Recommended Posts

Publicado
Quanto ao meu aquario, algo de muito grave se esta a passar, desde ha 1 semana e meia que tenho andado a ter mortes umas atras das outras sem explicacao
Tenho um cubo 50*50*50 (125L/130L)

Deltec 600 - mochila

iluminacao 4*24W da odissey com 2azuis e 2brancas

ainda tenho um eheim canister externo que tem apenas umas bolas de filtragem que basicamente esta a apanhar agua de superfície, para tirar aquele filme de gordura

Nao tenho sump
circulacao com uma sun sun wavemaker 2000L/h

reposicao é feita com agua de RO que esta a sair com 4ppm

TPA semanais de 10L, principalmente com agua do mar mas tambem intercalo com com agua RO + sal

Os paremetros sao

densidade 1024

temp 26c

DKH 5

PH 8.2

NO2 0,05

CU 0

O2 5

NO3 10

PO4 0,05

Cal 400

Mg 1000

Ja passei por uma loja com agua do aquario e confirmaram estes valores

em resumo desde a semana passada que dia a dia vem morrendo um vivo

comprei um peppermint shrimp que morreu 2 dias depois (pensei que os debelius lhe tivessem feito a folha)

1dia

morreu um lysmata abonesis

2 dia

morreu outro lysmata abonesis

4º dia

morreu lysmata debelius

morreu occelaris pequeno

morreu occelaris pequeno

e hoje tenho um occelaris medio grande tambem a quinar (ainda ontem estava bem e a reparei que estava a comer)

hermitas patas verdes, azuis e vermelhos estao ok

hermitas pequeninos escarlate tb estao ok

entretanto tenho um hepatus pequeno (5cm) que esta ok e esta a comer

e uma salaria que tambem esta ok

no corais

GSP que ontem deixaram completamente de abrir

euphylias todas retraidas

palitoas e zoanthus verdes, laranjas e verde petroleo estao a abrir bem

zoanthus branco e laranja estao fechados ou pouco abertos
sarcophiton tem estado a abrir bem

ricordia tambem esta retraida

acho que ate o raio das aptasias estao retraidas...

sugestoes?? isto de ver tudo a morrer é um pouco desesperante! :S
a unica coisa que tenho feito é mudanças 10L dia sim dia nao

do que me ocorre passa por
a agua da rede publica esta a levar tratamentos quimicos e esta a passar na RO

as mulheres da limpeza passaram produtos no aquario (mas elas estao mais que avisadas para nao fazer e nunca tive problemas antes)

sugestoes precisam-se

Publicado:

Ja agora, os peixes quando morrem, não têm manchas, nem escamados, nem inchados, nem olhos esbranquiçados.

Parece que ficam com dificuldade em nadar, tipo em esforco e acabam por ir morrendo lentamente

Publicado:

Boas

Para começar para com as mudanças parciais porque assim nunca deixas o sistema estabilizar.

Faz uma por semana de 20%

Acho que tens pouca circulação.

Deixa o aquário estabilizar e passado uma semana fazes uma tpa de 50 litros e voltas a fazer os testes.

Nao coloques mais nenhum vivo ate isso estabilizar.

Cumpr

Carlos Resende

Publicado:

Obrigado Carlos,

Esta é o setup que esta há mais de 2 anos comigo sem problemas, sem mortes e com crescimento de corais. A circulação que tenho nao deixa pontos mortos, possivelmente nao será 2000 mas sim 3000.

As tpa que fiz foi hoje de 20L e anteontem de 10L

Por receio q haja mesmo algo toxico na agua

E novas introduções , completamente fora de questão

Publicado: (editado)

Obrigado Carlos,

Esta é o setup que esta há mais de 2 anos comigo sem problemas, sem mortes e com crescimento de corais. A circulação que tenho nao deixa pontos mortos, possivelmente nao será 2000 mas sim 3000.

As tpa que fiz foi hoje de 20L e anteontem de 10L

Por receio q haja mesmo algo toxico na agua

E novas introduções , completamente fora de questão

Se houver algo tóxico no aquario como tu falas-te em produtos de limpeza entao devia de haver uma gosdura na superfice na agua.

As-de reparar se tem ou nao gordura.

Pois eu bem tava a achar estranho pois a sunsun nao tem bombas de 2000 mas sim de 3000l.

As mudanças parciais convém serem certas e com a mesma quantidade de agua para o sistema nao destabilizar.

Se ja fizes-te tpa hoje então espera uma semana e fazes de novo, enquanto isso vai vendo se notas algo estranho e como se portam os vivos.

Vai postando noticias.

Cumpr

Editado por resende
Publicado:

Carlos,

a superficie tem aquele "filme" normal, nao tem espuma nem nenhuma gordura brilhante extra

A bomba de circulacao confirma-se que é de 3000L/h é a jvp-101 da sunsun

novidades:

E infelizmente o occelaris maior e ultimo, esta todo ofegante parado no fundo, do saco...

reparei que no areao estavam uma serie de ofiuros mortos, uns 2 ou 3 (ja os aspirei)

o hepatus e a salaria parecem bem!

https://skydrive.live.com/redir?resid=10B67A97BB84D306!166&authkey=!ALg-T7e4PqdsQHY

vai aqui o link de umas fotos onde da para ver a pelicula que esta, os supostos ofioros, e o aspecto do aquario, onde se ve os zoanthus e as palithoas abertos, a euphylia coitada toda encolhida, e os GSP com meia duzia de polipos semi abertos

nao ta facil...

Publicado:

Boas

Que agua usas para as tpa´s?

Essa Gordura nao é muita boa mas acho que nao mata.

Para te ajudar melhor coloca aqui o setup do teu aquario para o conhecermos melhor e perceber se ha alguma coisa de mal.

Cumpr

Publicado:

Boas.

Com um KH de 5 esse ph deve oscilar bastante em especial durante a noite não?

Experimenta medir o PH quando o aquário estiver as escuras se possível...

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png

Olá Goncalo,

Sei que o kh é baixo, anda sempre entre os 5 ou 6, que pode dar origem a oscilações de ph mais facilmente.

Em tempos medi no fim do ciclo de luz e medi no inicio do ciclo de luz e o ph estava estável.

As medidas q tenho feito tem sido durante o dia, mas vou medir amanha de manha para ver se esta com variações, boa dica! Obrigado

Ja agora em update,

Morreu o meu ultimo camarão um debelius

E continua a aparecer aquelas estrelas ofiuros mortas...

O hepatus e a salaria continuam bem e a comer

O sarcphyton deixou de abrir os pólipos.

E o ultimo occelaris acabou por morrer ontem a noite

Editado por PedroSoares_15791
Publicado:

Boas

Sinceramente tem que ser algo mais grave na agua.

O melhor se conseguisses era fazer uma tpa de 90% para ver se o mal desaparece porque se fosse só morte de peixes era uma coisa mas agora com mortes dos invertebrados ja começa a ser mais preocupante.

Cumpr

Carlos Resende

Publicado:

É o que eu acho... Algo de grave, mas o quê?

Os únicos q estão a escapar são os hermitas. De resto esta a afectar, corais, camarões, peixes, vermes (os ofiuros), e os 2 turbos tb ja foram.

Ver se melhora alguma coisa nos próximos dias, se nao domingo vai una muda grande!

Aconselha agua de mar ou agua feita?

Obrigado

Pedro Soares

Publicado:

Será que o problema está na água do mar!? Podes ter trazido algum microorganismo/ doença que te esteja a arrasar o aquario...

Os peixes não têm nenhum sintoma!?

Publicado:

Boas.

Com um KH de 5 esse ph deve oscilar bastante em especial durante a noite não?

Experimenta medir o PH quando o aquário estiver as escuras se possível...

Gonçalo,

PH de ontem a noite no fim do cliclo de luz 8.2

PH de hoje de manha depois de 10h apagado 8.0

é uma variacao aceitavel, o que achas?

Cumps

Pedro

Publicado:

Será que o problema está na água do mar!? Podes ter trazido algum microorganismo/ doença que te esteja a arrasar o aquario...

Os peixes não têm nenhum sintoma!?

Ola Ricardo,

Poderia ter sido isso sim, tambem pensei nessa situacao.

mas da ultima vez que usei agua do mar, fui buscar ha cerca de 3 semanas ao cabo raso (onde sempre fui). E a TPA que fiz foi de 20 L (entre agua do mar e agua de RO para baixar a salinidade).

No fim de semana seguinte ja fiz com agua de RO + sal (depois desta tpa é que houve a 1ª morte) e este fds que passou mais as TPA que fiz durante a semana foi sempre com agua de RO + sal

e que micro organismo ou bacteria seria para afectar corais, peixes e invertebrados? e seriam 16L de agua do mar em 130 de aquario

e daquilo que vejo nos peixes que morreram que foram so occelaris ate a data, nao vejo nenhuma alteracao fisica. Parece que começam a nadar em esforço e acabam por ficar no fundo ofegantes. Este ultimo occelaris que morreu anteontem, reparei que ao fim de 3 ou 4 horas no fundo do saco ofegante e praticamente a morrer que começou a ficar esbranquiçado (mas presumo que isso seja normal)

Os outros 2 pequenos occelaris que tinha, nao apresentavam alteracao nenhuma, nem pintas nem manchas brancas ou escuras, nem barbatanas ratadas...

algum outro sintoma que podesse indicar alguma coisa?

Obrigado

Pedro

Publicado:

A sa

Qual era a salinidade que tinhas, em quantos dias baixaste e o que usas para medir?

Bom dia Gonçalo,

A salinidade esta nos 1024/1025 e uso um refractometro para medir.

Quando digo baixar a salinidade é da agua que vem do mar, que normalmente vem a 1030 e junto agua de RO para ficar nos 1025/1024. Mas isso é algo que faço em 10 minutos! :)

Depois deixo a agua com uma bomba de circulacao e um termostato durante umas horitas ate a temp estar nos 25c (verifico novamente a salinidade) e depois junto ao Aquario.

Publicado:

Processei mala informação.

Refractometro calibrado com osmose?

Antes de mais eu tentava subir o Kh. Adicionas alguma coisa para isso?

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Publicado:

Processei mala informação.

Refractometro calibrado com osmose?

Antes de mais eu tentava subir o Kh. Adicionas alguma coisa para isso?

Sim o Refractometro ja esta calibrado (ja nao o fazia ha uns bons meses), e as minhas medicoes foram verificadas na Aquahobby

A unica coisa que adiciono é Kalwasser 1 vez por mes 1,5L agua com 1 colher de cha de po e magnesio 1x por semana

O KH sempre tive entre os 5 ou 6, como posso aumentar o KH?

Obrigado

Pedro

Publicado:

Update,

N fiz mais nenhum muda de agua,

Fiz novamente testes e os valores mantêm-se.

No tive mais mortes de peixes, que também só sobraram a Salaria e um hepatus, continuam a comer bem e a comportarem-se bem.

A nível de corais, tenho os

zoanthus uns abertos e outros fechados,

GSP ja estão a abrir

Sarcphyton tem os pólipos todos recolhidos

euphylias acho q vão morrer todas, há uma cabeças recolhidas e outras cabeças q parece que tem uma baba a cobrir

Do invertebrados do só sobraram uns caracóis

Ofiuros, camaroes morreram todos

Vamos ver como isto desenvolve...

Publicado:

Olá Pedro,

O que descreves àcerca do que se passa com o teu aquário, é muito estranho: peixes, camarões e corais a morrerem, sem razões óbvias...

Os valores dos parâmetros que apresentas no reefstats, estão actualizados? Tens o KH e o magnésio um pouco baixos, mas isso não explica o que está a acontecer.

A explicação que vejo para isso é que o valor da amónia, ou dos nitritos (mas sobretudo da amónia), não estejam correctos; faz o teste com outra marca para confirmar esse valor.

Outra razão poderá ser, teres feito uma TPA com água contaminada, mas como tu dizes, a quantidade mudada dificilmente explica o que se passa com o aquário; de qualquer modo penso que fazeres uma TPA grande (>50%), pode ser a forma se solucionar o problema.

Abraço

Publicado:

Espessura do areao e sua limpeza: nao ha bolhas a vir do areao, nem ao remexer, certo?

Ola Gabriel,

tenho 1 cm de areao de coral, e que eu tenha notado, nada de bolhas...

mesmo quando limpo os vidros e mexo no areao, nada de bolhas.

Olá Pedro,

O que descreves àcerca do que se passa com o teu aquário, é muito estranho: peixes, camarões e corais a morrerem, sem razões óbvias...

Os valores dos parâmetros que apresentas no reefstats, estão actualizados? Tens o KH e o magnésio um pouco baixos, mas isso não explica o que está a acontecer.

A explicação que vejo para isso é que o valor da amónia, ou dos nitritos (mas sobretudo da amónia), não estejam correctos; faz o teste com outra marca para confirmar esse valor.

Outra razão poderá ser, teres feito uma TPA com água contaminada, mas como tu dizes, a quantidade mudada dificilmente explica o que se passa com o aquário; de qualquer modo penso que fazeres uma TPA grande (>50%), pode ser a forma se solucionar o problema.

Abraço

Ola,

sim, este sao os ultimos parametros e foram confirmados na aquahobby

Eu sei que o KH é baixo, e se fosse mais elevado seria melhor especialmente para variacoes de PH.

Mas o KH é um valor que nunca consegui levantar, esta sempre 5 ou 6. Ha mais de 3 anos que tenho este KH

O que dizes, é o que ja me disseram, é estranho! nao ha um parametro que seja mortal para estes 3 tipos de vida, peixes, corais e invertebrados. A nao ser contaminacao com algo toxico no aquario! mas ai deveriam ser os corais todos, os peixes todos e tudo o resto! e os hermitas que julgo tambem serem sensiveis, estao-se todos a aguentar! :)

Por acaso anteriormente nao fiz referencia, mas os meus turbos tambem morreram e os nassarios tambem me morreram alguns.

Sera que uma euphylia a morrer podera envenenar a agua??

A minha ideia é que apenas as anemonas têm esse efeito

Obrigado!

Abraço!

Editado por PedroSoares_15791

Tenho 1 cm de areao de coral, e que eu tenha notado, nada de bolhas...

mesmo quando limpo os vidros e mexo no areao, nada de bolhas.

Para mim esses sintomas sugerem envenenamento, tive ha pouco tempo uma situacao dessas em agua doce, no meu caso sei o que foi. Algo entrou na aqua que nao devia.

So queria ter a certeza que nao era um crash biologico.

Editado por Gabriel Branco