Recommended Posts

Publicado (editado)

Há largos anos que tenho mantido Ciclídeos Africanos, nomeadamente mbunas...decidi então, pelo facto de ter a casa sempre desarrumada (montes de areias por todo o lado, plantas a boiar,...), explorar os não mbunas e a experiência tem sido agradável.

Neste preciso momento estou a iniciar uma nova aventura...um aquário destinado apenas aos Lethrinops.

Aqua:

120x40x60

Iluminação:

Calha de LED (120cm) DIY c/ 240LED/m

Filtro:

JBL CristalProfi 1501e greenline (20W - 1400L/H)

FAUNA:

O projecto ainda está em fase de transformação e os actuais habitantes de saída. A entrada será dentro de 1 mês com as seguintes espécies:

• Lethrinops Albus, Kande Island
  • Lethrinops sp. Yellow Collar, Masimbwe

Se existir alguém com experiência em Lethrinops agradecia umas dicas, sugestões e alguma orientação :)

Vou actualizando quando surgirem novidades!

Editado por TTiago
Publicado:

Aqui vão 2 exemplos para ilustrar melhor as espécies.

Não me importava nada que os meus exemplares ficassem assim :smile2:

Lethrinops Albus, Kande Island

2i1ib1j.jpg

Lethrinops sp. Yellow Collar, Masimbwe

Foto e vídeo retirado da net

• 1 mês depois...
Publicado:

Aproximando-se a chegada das novas espécies, vou falar um pouco melhor de cada uma delas:

LETHRINOPS sp. "YELLOW COLLAR", MASIMBWE

Espécie inserida nos pequenos Lethrinops (máx.11/12cm) e que pode ser encontrada (Lethrinops sp. "Yellow Collar") na ilha de Thumbi West, na ilha de Masimbwe, a sul de Likoma (os meus exemplares), em Masinje e em Chiloelo, tudo no Lago Malawi.

Parte do Lago Malawi

35kpilf.jpg

Ilha de Masimbwe (sul de Likoma)

4ks0.jpg

É uma espécie que habita em águas profundas (35-53 metros) e prefere habitats com pouca rocha e substrato arenoso. Constrói uma espécie de cratera, afastando a areia do centro para as laterais, para a reprodução (incubadores bucais).

Apesar de ser uma espécie carnívora é um ciclídeo bastante pacífico, sendo facilmente dominado por outras espécies.

Publicado:

Vou agora falar um pouco da espécie que resta:

LETHRINOPS ALBUS, KANDE ISLAND

Esta espécie pertence igualmente aos exemplares de pequenas dimensões (máx. 13cm) e pode encontrar-se na Ilha de Kande, precisamente na margem oposta onde se encontra a espécie anteriormente referida (L. sp. "Yellow Collar", Masimbwe).

Parte do Lago Malawi

30ud1t4.jpg

Ilha de Kande

2vto40n.jpg

Esta espécie caracteriza-se bem pelo formato arredondado da cabeça, sendo igualmente carnívora.

Estes exemplares são regularmente apanhados pelas redes de arrasto nas praias arenosas, em baías tranquilas, contudo, a reprodução ocorre preferencialmente na proximidade de uma rocha. Apesar de serem incubadores bucais, não constroem, à semelhança da espécie anterior, as ditas crateras.

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Afinal a entrada dos tipos vai demorar mais um mês :(

Entretanto seguem umas fotos de um dos habitantes que ainda nada por cá...

Aulonocara Jacobfreibergi, Cape Maclear (Macho)

10pausz.jpg
eog7o.jpg
2u7wr6d.jpg
33e1mwo.jpg

Editado por TTiago