KoiFX Publicado Abril 1, 2013 Publicado Abril 1, 2013 Boa noite. Este é o meu primeiro post. Antes de mais parabéns pelo excelente fórum que aqui têm. Tehno um lago (ou um fontanário como queiram), na minha casa e decidi dar alguma vida e colocar peixes. Tenho 3 peixes, 1 Koi e mais 2 cor de laranja (amboms menos de 10cm) que comprei ha poucas semanas. Acontece que hoje descobri que o lago tem uma rã. Será que tenho de limpa-lo e expulsa-la? Ou pode conviver com os peixes?
Limeiras Publicado: Abril 1, 2013 Publicado: Abril 1, 2013 Tu tens é sorte, sem fazeres nada tens mais um habitante. Mas em principio não tens que te preocupar, as rãs são inofensivas para os peixes e torna o teu lago mais natural. Além disso se a rã colocar aí ovos, podem servir de alimento para os teus peixes. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
KoiFX Publicado: Abril 1, 2013 Autor Publicado: Abril 1, 2013 Obrigado pela resposta. Vou então conservar a rã em vez de a expulsar. Hoje é que vi melhor, deve ter uns 6/7cm. Nem sei como nasceu, mas julgo que seja pela água ter pouca movimentação e alguma sujidade no fundo do lago uma vez que tem uma floreira mesmo em cima e cai petalas e folhas para dentro do lago que se acumulam no fundo. Mas tem bastante lodo, o que vai dando para alimentar os peixes. Como é que posso fazer uma limpeza sem expulsar a rã? Os peixes tenho uma rede para retira-los, a rã não sei. E o que me aconselham para dar mais vida ao lago?
Fernando Fernandes Publicado: Abril 1, 2013 Publicado: Abril 1, 2013 Olá! No meu lago também me aconteceu o mesmo 2 vezes mas achei as rãs um bocado nogentas e corri com elas. Manda fotos do teu lago. O meu lago http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199523&hl= Lago da Gramínea🌿
marco_nsa Publicado: Abril 1, 2013 Publicado: Abril 1, 2013 Eu também tenho rãs no lago, e quando tenho de o limpara, apanho-as com uma rede, tal como aos peixes, e coloco-as num balde com uma rede por cima. Depois do lago limpo, volto a colocá-las la dentro! Se fosse a ti, e visto que és da Madeira, experimentava por ai uns peixes diferentes dos habituais, por exemplo umas corydoras paleatus, uns platys, uns falsos-neon-chines e assim!
KoiFX Publicado: Abril 1, 2013 Autor Publicado: Abril 1, 2013 Ok. Vou tentar apanhar a rã com a rede. Não a achei nojenta, desde que não interfira com os peixes pode ficar por lá. O problema do meu lago é que apanha pouca luz, as águas são um pouco escuras e há muito pouca mvimentação de água. Só tem um motor para puxar água para lavar o carro por ex. E depois volta a encher. Penso que talvez seja este o problema dos meus peixes crescerem pouco. marco_nsa onde encontro esse tipo de peixes? Por aqui na loja que costumo comprar nunca os vi.
coq Publicado: Abril 1, 2013 Publicado: Abril 1, 2013 Cuidado. Isso da rã ser inofensiva para os peixes tem que se lhe diga...! Realmente, ela é inofensiva mas apenas para aqueles que não lhe cabem na boca... Já dei com as minhas a refastelarem-se com os ovos postos pelas koi e aos alevins chamam-lhes pitéu!!
marco_nsa Publicado: Abril 3, 2013 Publicado: Abril 3, 2013 Os peixes que referi são fáceis de encontrar cá em qualquer loja, mas para que não haja dúvidas, estão aqui os nomes científicos e o nome comum: - Corydora paleatus - Coridora pimenta; - Xiphophorus variatus - Platy; - Tanichthys albonubes - Falso neon chinês. Os caudas de espada (Xiphophorus hellerii) também devem de aguentar bem a vida na rua!
KoiFX Publicado: Abril 4, 2013 Autor Publicado: Abril 4, 2013 Esses peixes são todos pequeninos pelas fotos do google. Não existem outras espécies do tamanho dos Koi?
marco_nsa Publicado: Abril 6, 2013 Publicado: Abril 6, 2013 Existem peixes maiores, mas são mais dificeis de encontrar... Há por exemplo, o Gymnogeophagus meridionalis, os ciclideos do texas, as tencas...
cos177 Publicado: Abril 19, 2013 Publicado: Abril 19, 2013 Eu tenho muitas rãs no meu lago e até hoje não houve problema, acho mesmo que a presença das rãs acaba por tornar o lago mais natural... Eu também costumo colocar-las num balde enquanto limpo o lago. No ano passado durante o verão tive cerca de 10 rãs no meu lago. Único problema: não se calam!!! lol o que vale é que bazam no outono e só voltam na primavera O meu lago - Mein Teich - My pond
Recommended Posts