cptfreak3 Publicado Março 27, 2013 Publicado Março 27, 2013 Boas, precisava de ajuda a identificar um parasita que encontrei no meu aquario. Não tenho fotos porque a maquina nao tinha bateria, e o primeiro que fiz foi matá-lo, mas gostaria de saber o que era e de onde pode ter vindo e por isso vou descrever o que vi e esperar por ajuda.- Cheguei ao aquário e aquilo estava colado no vidro. - Acinzentado por cima quase preto e acinzentado mais claro por baixo na superficie que estava colada no vidro. - Tinha cerca de 4 mm de comprimento e 1,5 mm de largura.- Parecia ter muitas patinhas por baixo e estava a rastejas pelo vidro.- Quando toquei contraiu-se bastante e ficou com uns 2 mm de comprimento.- Quando deixava de tocar ele descontraia rapidamente.Hmmm nao sei o que posso descrever mais, mas agradecia ajuda para saber se preciso de me preocupar e o que poderá ser, porque tenho outro aqua onde seria um grave problema ter uma praga e mudei as plantas de um para o outro. Assim fico a saber se pode haver mais ou nao, etc... Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
Limeiras Publicado: Março 27, 2013 Publicado: Março 27, 2013 Boas, Parece-me que tens aí uma planária. Mas estou com algumas duvias pelo facto de dizeres "Parecia ter muitas patinhas por baixo e estava a rastejas pelo vidro." porque as planárias não têm patas, rasteijam como os caracois e lesmas. Se for esse o caso, cuidado se tens camarões no aquario, porque estes bichinhos eliminam-os. Outra coisa que também é importante saber em relação às planárias, é que não se devem esborrachar, por exemplo contra o vidro ou pedras, porque elas reproduzem-se por bipartição, ou seja, dos bocados curtados ou partidos, surgem novas planárias. A melhor forma de eliminar uma planária é retira-la do aquario, mas se houver uma proliferação, aí a coisa já é mais complicada. Mas espero que não seja isso. De qualquer forma deixo aqui um link de quem já passou por uma experiência com planárias; http://www.peixefauna.com/t1609-planarias-a-ameaca-silenciosa. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras
cptfreak3 Publicado: Março 27, 2013 Autor Publicado: Março 27, 2013 É provável, também pensei logo que fosse isso -.- nao acredito nisto...deve ter sido das plantas que fui comprando. Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
cptfreak3 Publicado: Março 27, 2013 Autor Publicado: Março 27, 2013 Mas não me parecia planária pela cor e forma...era mais curto e mais escuro Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
Nuno Cecílio Publicado: Março 27, 2013 Publicado: Março 27, 2013 Boas amigo... Pela descrição diria que provavelmente será uma planária. Importante é não emborrachares mais nenhuma dentro do aquário, elas são chatas como tudo, eu tive umas num aquário com red's e matei-as com um produto chamado no-planaria que adquiri, mas passados uns bons meses voltaram a aparecer uma poucas bem pequenas. Os ovos das planárias são mais difíceis de matar do que as planárias em si. Agora fiz uma nova montagem de outro aquário e elas apareceram outra vez... mas desta vez o no-planária parecia não estar a resultar tão bem, daí decidi matá-las com água a ferver... (o aquário ainda está sem fauna). Seria pior (estéticamente) se tivesses Seed Shrimp, Ostracoda pois eu tenho nesse mesmo aquário e nem a 70º os bichos morrem Boa sorte e se precisares de alguma ajuda, é só pedir... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl=
cptfreak3 Publicado: Abril 1, 2013 Autor Publicado: Abril 1, 2013 Boas, andei a pesquisar e supostamente as planárias são fáceis de investigar, mas estes vermes não têm a cabeça triangulas e alguns são mesmo bastante finos. e Não se veêm os olhitos na cabeça...uns até poderiam parecer planárias, mas outros nem tanto....eles andam muito nos vidros...não há algo que costume ser confundido com planárias? Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
Recommended Posts