eu tento escrever o melhor possivel mas é o habito, e como e claro não escrevo assim na escola :D no meu avatar tenho um krib logo e um ciclidio mas africano eu sei k é uma locura mas tenhu kribs com ramis e tento establecder um ph neutro para ambos tenho co2 pois o meu aqua e plantado o meu ph establizou com uns quimicos proprios para o ph baixar e neste momento esta entre 7 e 6.8 o k e bom para ambos. foste muito esclarecedor ivanpantz e ajudaste muito obg Citar 1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......
Pedro_fixe Publicado: Abril 4, 2005 Publicado: Abril 4, 2005 è assim: falando rapido e bem, Se n keres gastar muito dinheiro uza turfa e informate como a uzar. A turfa faz deçer o Ph mas tens de ver o tempo que tens por a turfa Se tens alguma duvida fala cmg Citar
Recommended Posts