Recommended Posts

Publicado

Olá :wink:

Dentro em breve vou montar o meu aquário de 20 litros com um casal de mollys.

A minha questão é se posso colocar as seuintes plantas:

-Anubia barteri var. nana

-lilaeopsis brasiliensis

-musgo de java

-feto de sumatra

-myriophyllmun aquaticum

Mais uma pequena coisinha, como se trata este tipo de plantas?

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Em primeiro lugar importa referir que os mollys são peixes muito sensíveis a mudanças bruscas de temperatura, podendo ocorrer uma doença típica destas espécie que é o "shiming". Assim, em primeiro lugar, deves providenciar um bom sistema de aquecimento, apontado aí para os 27ºC, tendo em atenção a potência do aquecedor. Deverá ser um pouco maior do que o geralmente aconselhado para que as compensações de temperatura sejam mais rápidas.

Com mollys tu deves, também, providenciar um ambiente mais alcalino e de preferência com um pouco de salinidade. Existem inúmeros sites na net sobre esta espécie cuja leitura aconselho.

Quanto às plantas, como vais aumentar a salinidade, tu queres plantas que te aguentem essa mesma salinidade. Assim, a lilaeopsis brasiliensis

está fora de questão, por isso, mas também porque é uma planta de manutenção muito difícil e de elevadas exigências de luz. A Anubia barteri var. nana é sempre uma boa escolha, independentemente da química da água, da sua temperatura e da luz que lhe é fornecida. Também o musgo de java é uma boa escolha, inclusive porque pode constituir um refúgio para os alevins. O feto de java é outra boa escolha pelo que foi dito a propósito da anubia. A Myriophyllum pode ser adequada, mas tens de ter em atenção que com um aquário desse tamanho, só a vais conseguir manter como planta flutuante.

Quanto a cuidados a ter ... nada de especial. As normais mudanças de água, úteis para peixes e plantas. Poderás fornecer algum fertilizante líquido, mas não é necessário. São basicamente plantas que não necessitam de grandes cuidados.

Boa sorte

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Olá!

Obrigado pela ajuda!

A iluminaçao vai ter uma potencia de 10W, o termostado vai ser de 20 wats e o filtro interno será de 60 l/h.

Penso que seja umas boas condiçoes para os peixes e plantas.

Não será preciso nenhum tipo de substrato para tratar das plantas?

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá

Se optares pelas plantas que o Ricardo aconselhou não me parece que seja necessário adicionar substrato pois elas alimentam-se directamente da água. Arranja um bom fertilizante líquido.

Brotas

Publicado:

Olá!

É assim eu não percebo n ada sobre plantas... :oops:

Alguém me pode indicar um bom fertilizante liquido para estas plantas que eu referi em cima?

Adeus

mini

Diogo Oliveira