Recommended Posts

Publicado

Boas,

Montei á pouco tempo um aq. 440l com sump para montar um temático amazónico.

Coloco a questão aqui nos Salgados pois acredito que haverá por aqui membros capazes de me ajudar.

O aq. tem a colona seca colocada do lado esq. do aq. exteriormente

Parecida com a coluna seca destas fotos:

http://www.reefforum.net/photopost/data/509/medium/Coluna_seca2.jpg

http://www.reefforum.net/photopost/data/509/medium/furacao_CS.jpg

A minha questão é saber que materiais usam pra reduzir os barulhos da água a correr no tubos ( já coloquei corrente plástica dentro do tubo de descarga ) e tb que materias usam para forrar o móvel por dentro tb para reduzir o ruído.

cumpr.

Sérgio Vale

Publicado:

Boas

Para reduzir o barulho da agua nas tubagens de saída para a sump , na coluna seca , utilizei um durso e reduziu drasticamente o ruído , com 30 cm de tubo , 2 curvos e um tampão fiz a festa e sem ruídos ;)

No móvel da sump .... Hummm forra com esferovite ;)

Publicado:

Boas

Para reduzir o barulho da agua nas tubagens de saída para a sump , na coluna seca , utilizei um durso e reduziu drasticamente o ruído , com 30 cm de tubo , 2 curvos e um tampão fiz a festa e sem ruídos ;)

No móvel da sump .... Hummm forra com esferovite ;)

Obrigado pela ajuda, mas já tenho um durso montado. Durante o dia o ruído até é suportavél de noite é que a coisa piora :tapfoot:

Indicaram-me isolar os tubos com esponja igual ao que forram os tubos do ar condicionado... e forrar tb o movél com esponja, alguém tem alguma coisa destas aplicada? resulta?

cumpr.

Sérgio vale

Publicado:

Olá Sérgio,

Eu tenho um bom historial com este tipo de ruídos nos sistemas de filtragem. No meu caso, embora não seja uma sump mas sim um filtro externo, forrei-o com aquelas placas de isolador sonoro mas pouco minimizou o barulho... A minha experiência vale o que vale, mas forrar o móvel com este material ou com esponja ajuda sempre um pouco claro.

Abraço

Sempre às ordens,
João Carecho

Aquatic Productions

Publicado:

Olá

A tubo de queda de agua que cai do aquário pra sump tb deve estar abaixo do nível de agua evitando assim tb o ruído das bolhas de ar, o que notei no durso que fiz foi que quanto mais pequeno o buraco de saída de ar , menor o ruído do borbulhar ... Digamos que tenho Aqua e sump na sala e só se ouve o barulho da bomba do escumador que faz eco dentro do móvel mas não se ouve nada de agua a cair do Aqua para a sump ...

Cumps

Publicado:

Olá

A tubo de queda de agua que cai do aquário pra sump tb deve estar abaixo do nível de agua evitando assim tb o ruído das bolhas de ar, o que notei no durso que fiz foi que quanto mais pequeno o buraco de saída de ar , menor o ruído do borbulhar ... Digamos que tenho Aqua e sump na sala e só se ouve o barulho da bomba do escumador que faz eco dentro do móvel mas não se ouve nada de agua a cair do Aqua para a sump ...

Cumps

O buraco para a saida de ar abri com 10mm, quanto tem no seu?

O meu tb está na sala e á noite ouvesse a água a cair e como tinha dito anteriormente já coloquei a tal corrente plástica, notei melhorias mas continua a ter algum rúido.

cumpr.

Publicado:

Boas,

Uma solução é utilizar um overflow deste género http://www.beananimal.com/projects/silent-and-fail-safe-aquarium-overflow-system.aspx, que funciona também com o overflow no exterior do aquário.

Poderá ser preciso fazer algumas alterações ao aquário, mas vale bem a pena.

Eu construí o meu, e com uma bomba de retorno de 3000lt/h a funcionar no máximo não consigo ouvir nenhum barulho da água, apenas as vibrações das bombas, e não tenho bolhas na sump!

Não sei se com água doce fará alguma diferença, mas creio que não.

Cumprimentos

Publicado:

Boas.

Por expriencia própria , posso dizer q levei uma carrada de tempo até acertar com furos. Dursos etc. Tapa esse furo metes uma mangueira de ar e arranjas uma torneira e vai regulando ,mais ou menos ar. Isso não vai estabilizar logo. Aguardas um pouco, e vais afinando até ficar estável. Diverte-te.

já agora tens tubo ladrão.