TPA e fertilização


PacoLoco

Recommended Posts

Boas colegas Ando há cerca de uma semana a matutar em duas questões.

 

1ª Tendo um aquário plantado sem substrato fértil, no qual não faço fertilizações, serão as TPA de 15L(2 em 2 dias), feitas com água de nascente natural(própria para consumo e com ph de 6) suficientes para repor os nutrientes na coluna de água?

 

2ª Seguindo a lógica da formação de solos, em que matéria vegetal e dejectos animais são transformados em substrato fértil pela acção das bactérias e outros seres vivos. Se eu não aspirar os mesmos do fundo do meu aquário ao fim de um certo tempo, pela acção de melanoides e bactérias essa mesma matéria será transformada em substrato fértil que poderá ser utilizado pelas plantas, ou não?

 

Passo a descrever o aquário:

-60 litros (penso que ronda os 45/50L reais)

-eheim 2211 e eden 501 a tratar da filtragem

-jager 75W

-CO2 caseiro

-Não tem substrato fértil, apenas tem areão preto, granulometria pequena (até 3mm de diâmetro)

-2 T8/15W 6500K a 6 horas diárias

 

Flora:

-anubias

-valisnérias normais e gigantes

-cryptocorines

-pelia

-musgo de java

-fetos de java -hydrocotile

-egéria densa

-marimo

-sagitaria subulata

 

Fauna

ancistrus 1

neons 5 (eram 11 mas tive o azar da doença do neon e por esse motivo não posso aumentar o cardume)

khulis 3

boraras 6

ampularias 4

CAE 1 (era para ter ido para um aqua de 700 litros, mas não se deixou apanhar)

Reds 6

melanoides x uma porrada delas

 

cumps e boa aquariofilia

Editado por PacoLoco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Isso até estaria certo mas... os aquários não são sistemas naturais, nem abertos. Por isso tens que fertilizar. Ainda por cima, com CO2, o metabolismo das plantas é acelerado. A reposição de nutrientes com as TPA é claramente insuficiente num high-tech.

 

Deves arranjar um fertilizante completo (macros e micros) ou fazes tu próprio com sais.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais