Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Estou a pensar em criar CRS, mas dada a minha falta de experiência tenho ainda algumas dúvidas.

O meu quário tem 140 litros, plantas ao barrote, ottos e caracóis. Agora as dúvidas:

Já sei da sensibilidade dos CRS a variações de Ph, e o problema é que tenho um sistema DIY, que não desliga à noite. Ora, nem me parece que aquilo varie mais que uns ppm zitos, será fatal? A concentração manté-se constante nos 15-20 ppm.

Para manter as plantas saudáveis vejo-me obrigado a fertilizar com nitratos, fosfatos, potássio, e micro. Eu nem abuso, doseio sempre por baixo, em pequenas quantidades dia sim dia não, até queria que aparecessem umas algas para a bicharada comer mas nada. Amónia e nitritos nem vê-los.

Ouvi dizer que eles gostam da água mais para o dura, e tenho lá um produto que estabiliza a dureza em 4 penso eu, e o Ph em 7, que eu nem uso mas até dava jeito para manter a coisa no sítio por descarte de consciência.

Quanto à temperatura, dizem que o ideal é entre os 22º e os 24º C, apesar de não agradar muito aos reds e aos snowball eu acho que vou descer para os 24, 23 já seria de mais.

Digam de vosso juízo, será um prazer ler as vossas respostas. :)

Cumprimentos

Editado por barrel_stuf

• 2 semanas depois...
Publicado:

Uma vez que ainda ninguém te ajudou, vou ajudar com aquilo que sei...

Os CRS são bastante sensíveis. Tens informação incorrecta sobre ele preferirem águas mais duras, na realidade eles dão-se melhor em águas moles de ph acido.

De resto tens muitas coisas que podem fazer com que a implementação de uma colónia saudável de CRS seja muito dificil...

1º - CO2, não é bom para eles, muito menos sem uma válvula solenóide, para impedir o libertar de CO2 durante a noite, isto faz alterar tb o ph.

2º - É conhecido que as fertilizações são prejudiciais à saúde dos camarões, quanto às quantidades que falas, não tenho conhecimentos para poder dizer se são ou não suficientes para matar camarões, sei apenas que deves ter muita atenção à possível contaminação do aquário com cobre (toxico para camarões) existem muitos medicamentos de aquário que têm cobre, não sei se existem ou não fertilizantes que têm também...

3º - Para atingires os parâmetros ideais para CRS deves utilizar apenas métodos naturais, não uzar buffer's. Para baixar PH podes colocar turfa, madeiras, pinhas de amieiros, folhas de amendoeira da índia, ou de carvalho...

Espero ter ajudado, e não ter errado...

Publicado:

Haha obrigado, este tópico está fora prazo, fui preguiçoso por não pesquisar.

Já melhorei muitas das coisas, os nutrientes nunca ultrapassarão níveis perigosos, especialmente os nitratos, o aquário está a abarrotar com plantas, mais bactérias, portanto picos de amónia são quase impossíveis.

Já mantenho white pearl há quase três semanas, e mesmo sendo mais resistentes não tive nenhuma baixa, as fêmeas estão todas com sela e crescem a olhos vistos, o que acho ser bom sinal.

Quanto ao CO2, não posso mesmo fazer nada, é trazer um e ver se passa bem.

Obrigado, e cumprimentos

Rafa