dg12 Publicado Março 26, 2013 Publicado Março 26, 2013 Boas a todos, Aqui fica um tópico com um aquário que já tenho montado há +- 2 meses, no qual tenho 12 CRS grade A. Setup actual: Data de montagem: 23 Janeiro 2013 Dimensões: 60x35x30 cm Substrato: Akadama Double Red Line Temperatura: 25ºC Filtro: Biobox 2 Aqualantis Iluminação: AquaGro (de origem) Manutenção: Apenas TPAs de semana a semana Decoração: paus de kiwi e um esconderijo de casca de côco Parâmetros: Amónia: 0,0 Nitritos: 0,0 pH: 6.1 Flora: - Musgo de Java - Musgo Phoenix - Musgo Cladophora Aegagropila - Feto de Java - Limnobium Laevigatum - Staurogyne Repens - Eleocharis Parvula - Hydrocotyle Leucocephala Fauna: - 12 CRS grade A - Physas - Melanoides Tuberculata - Helenas (para dar cabo das physas) FOTOS Aceito críticas e comentários de todos os tipos! cumps, David Citar
RICARDO_JORGE Publicado: Março 26, 2013 Publicado: Março 26, 2013 Boas Para mim está bonito falta um tronco para compor um pouco mais o layout, e para já é deixar crescer a flora. Boa sorte. Citar
dg12 Publicado: Março 26, 2013 Autor Publicado: Março 26, 2013 Viva Ricardo, Sim, também já pensei nisso. Mas para tal, tinha que tirar a staurogyne :/ cumps, David Citar
clik Publicado: Março 26, 2013 Publicado: Março 26, 2013 Boas Se eles estão a 25ºC, convém baixar um pouco para 23ºC, de resto e deixar as plantas crescerem, para dar forma ao aquário. Citar
dg12 Publicado: Março 26, 2013 Autor Publicado: Março 26, 2013 Viva Clik, A melhor temperatura é os 23ºC? Tenho lido que a melhor gama para eles era dos 24-26ºC, pelo que fiz a média. E como para temperaturas mais altas, o tempo de incubação é menor, ainda fiquei com essa dúvida (há uma fórmula por aí algures a explicar isso). cumps, David Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Março 26, 2013 Publicado: Março 26, 2013 Aumentas o metabolismo e diminuis tambem a media de vida do camarao. Ideal sao 23ºC. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
dg12 Publicado: Março 26, 2013 Autor Publicado: Março 26, 2013 Ah, obrigado pelo esclarecimento Isso também se aplica a neocaridinas, certo? Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Março 26, 2013 Publicado: Março 26, 2013 Estamos cá p ajudar-nos, aplica-s a todos os seres vivos basicamente. Em relação aos neocaridinas (heteropoda e palmata - mais comuns) a temperatura será um pouco mais elevada. 25/26ºC será o ideal. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
dg12 Publicado: Março 27, 2013 Autor Publicado: Março 27, 2013 Obrigado Então vou deixar a temperatura dos aquas dos redcherrys e red rilis na mesma. O que aconselham a dar de alimentação? De momento vario entre pastilhas Sera Viformo, JBL NovoPrawn e uma receita de spirulina que fiz idêntica a deste link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=102175 Aconselham mais algo para variar ou assim chega? É que aqui por estes lados não sei encontra grande coisa de aquariofilia, muito menos para invertebrados cumps Citar
cptfreak3 Publicado: Maio 2, 2013 Publicado: Maio 2, 2013 Boas david,Como tive um tempito vim aqui dar uma vista de olhos.1º ponto - faltam-te umas actualizações, estou curioso para ver como se alastrou esse limnobium, pessoalmente coloquei num dos meus aquas e não gostei do desenvolvimento daquilo. as raízes chegaram ao chão do aqua e começaram a acumular lixo :s2º ponto - em relação à alimentação, dessas mais baratas eu dou a da Sera para camarões e eles devoram aquilo.Depois por acaso comprei mosura mas arrependi-me um pouco. Se bem que vale bem o que pagas em termos de quantidade, porque estou a ver que nunca mais dou vasão àquilo.Para variar, comprei uns sticks profissionais baratos e uma grande quantidade, se quiseres digo-te onde arranjei. Os meus são uma mistura de urtigas, dente de leão e mais qualquer coisa. Mesmo muito baratos até diria que compensa mais do que andar a fazer papas caseiras.Para além disso, como é sempre bom ter comidas frescas, é ir metendo vegetais frescos ou fazendo papas como a que fizeste mas com mais variedade. Eu já fiz uma com folhas de urtiga e eles adoraram - tambem podes por a folha directamente mas eu como nao tenho urtigas à mao fui apanhar um dia e fiz a papa. Já fiz com espinafres, abobora, alface vermelha...enfim, coisas dessas. Uma coisa com que me preocupei na alimentação foi o fornecimento de cálcio, que é dificil de encontrar nas papas que lhes damos.3º - Em relação ao layout falta um pouco de harmonia. Se fosse a ti colocava a staurogine toda em primeiro plano, metia os troncos e os musgos em segundo plano mais para um dos lados, e passava a eleocharis para tras, e até podias usar as madeiras como barreira...E tentava ir fazendo podas e colocando esse fissidens numas redes e usava tambem em primeiro plano. É o meu musgo preferido (: tenta multiplicá-lo. Isto era o que eu faria sem mudar nada na lista de material que tens, mas como alguém já disse, falta um bom emaranhado de madeiras, tens que por mais algumas e claro, cobrir com fissidens :D Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
dg12 Publicado: Maio 2, 2013 Autor Publicado: Maio 2, 2013 Viva amigo, Obrigado pelo comment! Vou então seguir a listagem 1 - Isto de actualizações tem estado dificil e a verdade é que o aqua precisa de uma manutenção, principalmente no que diz respeito à limnobium. Aquilo tem lá umas raizes de +50cm à vontade e só tem uma coluna de água de talvez 25cm :/. Quando puder (espero que na próxima semana) tiro um dia para fazer uma manutenção bem geral e tirar umas fotos dos meus aquas 2 - Para alimentação da mariscada dou um pouco de tudo. Flocos Sera Vipan, flocos Tetra Min, pastilhas Sera Viformo, pastilhas Tetra Pleco Tablets, Uma mistura tipo papa caseira seca com spirulina, JBL NovoPrawn e as famosas pinhas de amieiro e cascas de planorbis secas e esmagadas para cálcio. Há uns dias dei para experimentar um pedacinho de côco e nem sequer tocaram. Retirei e coloquei no aqua dos red rilis e desapareceu em minutos... LOL 3 - Quanto à estética, o meu interesse maior é mesmo os camarões e a vida deles. Não estava com muitos rodeios para a estética nem decoração. Até estou a pensar retirar a staurogyne porque não se está a espalhar nem dar muito bem... E até a Vivipara não está a espalhar. Está a formar tufo (deve ser devido a ter fraca iluminação, não ter CO2 nem fazer fertilização). Até estava a pensar usar uns paus de kiwi para colmatar a saida dessas plantas para o lado esquerdo do aqua e atar uns musgos, ou então usar um tronco simples... Tenho que ir ver disso também pelos vistos. Abraço Citar
cptfreak3 Publicado: Maio 3, 2013 Publicado: Maio 3, 2013 Viva amigo, Obrigado pelo comment! Vou então seguir a listagem 1 - Isto de actualizações tem estado dificil e a verdade é que o aqua precisa de uma manutenção, principalmente no que diz respeito à limnobium. Aquilo tem lá umas raizes de +50cm à vontade e só tem uma coluna de água de talvez 25cm :/. Quando puder (espero que na próxima semana) tiro um dia para fazer uma manutenção bem geral e tirar umas fotos dos meus aquas 2 - Para alimentação da mariscada dou um pouco de tudo. Flocos Sera Vipan, flocos Tetra Min, pastilhas Sera Viformo, pastilhas Tetra Pleco Tablets, Uma mistura tipo papa caseira seca com spirulina, JBL NovoPrawn e as famosas pinhas de amieiro e cascas de planorbis secas e esmagadas para cálcio. Há uns dias dei para experimentar um pedacinho de côco e nem sequer tocaram. Retirei e coloquei no aqua dos red rilis e desapareceu em minutos... LOL 3 - Quanto à estética, o meu interesse maior é mesmo os camarões e a vida deles. Não estava com muitos rodeios para a estética nem decoração. Até estou a pensar retirar a staurogyne porque não se está a espalhar nem dar muito bem... E até a Vivipara não está a espalhar. Está a formar tufo (deve ser devido a ter fraca iluminação, não ter CO2 nem fazer fertilização). Até estava a pensar usar uns paus de kiwi para colmatar a saida dessas plantas para o lado esquerdo do aqua e atar uns musgos, ou então usar um tronco simples... Tenho que ir ver disso também pelos vistos. Abraço Ah então pronto, parecia que andavas à nora sem saber o que lhes dar xD afinal andas informado, já estava a achar estranho. Como assim coco?! que parte do coco? Pois, são plantas que precisam de bastante iluminação, se bem que a staurogyne é estranha, a minha veio de um amigo que usa CO2 e tem lampada hqi 150 W e lá nao se dava, mas aqui em casa com a minha luz e ao fim de 1 mes plantada está a começar a ganhar estabilidade e a ficar boa (: Exacto, cria um espaço bonito para te ser agradável observá-los. Usa mais uns paus que é o que falta aí (: Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
cptfreak3 Publicado: Maio 28, 2013 Publicado: Maio 28, 2013 Boas, como anda esse aqua? Já há actualizações ou nem por isso?Abraço Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
dg12 Publicado: Maio 28, 2013 Autor Publicado: Maio 28, 2013 Viva amigo, Actualizações há, tempo para elas é que não Nasceu-me a primeira ninhada de uma fêmea ovada que tinha para aqui. Consigo contar pelo menos 9 minorcas. A ver se dá nalgo Gostava também de entrar na 'brincadeira' dos taiwan... Mas vai ter que ser quando houver t€mpo mesmo... :/ Fotos e actualizações talvez este fim-de-semana! Abraço, David Citar
cptfreak3 Publicado: Maio 28, 2013 Publicado: Maio 28, 2013 Altamente, com esses parâmetros tinha que haver actualizações (:Espero pelas fotos Abraço Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
dg12 Publicado: Maio 28, 2013 Autor Publicado: Maio 28, 2013 Bem, não tem tido havido muito tempo para actualizações.... Mas não quer dizer que não hajam novidades! Tive uma ninhada de 1 fêmea ovada CRS que resultou nalguns minorcas... Até agora só consegui contar 9, mas penso que podem haver mais... São mesmo pequenos Tenho também outra fêmea ovada de momento, pelo que espero mais outras novidades em breve! Para daqui a uns tempos também espero algo novo neste aqua, mas fica o 'suspense' no ar... Agora calo-me e passo fotos: comentem! Abraço, David Citar
cptfreak3 Publicado: Maio 29, 2013 Publicado: Maio 29, 2013 eheheheh uns minorquitas! Parabens :DA staurogyne safa-se? A eleocharis estagnou não foi?Continua a faltar algum verde, mas nao falta decoração, eu entendi a tua ideia, se essas plantas desenvolvessem estava brutal (: tens que começar a pensar em meter mais qualquer coisa.Abraço Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
dg12 Publicado: Maio 29, 2013 Autor Publicado: Maio 29, 2013 A sraurogyne tem-se safado. Nota-se até nos pés uns rebentos mais verdes, pelo que tem crescido, mas muito pouco... É que a luz não serve para elas, nem tenho CO2 nem faço fertilização... A Eleocharis apenas cresce para cima... lol A minha ideia passará por colocar um tronco onde estão as staurogyne, e recheá-lo de fetos. Depois replicava a parede de musgo solta do lado direito para colocar do lado esquerdo e prender para dar aquele efeito mais natural no fundo. Com o tempo cumps, David Citar
dg12 Publicado: Junho 20, 2013 Autor Publicado: Junho 20, 2013 Boas pessoal, Mais uma actualização. 1º as fotos: Agora o texto: 1) Saiu a staurogyne que não me estava a agradar e tenho no lugar dela (apenas temporariamente) fissidens a ver se alastra e ganha melhor cor. 2) Os pequenotes já cresceram e cresceram bem. Eu é que ainda não sei 'gradeá-los'... 3) Hoje, 10 minutos antes de me sentar ao portátil para escrever este post, deparei com mais camarõezitos, nem um milímetro devem ter A ver no que isto dá! cumps, David Citar
clik Publicado: Junho 21, 2013 Publicado: Junho 21, 2013 Parabéns, estou contente com os teus progressos. Esperemos mais fotos da tua colónia Citar
dg12 Publicado: Junho 21, 2013 Autor Publicado: Junho 21, 2013 Viva amigo clik, Obrigado, vou ver se peço a um colega meu uma câmara para tentar tirar umas macros Abraço, David Citar
dg12 Publicado: Junho 25, 2013 Autor Publicado: Junho 25, 2013 Viva novamente pessoal, Apareceram-me uns bichos aqui nos vidros do aquário, parecem umas lapas. Alguém me consegue ajudar? As fotos não são grande coisa mas aqui ficam: O que serão? cumps, David Citar
cptfreak3 Publicado: Junho 25, 2013 Publicado: Junho 25, 2013 David, esses camaroes com 1 mm tem riscas? e que menos de 1 mm parece-me muito pequeno para camarao.Mesmo assim parabens pelos progressos vai actualizando xDAbraco Citar Garbage Swamp Bateria de Camarões (Desactivado) Feedback
dg12 Publicado: Junho 25, 2013 Autor Publicado: Junho 25, 2013 Viva! Eu estava a exagerar quanto ao '1mm', mas pouco deve faltar... São mesmo CRS descansa e vão a crescer Abraço Citar
Recommended Posts