Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal

Vinha aqui pedir a vossa ajuda para algo que me anda a tirar a paciência e a deixar um pouco triste…Já há alguns anos que mantenho
camarões. Como o meu principal interesse sempre foi a aquascaping e aquários high-tech apenas mantive espécies que pelas suas
características são simples de manter e robustas a níveis de parâmetros, leia-se C. Japonica e Red Cherries. O objetivo foi sempre manter aquilo que considero a mais eficaz equipa de limpeza a todos os níveis em plantados.

No aquário que mantinha em Lisboa incluía várias dezenas de C. Japonica e uma colónia de Red Cherry com várias centenas de indivíduos. Sempre prosperaram e eu nem nunca usei acondicionador…nunca tive problema algum.

Recentemente, montei um aquário onde presentemente resido (Ferreira do Zêzere, centro do país) e comecei gradualmente a transferência de um aquário para outro. Como tenho consciência que a água nesta zona poderia não ser de tão boa qualidade, presentemente estou a usar condicionador.A verdade é que tenho tido mortes sucessivas de red cherries, todos os dias duas/três mortes. Vejo também algumas mudas de carapaças.Já à cautela apenas introduzi 3 C. Japonica, dado que são espécimes com 3 anos e não gostava de todos os outros que possuo…. e até ver nada de anormal

A aclimatização foi realizada por método gota a gota com duração de cerca de 2h

Dado ao exposto vinha pedir a vossa ajuda para algo que me esteja a escapar.

Aquário de 200l

Parâmetros – Medidos em pleno fotoperíodo (com a injeção de CO2 a funcionar)

TPA realizada na 2ª feira.
gH- entre 2/3

kH – 2

PH –6,6

Amónia – 0mg/l

Nitritos – 0mg/l
Nitratos –10mg/l

Fosfatos – 1mg/l
Fertilização – Método EI (comosempre fiz)

Água da Rede –

pH – 7,4

Cloro - 0,35mg/lAlumínio – 26ug/l

Amónia - <0,04 mg/l

Ferro - <20ug/l

Nitritos - <0,04 mg/l

Cálcio – 16mg/l

Chumbo - <2ug/l
Cobre – 0,006mg/l

Dureza total (gH) – 50mg/l que corresponde na escala alemã – 2,8ºdH

Todos estes camarões foram transferidos, ou seja estão mais que “habituados” à fertilização e à injeção de CO2 que pratico e consequentemente aos níveis de fosfatos e nitratos, nesse aspeto nada se alterou. A única coisa que verdadeiramente mudou foi a água. Será que as mortes se devem á uma dificuldade de formação da carapaça devido a presentemente ter uma água muito macia (kH e gH muito baixo)?

Alguém tem ideias?

PS- introduzi há dois dias um pouco de areia de coral no filtro para ver se consigo subir um pouco os valores de gH e kH … procedimento correto?

Publicado:

Realmente parece-me que pode ser o que tu referes, falta de minerais essenciais na água para efectuar a muda de modo a estarem adaptados às novas condições. Também pode ser uma infecção bacteriológica, visto que que os exemplares não estão habituados a possíveis bactérias presentes em Ferreira do Fêzere, eles podem estar "constipados", e como é costume nos camarões quando estão doentes, morrem facilmente.

Notas alguma diferença de comportamento neles??

Espero ter sido util...

Publicado: (editado)

Nuno Obrigado pela ajuda....

Neste caso estou meio perdido...continuam a morrer 1/2 por dia sem aparetemente haver uma explicação.

Acredito que seja os parametros...

Aquilo que fiz desde o ultimo post foi

- retirar parte da areia de coral, os parâmetros subiram muito numa semana e tlv tenha sido daí as mortes que verifiquei ultimamente.

- coloquei carvão ativado...só para descartar possibilidades.

- agora vou esperar a ver estabilizo e ver se as mortes continuam

- os red aparentemente parecem-me normais a alimentarem-se sem grandes problemas, mas a verdade é que as mortes ocorrem.

- O C. Japonica não apresentam problema.

- Não encontro sinais de doença evidente

Agora vou manter durante uma duas semanas sem alterações para ver o resultado!

Alguma ideias extra digam...

Editado por Ptuga