m0ta Publicado Abril 3, 2013 Publicado Abril 3, 2013 Boa noite, comecei com o meu primeiro aquário à cerca de 1 mês e meio. O Aquário é de 60*30*35 (C*L*A) e tem como habitantes 4 red cherrys, 5 corydoras julii e um casal de Colisas cobalto. Todos se dão lindamente, e partilham o aquário sem qualquer tipo de problema aparente. O motivo de eu escrever este tópico é que o macho fez ninho, e tem andado nas ultimas horas a "abraçar" a fêmea. (Pelo que vi no youtube, é assim que ela liberta os ovos). Já andei a ler algumas coisas sobre a reprodução das Colisas, mas existem muitas contradições. Por isso vou colocar-vos aqui algumas questões. 1º Uma vez que o ninho já está totalmente formado e ao que parece até "colado" à lateral e traseira do aquário, devo muda-lo juntamente com as colisas para outro aquário? 2º O facto de o aquário ter 35 cm de altura da coluna de agua ira tornar-se fatal para quando eclodirem os ovos?3 º (Caso a 2º seja afirmativa) Como devo proceder então para prevenir isso? Devo retirar aguá do aquário? ou isso irá estragar o ninho? Devo colocar algum tipo de maternidade ou "rede" por baixo do ninho? Deixo-vos aqui uma foto do ninho e do seu guardião que tem passado o dia em baixo dele Obrigado a todos =) Cumprimentos. (Este tópico é repetido da secção dos 1ºs passos... mas la ninguém responde) Ricardo Mota
Fabio_Fatal Publicado: Abril 6, 2013 Publicado: Abril 6, 2013 (editado) Se retirares água o ninho desfaz-se a medida que a agua desce e se os mudares para outro aquario o macho pode não querer voltar a fazer ninho tão cedo. normalmente os anabantidios tem de se reproduzir em caudais baixos mas é para que o macho nao se canse de apanhar os ovos que caiem. experimenta só retirar o areão que está de baixo do ninho para que seja mais facil para o macho encontrar os ovos que caiam ao chão. de resto se fosse a ti não mexia em mais nada. Editado Abril 6, 2013 por Fabio_Fatal O meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180150
m0ta Publicado: Abril 7, 2013 Autor Publicado: Abril 7, 2013 Obrigado Fabio_Fatal.... Entretanto o ninho desfez.se e o macho já voltou a fazer outro. A femea é que ainda não demonstrou grande interesse no ninho.. também ela ainda me parece nova. Estou é preocupado agora com uma ferida que apareceu no macho, não sei se é de andar sempre nas corridas atrás da femea e raspou em algum lado... Ricardo Mota
sergiolc Publicado: Abril 14, 2013 Publicado: Abril 14, 2013 Se queres criar colisas aconselho-te a juntar os dois sozinhos no aquário.
m0ta Publicado: Abril 14, 2013 Autor Publicado: Abril 14, 2013 Boa noite, antes de mais obrigado pelo conselho. eles por acaso não passam cartão as corydoras... mas mm assim devo tira-las? O macho não da é descanso à fêmea ela ainda não deve estar preparada.. dps deste ja fez outro ninho que acabou por desfazer tbm, sem sucesso. Li em algum lado que poderia acrescentar outra fêmea para o macho não estar sempre a chatear a mesma..É que ele as vezes é um bocado agressivo com ela, até ja tem uma ferida numa barbatana... Acha que é viável acrescentar outra? Cumprimentos. Ricardo Mota
Hugo Leal Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 Boa tarde. Mota o mais provável é a fêmea não querer nada com o macho por causa da presença de outros peixes, eu também tenho um casal num comunitário, e à pouco tempo decidi tentar procriar e comprei um aqua pequeno de 15 lt e meti la as coisas, pu-las à noite e no outro dia de tarde já tinham feito a postura e já o macho estava a defender os ovos, por isso arrisco-me a dizer que o mais provável é ser por causa da existência de outros peixes. CUmprimentos: Hugo Leal
Indy Publicado: Maio 31, 2013 Publicado: Maio 31, 2013 Olá Hugo! Quanto à altura da água, não é um grande problema, pois os ovos de Colisa flutuam, ao contrário dos dos Bettas. A razão mais provável para a fêmea não estar interessada é não estar pronta para desovar. De qualquer modo, o ideal é colocá-los num aquário à parte (o macho primeiro e quando este fizer o ninho juntas a fêmea). Caso ao fim de 2-3 dias não tenham desovado, é melhor tirá-la, pois o macho pode maltratá-la a sério. Espero que isto ajude. Abraço, Jorge P.S. A espada que me deste já teve filhotes.
m0ta Publicado: Maio 31, 2013 Autor Publicado: Maio 31, 2013 Boa tarde, desculpem não ter dito mais nada, mas entretanto o macho morreu... Obrigado pelas dicas! Já voltei a refazer um casal, e mais uma vez o macho já anda a fazer ninho. Tenho outro aquário disponivel de 60*30*25 (que era de tartarugas) mas vou usar para o efeito. Convém planta-lo antes ou deixo o assim mesmo em vidro ? .. Ele só faz ninho com plantas ou posso por tipo uma placa de esferovite? Cumprimentos e Obrigado. Ricardo Mota
bichomau Publicado: Junho 7, 2013 Publicado: Junho 7, 2013 Ola, a respeito dos colisas posso dar-te a minha experiencia pessoal, não sou nenhum pró mas lá me desenrasco .... Eu tinha um casal de colisas num aquario quando vi o ninho feito a dança dos dois e mais tarde o macho a guardar o ninho vi que eles queriam alguma privacidade ... separarei-os num aqua de 50 cm de comprimento com uma coluna de agua de 30cm mais ou menos, só com uns fetos de java, plantas flutuantes, duas pedritas no fundo ( sem substrato algum) e uma bomba de ar a causar pouca movimentação de agua. Fui gradualmente dia após dia baixando a coluna de agua (até 15cm ), aumentando a temperatura do aqua ( até 28ºC) e fornecendo varios tipos de comida (tubifex, flocos larvas de mosquito liofilizadas e daphnias) inclusive comida viva como larvas de mosquito de um balde aqui do jardim. Passada uma semanita, ninho feito, abraço entre o casal e macho a guardar o ninho/ovos, retirei a femea do aqua, no dia a seguir já tinha peixitos, uns já a nadar outros colados no vidro, removi o macho do aquario, aumentei a aeração no aquario e comecei a fornecer infusórios... já passaram 2 semanas a ainda tenho para lá uns milhares de minusculos peixitos. Não achei complicado incentiva-los a procriar, mas acho que vai ser mais complicado fazer crescer os pequenitos .... vamos ver ....
m0ta Publicado: Junho 7, 2013 Autor Publicado: Junho 7, 2013 Ora Viva Bichomau, muito obrigado pela resposta, e antes de mais espero que tenhas sucesso agora com a pequenada Eu tenho o aquário em vidro, com 60 cm destinado para elas, calha bem a altura da coluna de agua, pois o aquário é apenas de 25cm de altura (era das tartarugas). Vou ver se este fim de semana então meto la as plantas e as troco de aquário. Depois, vou seguir aqui a tua receita e vamos ver no que dá Eu vou partilhando assim que tiver resultados. Mais uma vez obrigado, cumprimentos. Ricardo Mota
bichomau Publicado: Junho 11, 2013 Publicado: Junho 11, 2013 Dá-lhe com força .... .png' alt=':biggn:'> Depois diz coisas .... Os meus pequenitos ainda cá andam .... mas continuam minisculos
m0ta Publicado: Junho 14, 2013 Autor Publicado: Junho 14, 2013 Ainda bem que se estão a safar =) os ovos costumam distinguir-se bem no ninho? É que já os juntei, passaram 2 ou 3 dias bem, e de uma noite para a manha seguinte o macho começou a estar de guarda e sempre a correr a fêmea de la.. tirei-a, e já se passaram quatro dias, mas não consigo perceber se tem algo ou não. Ricardo Mota
m0ta Publicado: Junho 19, 2013 Autor Publicado: Junho 19, 2013 Dá-lhe com força .... .png' alt=':biggn:'> Depois diz coisas .... Os meus pequenitos ainda cá andam .... mas continuam minisculos Acabei de chegar a casa e qual não é o meu espanto, o aquário está cheio de pontos minusculos :D nacsceram :D:D Obrigado bichomau, Indy e Hugo pela ajuda :D Abraço Ricardo Mota
aquacampos Publicado: Janeiro 6, 2014 Publicado: Janeiro 6, 2014 Olá ! Estive a ler o tópico e gostava de saber qual foi a taxa de sobrevivência ???
Recommended Posts