Ajuda com mudança de substrato, com aquário em funcionamento.


Jixj1994

Recommended Posts

Boa noite.

 

Gostaria de pedir ajuda se possível, para o seguinte aquário.

dsc3622a.jpg

 

Queria mudar um pouco o o seu aspecto estético, isto é, queria trocar o substrato branco e preto, por um que fosse todo da mesma medida e todo preto, e adequado para as corydoras e botias, que substrato me aconselham? (eu ouvi falar em substrato inerte, em alguns tópicos, seria vantajoso colocar? )

 

Tenho plantas que não precisam de substrato fértil, isto é, de baixa manutenção.

Depois a nível de peixes tenho:

12 guppys

1 CAE

1 ancistrus

4 corydoras

2 botias paquistanesas

1 platy

7 neos

1 betta femea.

 

Também tenho a duvida, daria para trocar o substrato com o aquário em funcionamento e com os peixes lá, a minha ideia era trocar metade de cada vez para os peixes terem sitio onde ficarem enquanto troco. Decerta forma, ao trocar o substrato que tenho depois dava uma limpeza ao filtro visto que o substrato ao tirar deve largar bastante lixo. (filtro externo jbl cristalprofi greenline e701).

Gostava de saber se há algum problema em fazer isto com o aquário em funcionamento, e que substrato me aconselham?

 

Obrigado pela atenção

Cumprimentos

Ricardo Faria

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece lá essa mudança de substrato com o aquario em funcionamento. Prepara tudo e coloca a agua do aquario num recipiente com os peixes e o termostato ligado para ajudar a manter a temperatura...depois trata de mudar o substrato no aquario. Finda a operação...coloca de novo cerca de 75% da antiga agua no aquario e acrescenta mais 25% (livre de cloro de preferencia). Em uma hora conseguirás fazer a operação.

 

Ps: e aproveita para retirares essa "casinha"...pois fica fora de contexto...já para não falar que objectos decorativos artificiais num aquario...em termos estéticos ficam muito mal... :naughty:

Editado por RuiMFJ
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UI, isso vai dar uma trabalheira :o mas realmente é o melhor que tenho a fazer se quero mudar o substrato, que substrato me aconselha?

 

A casinha já a quis tirar, mas as minhas corydoras gostam muito dela xD estão sempre lá, então tive pena de lhes tirar o "tecto" :)

dsc3635f.jpg

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fizeres a mudança, podias era por substrato fértil... Assim substituías essa decoração por plantas naturais :)

Mas sem dúvida que não consegues trocar de areão sem despejar o aqua :s

Cumprimentos
João

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah antes tinha-me esquecido de agradecer ao Rui. Agradeço a ajuda dada.

 

As plantas que tenho tirando a casa são naturais :D

 

Vou pensar com calma na maneira como vou fazer, para não abalar o ecossistema já existente...

 

Substrato fértil não sei se vale a pena, pois como referi as plantas que tenho são de baixa exigência. O que estava a pensar colocar era o JBL Manado "inerte" acham apropriado?

 

Cumprimentos

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de agradecer...aqui estamos para nos ajudar uns aos outros com a troca das nossas experiencias...acredita que dentro em breve serás tu também a ajudar outros novatos e não só. Na aquariofilia...estamos sempre a aprender. Reparei que as plantas eram reais mas a casinha acredita que está a mais...as corys rapidamente se adaptam a esconderijos naturais...facilmente feitos com rochas naturais...acredita que o aqua ficará muito melhor. Sobre o mudar o substrato acredita também que aquilo que te disse é a unica forma viavel para o fazeres...e não dá assim tanto trabalho....perdes apenas uma hora...e o aqua agradece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso jbl manado , as plantas gostam e crescem :)

Como o Rui diz e é verdade , as corydoras adaptam-se rapidamente a esconderijos naturais . Numa horinha ou menos fazes tudo

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto q tens plantas de baixa manutenção não vejo necessidade de utilizares substracto fertil eu não coloquei no meu aquário e não me sinto arrependido :). Em relação as corys t tenho no aquario com escalares e são umas doidas não querem saber de esconderijos para nada, mas acho q o melhor msm é arranjares umas pedras tipo xisto de fazes.lhe tu proprio um esconderijo com aspecto natural com cuidado para não ser recinto de acumulação de detritos ;)

 

BoaSorte com a operação!

Cumprimentos Daniel B.

 

(:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela resposta, eu queria trocar o substrato principalmente pelo aspecto, gostei do aspecto do JBL manado, porque em questão de plantas, não tenho razão de queixa estão a crescer bem, e não uso qualquer tipo de fertilizante.

 

Pelo que pesquisei também reparei que o JBL manado ajuda as bactérias a realizarem o seu trabalho, o que pode ser uma mais valia, embora tenha a amônia e nitritos a 0, mas nunca é demais.

 

a casinha, sim, vou seguir o vosso conselho e retirar, e vou tentar fazer uma toca com pedras vulcânicas assim também poderei colocar musgo agarrado a elas para dar ainda um aspecto mais natural, e com um bocadinho de sorte consigo tapar a entrada de água para o filtro externo :)

 

o trabalho que estava a falar era mesmo conseguir apanhar os peixes todos xD

 

Eu estava a pensar em colocar mais uns 3 neons e 6 nariz de bêbados, acham que fica muito superlotado o aquário? é que acho que o meio do aquário fica muito vazio só com os 6 neons.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me só de referir uma coisa que pensei, não convém colocar o outro substrato por cima deste já existente pois não? é que depois os detritos que tiver, ficarão na aguá a causar sujidade certo?

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.