Recommended Posts

Publicado

Boas, precisava de ajuda a identificar um parasita que encontrei no meu aquario.
Não tenho fotos porque a maquina nao tinha bateria, e o primeiro que fiz foi matá-lo, mas gostaria de saber o que era e de onde pode ter vindo e por isso vou descrever o que vi e esperar por ajuda.

- Cheguei ao aquário e aquilo estava colado no vidro.
- Acinzentado por cima quase preto e acinzentado mais claro por baixo na superficie que estava colada no vidro.

- Tinha cerca de 4 mm de comprimento e 1,5 mm de largura.
- Parecia ter muitas patinhas por baixo e estava a rastejas pelo vidro.
- Quando toquei contraiu-se bastante e ficou com uns 2 mm de comprimento.
- Quando deixava de tocar ele descontraia rapidamente.

Hmmm nao sei o que posso descrever mais, mas agradecia ajuda para saber se preciso de me preocupar e o que poderá ser, porque tenho outro aqua onde seria um grave problema ter uma praga e mudei as plantas de um para o outro. Assim fico a saber se pode haver mais ou nao, etc...

Publicado:

Boas,

Parece-me que tens aí uma planária. Mas estou com algumas duvias pelo facto de dizeres "Parecia ter muitas patinhas por baixo e estava a rastejas pelo vidro." porque as planárias não têm patas, rasteijam como os caracois e lesmas. Se for esse o caso, cuidado se tens camarões no aquario, porque estes bichinhos eliminam-os.

Outra coisa que também é importante saber em relação às planárias, é que não se devem esborrachar, por exemplo contra o vidro ou pedras, porque elas reproduzem-se por bipartição, ou seja, dos bocados curtados ou partidos, surgem novas planárias. A melhor forma de eliminar uma planária é retira-la do aquario, mas se houver uma proliferação, aí a coisa já é mais complicada. Mas espero que não seja isso.

De qualquer forma deixo aqui um link de quem já passou por uma experiência com planárias; http://www.peixefauna.com/t1609-planarias-a-ameaca-silenciosa.

Um abraço,

Limeiras

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Publicado:

Boas amigo...

Pela descrição diria que provavelmente será uma planária.

Importante é não emborrachares mais nenhuma dentro do aquário, elas são chatas como tudo, eu tive umas num aquário com red's e matei-as com um produto chamado no-planaria que adquiri, mas passados uns bons meses voltaram a aparecer uma poucas bem pequenas. Os ovos das planárias são mais difíceis de matar do que as planárias em si.

Agora fiz uma nova montagem de outro aquário e elas apareceram outra vez... mas desta vez o no-planária parecia não estar a resultar tão bem, daí decidi matá-las com água a ferver... (o aquário ainda está sem fauna).

Seria pior (estéticamente) se tivesses Seed Shrimp, Ostracoda pois eu tenho nesse mesmo aquário e nem a 70º os bichos morrem

Boa sorte e se precisares de alguma ajuda, é só pedir...

Publicado:

Boas, andei a pesquisar e supostamente as planárias são fáceis de investigar, mas estes vermes não têm a cabeça triangulas e alguns são mesmo bastante finos. e Não se veêm os olhitos na cabeça...uns até poderiam parecer planárias, mas outros nem tanto....eles andam muito nos vidros...não há algo que costume ser confundido com planárias?