carapZ Publicado Março 21, 2013 Publicado Março 21, 2013 (editado) Sou novo por estes lados e gostava de encontrar alguns esclarecimentos.Tenho um aquário de 120L, e gostava de introduzir algumas plantas, para o deixar bem verdinho, pois estou a fazer um contraste com material escuro. O material é basalto, e o fundo é areia de basalto fina, a minha ideia é fazer um ambiente um pouco escuro para realçar as cores vivas das plantas e dos peixes.Para obter os resultados que procuro, gostava de saber o tipo de lâmpada que devo utilizar, tenho Calha T5 para duas lâmpadas.Sei que o substrato também é importante e gostava de saber o nome de alguns. Editado Março 21, 2013 por carapZ Citar
m0ta Publicado: Março 21, 2013 Publicado: Março 21, 2013 Boa noite, também sou novo nestas andanças. . Deixo te aqui 2 exemplos de substratos que podem ser usados em aquários plantados: jbl manado e akadama. Citar Ricardo Mota
carapZ Publicado: Março 25, 2013 Autor Publicado: Março 25, 2013 obrigado pela sugestão m0ta, mas vou optar pelo JBL Aquabasis Plus porque é o que tenho mais facilidade de arranjar =) Citar
carapZ Publicado: Março 25, 2013 Autor Publicado: Março 25, 2013 Em relação ás luzes penso que vou comprar uma luminária convencional de fluorescentes, meto-lhe um balastro electrónico e compro só as lâmpadas, AQUALINE PLANT GROW T5 e AQUALINE REEF WHITE 10K T5 penso que sai muito mais em conta... XD Citar
RuiMFJ Publicado: Março 25, 2013 Publicado: Março 25, 2013 obrigado pela sugestão m0ta, mas vou optar pelo JBL Aquabasis Plus porque é o que tenho mais facilidade de arranjar =) esse é substrato fertil que requer uma boa camada de substrato inerte por cima para não se misturar na coluna de agua já o JBL manado é considerado um substrato "inerte"...portanto não são equiparáveis...ambos tem funções um pouco diferentes... Citar
carapZ Publicado: Março 25, 2013 Autor Publicado: Março 25, 2013 esse é substrato fertil que requer uma boa camada de substrato inerte por cima para não se misturar na coluna de agua já o JBL manado é considerado um substrato "inerte"...portanto não são equiparáveis...ambos tem funções um pouco diferentes... desde já agradeço a intervenção RuiMFJ, então o JBL manado é melhor é isso? mais seguro ? Citar
m0ta Publicado: Março 25, 2013 Publicado: Março 25, 2013 (editado) Pelo que percebo disto, o JBL Aquabasis Plus, sendo substrato fértil, podes colocar ou não por baixo do substrato inerte, dependendo das necessidades das plantas que vais colocar. Contudo tens de colocar uma camada de substrato inerte por cima, para os fertilizantes do Aquabasis não terem contacto com a coluna de água. Eu montei à pouco mais de um més o meu primeiro aquário, e o que usei foi o JBL Manado como substrato inerte e não usei substrato fértil. Para compensar usei umas pastilhas de fertilização que se enterram no manado próximo das plantas. Editado Março 25, 2013 por m0ta Citar Ricardo Mota
RuiMFJ Publicado: Março 26, 2013 Publicado: Março 26, 2013 se a ideia é ter plantas pouco exigentes o substrato fertil não é tão necessario...o manado dá conta do recado...podendo se for caso disso fertilizar com a ajuda de pastilhas junto das raizes...até porque é preciso não esquecer que o substrato fértil não é eterno... Pessoalmente gosto do manado...se for para usar o substrato fertil...coloca-se uma camada de 1cm no fundo e depois coloca-se o manado por cima...mas acredita que apenas o manado permite e bem ter plantas bem vistosas (desde que não sejam muito exigentes). Citar
Recommended Posts