Bruno Inacio Publicado Março 28, 2013 Publicado Março 28, 2013 Boas, Preciso duma ajuda... Fiz o tratamento de Flagyl no meu aquário e após 5 dias de tpa's e muitos comprimidos, fiz tpa e coloquei carvão activado no filtro. Durante quanto tempo devo ter o carvão no filtro? Obrigado Cmps Bruno Inacio
Limeiras Publicado: Março 28, 2013 Publicado: Março 28, 2013 Boas, Isso depende de muito parâmetros; por exemplo, se tivermos necessidade de ter feito um tratamento no aquário, o filtro de carvão deve ser imediatamente mudado após o fim do tratamento. Normalmente, os filtros de carvão ativo devem ser mudados a cada 2-3 meses de utilização, mas esse periodo pode ser encurtado se houver um grande numero de peixes no aquário. Em aquários super lotados, os filtros de carvão devem ser mudados todos os meses. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Bruno Inacio Publicado: Março 28, 2013 Autor Publicado: Março 28, 2013 Boas, Isso depende de muito parâmetros; por exemplo, se tivermos necessidade de ter feito um tratamento no aquário, o filtro de carvão deve ser imediatamente mudado após o fim do tratamento. Normalmente, os filtros de carvão ativo devem ser mudados a cada 2-3 meses de utilização, mas esse periodo pode ser encurtado se houver um grande numero de peixes no aquário. Em aquários super lotados, os filtros de carvão devem ser mudados todos os meses. Obrigado pela resposta mas perdi-me completamente... nunca tive filtro de carvão activado no aquário .. Foi o primeiro tratamento que fiz com químicos .. Durante 5 dias, meti 3 comprimidos de flagyl e troquei cerca de 40% da agua do aquário de 12 em 12 h. Hoje á noite faz 48h que tenho o carvão dentro do filtro... Dizes para trocar o filtro de X em X de tempo? Tens sempre carvão no filtro? Durante quanto tempo devo ter aquilo no filtro? Cmps Bruno Inacio
Limeiras Publicado: Março 28, 2013 Publicado: Março 28, 2013 Como eu já disse, em aquários sem problemas, com plantas e peixes, o carvão do filtro deve ser mudado a cada 2-3 meses. Se estivermos a efetuar um tratamento, deve ser mudado no fim do tratamento. Eu tenho sempre carvão ativado no meu filtro, na minha opinião é fundamental. O carvão ativo ou ativado, vai eliminando toxinas presentes na agua e também ajuda a agua a ficar mais cristalina. Há certos tratamentos que aconselham a retirar o carvão dos filtros durante os tratamentos para não neutralizar as substancias ativas. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Bruno Inacio Publicado: Março 28, 2013 Autor Publicado: Março 28, 2013 Limeiras obrigado pela resposta mas acho que vou ter dificuldade em obter uma resposta... Afinal existe um lema dos bons sobre a utilização ou não do carvão sem existirem medicamentos na agua... Sinceramente nunca usei mas também ando nisto á pouco mais de um ano e andamos sempre a aprender... No entanto, tive discus e tenho ramirezis e não tenho tido grandes baixas e tento não mexer quando as cenas correm bem... Vou tentar saber quanto tempo devo ter o carvão para limpar o medicamento da agua e atacar com tpa de 2 em 2 dias para ajudar no processo... Obrigado e abraço Se houver alguém que não use carvão activado e tenha feito tratamento, agradecia informação sobre o tempo que o carvão activado deverá de ficar no filtro. Cmps Bruno Inacio
mteixe25 Publicado: Março 28, 2013 Publicado: Março 28, 2013 Boas rapaz, Eu uso carvão activado mas já tive de o tirar para fazer tratamentos. Depois quando o voltei a meter no filtro para remover os medicamentos da água, retirei esse carvão activado ao final de 48 horas para trocar por novo (no teu caso seria mesmo só retirar e não trocar), pois numa das lojas que costumo frequentar aconselharam-me a isso. Não sei se foi o mais correto ou não, mas até ao momento não tive problemas.
Limeiras Publicado: Março 28, 2013 Publicado: Março 28, 2013 Eu não percebi bem a duvida, peço desculpa. Mas não há uma regra geral para quanto tempo devemos deixar o carvão no filtro após um tratamento, depende de muita coisa. Eu mudaria o carvão ao fim de 1 mes, continuando as tpa´s. E depois aumentava o periodo para 3 meses. Mas estou a dizer isto e nem sei que filtro é que tu tens. Se o teu filtro for daqueles interiores que ficam presos ao vidro lateral por meio de ventosas, então aí eu aconselhava-te a fazeres as trocas de carvão todos os meses, bem como uma limpeza geral no filtro. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Bruno Inacio Publicado: Março 28, 2013 Autor Publicado: Março 28, 2013 Boas rapaz, Eu uso carvão activado mas já tive de o tirar para fazer tratamentos. Depois quando o voltei a meter no filtro para remover os medicamentos da água, retirei esse carvão activado ao final de 48 horas para trocar por novo (no teu caso seria mesmo só retirar e não trocar), pois numa das lojas que costumo frequentar aconselharam-me a isso. Não sei se foi o mais correto ou não, mas até ao momento não tive problemas. Antes de mais obrigado pelas respostas... Se fizeres uma pesquisa no google relativa aqui ao forum, vais encontrar opiniões contrárias sobre usar ou não o carvão. Já deixei de acreditar em tudo o que me dizem nas lojas... Oiço o que me dizem, faço aqui umas pesquisas e tento encontrar um ponto de equilíbrio. Nunca usei o carvão e como não se mexe em equipa que ganha, vou manter, tal como vocês não vão retirar o carvão por causa desta pequena conversa... Eu não percebi bem a duvida, peço desculpa. Mas não há uma regra geral para quanto tempo devemos deixar o carvão no filtro após um tratamento, depende de muita coisa. Eu mudaria o carvão ao fim de 1 mes, continuando as tpa´s. E depois aumentava o periodo para 3 meses. Mas estou a dizer isto e nem sei que filtro é que tu tens. Se o teu filtro for daqueles interiores que ficam presos ao vidro lateral por meio de ventosas, então aí eu aconselhava-te a fazeres as trocas de carvão todos os meses, bem como uma limpeza geral no filtro. Limeiras, não tens de pedir desculpa... Só tenho de agradecer o facto de queres ajudar... A minha duvida é que não uso o carvão e como fiz tratamento, tive de aplicar o carvão e não sei quanto tempo devo de o manter no filtro... Apenas e só isso... O aquário é de 120L, e o filtro é externo para aquário até 250L... Cmps Bruno Inacio
Bruno Inacio Publicado: Março 28, 2013 Autor Publicado: Março 28, 2013 Boas rapaz, Eu uso carvão activado mas já tive de o tirar para fazer tratamentos. Depois quando o voltei a meter no filtro para remover os medicamentos da água, retirei esse carvão activado ao final de 48 horas para trocar por novo (no teu caso seria mesmo só retirar e não trocar), pois numa das lojas que costumo frequentar aconselharam-me a isso. Não sei se foi o mais correto ou não, mas até ao momento não tive problemas. Eu não percebi bem a duvida, peço desculpa. Mas não há uma regra geral para quanto tempo devemos deixar o carvão no filtro após um tratamento, depende de muita coisa. Eu mudaria o carvão ao fim de 1 mes, continuando as tpa´s. E depois aumentava o periodo para 3 meses. Mas estou a dizer isto e nem sei que filtro é que tu tens. Se o teu filtro for daqueles interiores que ficam presos ao vidro lateral por meio de ventosas, então aí eu aconselhava-te a fazeres as trocas de carvão todos os meses, bem como uma limpeza geral no filtro. Encontrei esta pequena discussão sobre este tema... Já dura desde 2006... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=47976 Cmps Bruno Inacio
Limeiras Publicado: Março 28, 2013 Publicado: Março 28, 2013 Isto é assim, como em todas as coisas; não há regra sem exceção e aqui é mesma coisa. O que para alguns é bom, para outros é mau. Se o teu aquario funciona correctamente sem o carvão activo, então deves mante-lo assim. É como eu já disse em outras publicações; quanto mais simples o aquario melhor ele funciona. Em tempos atrás eu apenas usava filtros de fundo com bombas difusoras e tinha melhores resultados do que tenho agora com filtros exterios e de UV que custam um dinheirão e os problemas aparecem na mesma. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
Bruno Inacio Publicado: Março 28, 2013 Autor Publicado: Março 28, 2013 Isto é assim, como em todas as coisas; não há regra sem exceção e aqui é mesma coisa. O que para alguns é bom, para outros é mau. Se o teu aquario funciona correctamente sem o carvão activo, então deves mante-lo assim. É como eu já disse em outras publicações; quanto mais simples o aquario melhor ele funciona. Em tempos atrás eu apenas usava filtros de fundo com bombas difusoras e tinha melhores resultados do que tenho agora com filtros exterios e de UV que custam um dinheirão e os problemas aparecem na mesma. Okis obrigado Cmps Bruno Inacio
Recommended Posts