Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Ando com umas ideias de criar um pequeno habitat de 100L de água salgada.

Pretendo algo simples, fácil e pouco exigente.

Não pretendo fazer nenhum reef utilizando corais e outras espécies sensíveis.

A minha ideia seria fazer algo mais do género de plantado mas com plantas marinhas.

Poria também umas anémonas e outros seres pouco exigentes.

Que opiniões, conselhos me podem dar sobre espécies, orientações e equipamentos ultra low cost.

Procuro também apoio de alguém mais experiente na área dos salgados na zona de Odivelas, para qualquer eventualidade ;)

Publicado:

boas , podes sempre fazer algo simples , do genero corais moles apenas. ha alguns muitos giros e consegue-se fazer aquarios engraçados.

mas teras sempre de gastar algum dinheiro. tudo depende de quanto queres gastar. para quem quer gastar pouco o melhor ser´´a procurar nos classificados encontras bom material a preço jeitosos. contudo antes de começares aconcelho te a leres um pouco sobre agua salgada.

Publicado:

A minha ideia é começar do mais elementar como plantas e esses corais moles e aos poucos aumentando a complexidade e dificuldade conforme as condições que vou tendo disponíveis. Tenho que gastar um certo dinheiro inicial, principalmente para o escumador, que tendo em conta a exigencia do aqua procuro algo à volta dos 30-40€ que já vi uns porreiros a esses preços.

Tenho andado a ler e a ver imagens de salgados há já algum tempo, daí ter ficado com aquele bichinho de me aventurar num.

Tenho um aquário doce também de 100L, com sucesso à ja uns bons meses e tudo tem prosperado. Com esta experiência já tenho alguma consciência de como manter um aquário, apesar de um salgado ser bastante diferente de um doce, mas para ajuda personalizada e conversar um pouco sobre salgados, fiz este post ;)

Publicado:

Boas,

Não é nada difícil fazer um aquário salgado desde que a exigência não seja muita. Para manter corais moles e um ou dois peixitos é fácil.

O escumador parece já estares informado. em relação a escumadores para Nanos não tenho muita experiência.

A iluminação opta por calha de lâmpadas T5. Para o que queres 2 ou 3 lâmpadas chega. Depois é só escolher os espectros que mais indicados.

Vais precisar também de uma bomba de circulação. As mais baratas e bastantes razoáveis são as Sunsun. Talvez uma 3.000 ou uma 5.000.

De resto num sistema pequeno desses o mais importante são as trocas parciais de água, natural ou sintética.

Duvidas, vamos estando por aqui.

abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Publicado:

atençao ao que vez em termos de escumador. nao podes olhar ao preço primeiro mas sim ao que necessitas para manter o aquario em condiçoes e estavel. quanto estas e pensar gastar no total ? ou seja para por o aquario a funcionar .

Publicado:

Boas

Concordo com o que o rakiki disse e tenta ler mais um bocado sobre os salgados, percebi que queres algo lowcost.

Agora depende se queres fazer sump ou ter apenas o aqua com o escumador la dentro.

ja sabes ao menos o equipamento minimo que precisas?

Publicado:

As noções de equipamento mínimo preciso, creio que sejam o escumador à medida de um aquário de 100 litros, uma bomba de circulação também à medida e iluminação adequada. Na iluminação ando a planear fazer uma calha de leds tanto para o doce como possivelmente para o salgado se der. Agora não sei é se é preciso para a saúde dos seres vivos lâmpadas com determinados espectros luminosos ou se é apenas para realçar as cores dos vivos.

O valor que estou a pensar em gastar é muito abstracto, pois pretendo apenas o equipamento à medida desse aquário. Existe no entanto montes de material muito melhor com preços ajustados à qualidade.

Mas no geral, sim FFonseca, pretendo algo o mais lowcost possível. Pretendo criar um ecossistema simples, bastante básico e fácil de manter.

Irei por o escumador dentro do aquário, o formato do móvel não me permite de momento fazer a sump, que seria o ideal. ;)

Aproveito para referir que já ando a ler à algum tempo tópicos e infos sobre salgados, incluindo um guia em pdf posto aqui no forum com noções para iniciar um salgado ;)

Publicado:

Boas,

Em relação à iluminação LED para salgado é simples. Basta leres alguns DYI aqui do Forum. Não te sei dizer exactamente os Kelvins que precisas porque não sou entendido. Mas precisas de lampadas White (talvez 14000K) e Royal Blue. Assim já ficas com uma iluminação porreira para Reef.

Abraço.

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Publicado:

Obrigado andré, mais uma dica a anotar para não me esquecer ;)

Já agora, para além dos royal blue, existem mais alguns que sejam necessários mais tarde ou mais cedo?

Publicado:

sim os leds para os corais o melhor a usar sao os cree . mas cada leds custa 6.5 euros. logo para o que tu queres eu preferia uma calha T5 em todos os aspectos.

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas, vou iniciar a 1ª fase do salgado nano, inicialmente em um aquário pequeno de 40L para me adaptar e daqui a pouco tempo talvez passe para um maior.

Como forma de avançar o processo de activação bacteriológica do aquário, preciso de alguem daqui da zona de Famões/Odivelas/Loures/Pontinha ou outra zona perto de odivelas me forneça uma tpa de um salgado saudável (sem algas, parasitas etc), se faz favor ;)

(contactem por MP sff)

• 5 meses depois...
Publicado:

Boa noite pessoal!

Já tenho o salgado a bombar à qualquer coisa como 5 meses e está 5 estrelas.

O aquário actual é de 60 Litros e já tem corais, xénias, palytoas, 1 montipora, 1 peixito, umas anémonas, camarões e eremitas. Tudo saudável e bem alimentado.

Os planos seguintes são para fazer a troca do conteúdo para um aquário maior de 100L que espero desocupar e ficará como definitivo (supostamente!)

Só então com o aquário final é que irei colocar mais peixes, corais, etc.

Entretanto vou tentar arranjar algumas fotos do estado actual para podermos comparar com o irá ser feito mais tarde.