Recommended Posts

Publicado

Boa noite. Este é o meu primeiro post. Antes de mais parabéns pelo excelente fórum que aqui têm.

Tehno um lago (ou um fontanário como queiram), na minha casa e decidi dar alguma vida e colocar peixes.

Tenho 3 peixes, 1 Koi e mais 2 cor de laranja (amboms menos de 10cm) que comprei ha poucas semanas. Acontece que hoje descobri que o lago tem uma rã. Será que tenho de limpa-lo e expulsa-la? Ou pode conviver com os peixes?

Publicado:

Tu tens é sorte, sem fazeres nada tens mais um habitante. Mas em principio não tens que te preocupar, as rãs são inofensivas para os peixes e torna o teu lago mais natural. Além disso se a rã colocar aí ovos, podem servir de alimento para os teus peixes.

Um abraço,

Limeiras

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Publicado:

Obrigado pela resposta. Vou então conservar a rã em vez de a expulsar. Hoje é que vi melhor, deve ter uns 6/7cm. Nem sei como nasceu, mas julgo que seja pela água ter pouca movimentação e alguma sujidade no fundo do lago uma vez que tem uma floreira mesmo em cima e cai petalas e folhas para dentro do lago que se acumulam no fundo. Mas tem bastante lodo, o que vai dando para alimentar os peixes.

Como é que posso fazer uma limpeza sem expulsar a rã? Os peixes tenho uma rede para retira-los, a rã não sei.

E o que me aconselham para dar mais vida ao lago?

Publicado:

Eu também tenho rãs no lago, e quando tenho de o limpara, apanho-as com uma rede, tal como aos peixes, e coloco-as num balde com uma rede por cima.

Depois do lago limpo, volto a colocá-las la dentro!

Se fosse a ti, e visto que és da Madeira, experimentava por ai uns peixes diferentes dos habituais, por exemplo umas corydoras paleatus, uns platys, uns falsos-neon-chines e assim!

Publicado:

Ok. Vou tentar apanhar a rã com a rede. Não a achei nojenta, desde que não interfira com os peixes pode ficar por lá.

O problema do meu lago é que apanha pouca luz, as águas são um pouco escuras e há muito pouca mvimentação de água. Só tem um motor para puxar água para lavar o carro por ex. E depois volta a encher. Penso que talvez seja este o problema dos meus peixes crescerem pouco.

marco_nsa onde encontro esse tipo de peixes? Por aqui na loja que costumo comprar nunca os vi.

Publicado:

Cuidado.

Isso da rã ser inofensiva para os peixes tem que se lhe diga...!

Realmente, ela é inofensiva mas apenas para aqueles que não lhe cabem na boca...

Já dei com as minhas a refastelarem-se com os ovos postos pelas koi e aos alevins chamam-lhes pitéu!!

Publicado:

Os peixes que referi são fáceis de encontrar cá em qualquer loja, mas para que não haja dúvidas, estão aqui os nomes científicos e o nome comum:

- Corydora paleatus - Coridora pimenta;

- Xiphophorus variatus - Platy;

- Tanichthys albonubes - Falso neon chinês.

Os caudas de espada (Xiphophorus hellerii) também devem de aguentar bem a vida na rua!

Publicado:

Esses peixes são todos pequeninos pelas fotos do google. Não existem outras espécies do tamanho dos Koi?

Publicado:

Existem peixes maiores, mas são mais dificeis de encontrar...

Há por exemplo, o Gymnogeophagus meridionalis, os ciclideos do texas, as tencas...

• 2 semanas depois...
Publicado:

Eu tenho muitas rãs no meu lago e até hoje não houve problema, acho mesmo que a presença das rãs acaba por tornar o lago mais natural... Eu também costumo colocar-las num balde enquanto limpo o lago. No ano passado durante o verão tive cerca de 10 rãs no meu lago. Único problema: não se calam!!! lol o que vale é que bazam no outono e só voltam na primavera