j-santos Publicado: Maio 21, 2013 Publicado: Maio 21, 2013 mais uma vez BRUTAL esta cada vez mais bonito. abraços joao santos
DMACHADO Publicado: Junho 14, 2013 Autor Publicado: Junho 14, 2013 Começa a ser possível ver alguma estabilidade. Entre dia 29 de Maio: ...e dia 9 de Junho, a explosão das lótus, das ludwigias e da hygrophila foram incríveis. Nesta semana tive de "desflorestar" e não podar! Fez-me lembrar o aquário antigo! Entretanto os discus estão de boa saúde, e os seus vizinhos ramirezi também andam entretidos a explorar o aquário. Tenho planorbis azuis, brancos, vermelhos, dourados, leopardos e castanhos quase pretos, todos com as cascas perfeitas, graças ao cálcio das rochas. Como o aquário esteve quase 3 semanas sem TPA, aproveitei para medir os parâmetros antes de trocar cerca de 60% da água: pH 7.0 GH 11 Kh 7.5 NO3 20 PO4 2.5 Alguma subida da dureza da água já seria de esperar, mas aqui o factor mais importante é a estabilidade do pH, a base do bem estar de todos os animais e mesmo das plantas. Após a poda (carecada) o aquário ficou com este aspecto: O pequeno filtro 200l/h para distribuição do CO2 não estava a resultar e voltei a instalar a powerhead 700l/h, para garantir boa circulação e chegada dos nutrientes a todas as zonas do aquário. Vai-se notar de imediato na limpidez da água e mais tarde nas plantas que têm sinais de carência de carbono. A limnophila aromatica adaptou-se e começa a crescer bem. As sagitarias, valisnerias, cryptocorynes wendtii e balansae também estão a dar sinais de adaptação. O maior problema que existe neste momento são as blyxas, sofreram um impacto muito grande e estão com folhas pequenas e demasiado claras, veremos como se dão com a nova circulação de água. Falta ali um bom bocado de CO2, é certo, mas estou a apostar na emissão de CO2 do substrato que deve estar a começar a produzir efeitos. A receita de CO2 de gelatina e arroz feita a 6 de Maio continua a produzir, apoiada por outra garrafa feita a 25 de Maio. Se conseguir cortar o fluxo nocturno, como estou quase a conseguir, uma garrafa de 3 em 3 ou 4 em 4 semanas poderá ser suficiente, veremos mais à frente. A iluminação tem-se mantido nos 43W. Continuo a afirmar - temos aquário! 1 ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
NGOD Publicado: Junho 14, 2013 Publicado: Junho 14, 2013 Boas, quando as coisas são feitas com pés e cabeça e muita dedicação, o resultado é este brilhante...... Abraço
LUISAO Publicado: Junho 16, 2013 Publicado: Junho 16, 2013 boas finalmente novidades frescas mas ja da para ver que vamos ter mais do mesmo um grande aquario.ja arranjei a terra de bonsai para o grande e ja esta a mineralizar o proximo passo vai ser o co2 caseiro.as sagitarias que me arranjaste cada vez mais bonitas ja estou a fazer a lista das plantas para a remodelacao.ja agora que altura de substrato fertil usaste? achas que dois sacos de 5 litros chegam o aquario tem 1 metro de comprimento por 40 cm de profundidade e a altura da areia de rio era so para ficar com uma ideia das quantidades.continua com estas brincadeiras para dar coragem a rapaziada.abraco
DMACHADO Publicado: Junho 17, 2013 Autor Publicado: Junho 17, 2013 Boas, vamos lá a ver se isto estabiliza de vez, anda a melhorar lentamente, não quero perder as blyxas. Dois sacos de 5L dão perfeitamente para esse aquário, espalhas o substrato no fundo, e em altura deve dar uns 3 cm à frente e uns 5cm atrás, talvez mais. Usa areia de praia por cima, bem lavada e sem ser da mais fina, eu apanhei areia da zona da maré, com grão de 2-3mm. Isso adiciona cálcio ao aquário e estabiliza o pH. Não é tanto coragem, é preciso conta e medida, e descontracção! Um abraço. ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
DMACHADO Publicado: Junho 25, 2013 Autor Publicado: Junho 25, 2013 Novo habitante, um checkerboard que começou a comer passado pouco tempo de entrar no aquário: Entraram também 6 ottos para ajudar nas limpezas. A luz está nos 35W, e as plantas agradeceram, nota-se que estão a reagir melhor. Coloquei um reactor de CO2 na saída da powerhead e agora tenho dissolução a 100%, além de que de noite armazena um pedaço de CO2 para o arranque matinal, espero que seja um bom progresso. Veremos dentro de umas semanas. 1 ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
NGOD Publicado: Junho 25, 2013 Publicado: Junho 25, 2013 Novo habitante, um checkerboard que começou a comer passado pouco tempo de entrar no aquário: Entraram também 6 ottos para ajudar nas limpezas. A luz está nos 35W, e as plantas agradeceram, nota-se que estão a reagir melhor. Coloquei um reactor de CO2 na saída da powerhead e agora tenho dissolução a 100%, além de que de noite armazena um pedaço de CO2 para o arranque matinal, espero que seja um bom progresso. Veremos dentro de umas semanas. Boas qual foi o reactor que puseste ? isto porque á umas semanas que ando com um diy e na ultima versão tenho uma seringa acoplolada ao powerhead mas já vi uns com umas ventoinhas que forçam a partir ainda mais o co2..... existe muita coisa no youtube mas nenhum com essas ventoinhas..... Se tiveres algum desses com umas fotos que dê para tirar ideias era bom .....
DMACHADO Publicado: Junho 25, 2013 Autor Publicado: Junho 25, 2013 Boas, foi um com 3 bioballs, o de baixo: : Estão sempre umas bolhas de CO2 no topo, mas não sai nenhuma, ou seja, dissolve tudo, mesmo quando agito as garrafas e devia sair um turbilhão de CO2, nada. Parece-me ser muito eficaz, com uma powerhead 700l/h, claro. Abraço. ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
NGOD Publicado: Junho 25, 2013 Publicado: Junho 25, 2013 Boas desses já tinha visto no ebay são bem baratos e mais bonitos que a seringa que eu tenho, mas como os que eu vi vinham da china e eram tão baratos tive medo de ser um fiasco..... esse mais pequeno chega para o tamanho do teu aquario? a powerhead que estou a usar não e bem uma powerhead mas sim um filtro interno de 200L/H sem a parte do copo. Achas com 200L/H nao resulta é que uma powerhead maior no meu aquario fica pouco estetico. abraço
DMACHADO Publicado: Junho 25, 2013 Autor Publicado: Junho 25, 2013 Eficácia acho que será perto de 100%, não vejo nada a sair, logo estará tudo dissolvido... Sinceramente, acho que um filtro de 200l/h não tem força para rodar estas bioballs, a terceira do meu reactor quase nem mexe. Deve haver outros modelos mais pequenos... ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
NGOD Publicado: Junho 25, 2013 Publicado: Junho 25, 2013 Eficácia acho que será perto de 100%, não vejo nada a sair, logo estará tudo dissolvido... Sinceramente, acho que um filtro de 200l/h não tem força para rodar estas bioballs, a terceira do meu reactor quase nem mexe. Deve haver outros modelos mais pequenos... Pois é que este filtro no chinocas custou-me 4 euros e uma powerhead com mais potencia e pequeno nao deve ser barato é o problema da troika nao desaparecer de portugal.
DMACHADO Publicado: Junho 27, 2013 Autor Publicado: Junho 27, 2013 Um factor que sempre relacionei com boa dissolução/doseamento do CO2 são as partículas visíveis na água (não sei bem qual a razão). Sempre que a luz excede o que as plantas conseguem processar, aumentam as partículas suspensas. Sempre que adiciono o CO2, e com mais CO2, dissolvido de melhor forma, as partículas visíveis diminuem consideravelmente, desaparecem até. Foi o que acabou de acontecer com este reactor, o que indica dissolução a 100% ou perto disso. Além disso, armazena um pedaço do CO2 que era desperdiçado durante a noite, e ao arrancar com o fotoperíodo possibilita "carregar" mais um pouco a água com CO2, o que é excelente para as plantas. Uma coisa muito positiva é que, mesmo agitando as garrafas e fazendo sair bastante CO2, o reactor parece dar conta da dissolução de tudo. Logo, quando eu tiver a solenóide instalada e houver a descarga de CO2 na abertura da válvula, controlada por uma válvula de agulha, está-me a parecer que não vou ter desperdício de CO2, aproveito a produção da noite para o arranque do fotoperíodo. já estou há mais de 1 mês à espera da válvula, só agora chegou a Portugal e esperemos que não pare para controlo aduaneiro, senão é mais um mês... ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
cptfreak3 Publicado: Outubro 4, 2013 Publicado: Outubro 4, 2013 Há bastante tempo que acompanho os teus projectos, muito sinceramente, e já tenho pensado em usar a tua mistura de substrato para o meu comunitário por exemplo, e há meses que andava desejoso de fazer uma calha led como a tua, mas nunca consegui ir muito longe na minha pesquisa. Mas desta vez vou avançar porque estou a desfazer-me da bateria e vou optar por fazer algo assim.Eu sei que tu já explicas no teu tópico, mas não entendi grande coisa, e por isso só te peço se tiveres algum tempito para passares aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221989e dizeres algo, porque o que quero fazer é mesmo o que tens com controlador e tudo, por isso aguardo alguma resposta, depois de me encaminharem não vou ser grande chato.Também aguardo actualizações acerca deste aqua (: e parabéns pelo blog, falta lá é mesmo um passo a passo para a calha xDObrigado e abraço Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
DMACHADO Publicado: Outubro 30, 2013 Autor Publicado: Outubro 30, 2013 Boas, Vou passar no tópico e dar a minha contribuição. O aquário está a estabilizar, é muito exigente a nível de CO2, pelo menos enquanto o substrato não começa a dar a sua contribuição com CO2. As plantas já se adaptaram e estão bastante melhor, mas perdi as blyxas. A luz direccionada dos leds não tem nada a ver com a de lâmpadas e o impacto é grande. Estou a meio caminho de regular o CO2 de garrafa com uma solenóide, um dia destes dou notícias. De facto há muito que não actualizo o tópico, seguem duas fotos do aquário (de telemóvel): Mal tire novas fotos com a máquina trato de as postar. 1 ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
DMACHADO Publicado: Novembro 8, 2013 Autor Publicado: Novembro 8, 2013 Cá ficam duas imagens de melhor qualidade. O casal de CPOs está a dar-se bastante bem no novo aquário: Cumprimentos a todos. 1 ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
BaRRoCo Publicado: Fevereiro 2, 2014 Publicado: Fevereiro 2, 2014 desculpa o offtopic mas será que 40 w de leds de 1w (90-100 lumens cada) cada para um aquário de 150*50*50 dará para alguma coisa? ou será pouco? visto ter neste 40w e parece estar mais ou menos estável e bem bonito por acaso! Abraço e força ai no aquário que tá brutal!
DMACHADO Publicado: Fevereiro 7, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2014 Boas, não é off-topic. LEDs de 1w no máximo dão bastante menos luz que LEDs de 10w a 30 ou 35%, que será perto da eficiência máxima. Acho que poderão dar uma luz interessante se tiverem lentes... mas talvez LEDs de 3w sejam uma melhor opção... ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
DMACHADO Publicado: Março 18, 2014 Autor Publicado: Março 18, 2014 Há muito devida, uma actualização com fotografias recentes: Uma sagitaria e uma lotus a crescer pelos furos da pedra... E por fim o novo sistema de CO2 com armazenamento nocturno que ando a testar: Cumprimentos a todos. 1 ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
JoaoRRM Publicado: Março 23, 2014 Publicado: Março 23, 2014 Boas, Novidades? Como tem funcionado o sistema de CO2? Cumps.
DMACHADO Publicado: Março 24, 2014 Autor Publicado: Março 24, 2014 Boas, o sistema de CO2 tem funcionado bem, armazena 1,5l de gás durante a noite, e utiliza-o na totalidade no início do fotoperíodo. Se tivesse 3 litros seria melhor. Se conseguir fechar a produção de CO2 durante a noite, apenas os "disparos" da válvula de segurança o irão encher, e nesse caso deverá ser suficiente. Estou a começar a pensar que possivelmente este aquário precisa de pelo menos 300g de açúcar a fermentar com intervalos de 7 a 10 dias, a determinar futuramente. E isto com leveduras para álcool que aproveitam mais açúcar que as de padeiro. Antes disso, quero corrigir o espaçamento dos leds (para corrigir as ligeiras "sombras" no meio e nos cantos - demora 1 horita a fazer isso) e, extremamente importante, corrigir o fluxo de água no aquário, o que ainda vai demorar. Tenho zonas com água mais parada e alguma cladophora, e também alguma acumulação de detritos, que me andam a aborrecer. Vou passar o sistema de Co2 para o lado esquerdo a alimentar uma flauta, e colocar outra flauta na saída do filtro do lado direito, e a powerhead 600lts/h que está neste momento no canto esquerdo vai passar a varrer o terço superior da direita para a esquerda. para forçar o retorno embaixo da esquerda para a direita, para a pesca do filtro. E encomendei um wavemaker para fazer uns testes. Cumprimentos. ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
AACC Publicado: Março 24, 2014 Publicado: Março 24, 2014 Boa tarde. Excelente! Obrigado pela partilha e ensinamentos. Cumps.
DMACHADO Publicado: Abril 1, 2014 Autor Publicado: Abril 1, 2014 Boas, Após ler tanta coisa acerca de circulação de água, até 10x o volume do aquário, etc etc um amigo ajudou-me este fim de semana a reconfigurar a saída do filtro e as powerheads, incluindo a do CO2. Tenho agora duas flautas ao longo do fundo do aquário, uma alimentada pelo filtro, outra pelo sistema de CO2, abandonei o reactor de bioballs. Em apenas 3 dias, notei logo uma diferença na claridade da água e nas plantas, veremos o que acontece no espaço de uma ou duas semanas. Esta semana, uma TPA e uma aspiradela do fundo vão contribuir para estes resultados. Aqui está um video da circulação de água. O tremeluzir é provocado pela iluminação LED Cumprimentos a todos. ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Carlos Pacheco Publicado: Abril 11, 2014 Publicado: Abril 11, 2014 Ja acompanho o teu topico a algum tempo e so posso dizer que esta 5 estrelas sim senhor [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]
JANF Publicado: Junho 1, 2014 Publicado: Junho 1, 2014 Boas! Como já vem sendo habitual, os teus projetos são sempre espetaculares e de grande inspiração para todos os verdadeiros apaixonados pela aquariofilia. Vou continuar a seguir este tópico, certamente Abraço, André Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+Atuais: Projetos em preparação para breveDescontinuados: Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)
DMACHADO Publicado: Junho 13, 2014 Autor Publicado: Junho 13, 2014 Obrigado, tenho andado ocupado, e o aquário acaba por pagar um pouco por isso, mas em breve actualizarei o tópico... ::EndorFeena::Projecto Discus 300Laquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)calhas LED DIY (2010)CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiroo meu blog
Recommended Posts