Dario Couto Publicado Março 21, 2013 Publicado Março 21, 2013 (editado) Viva, sou novo aqui no forum.. Tenho um aquário de 100L, e quero fazer umas alterações de modo a poder colocar plantas naturais no aquário. Uma breve descrição do que possuo: Aquário com 100L de água quente Iluminação: 1x18 Watt x 59mm Day-Lite Filtro: Fluval 105 Bomba de Ar Aquecedor com termostáto Fundo do Aquário: Areão Peixes: Guppys; Neons e Bótias Eu quero alterar a composição do fundo do aquário de modo a que eu possa colocar plantas naturais, pois eu da decoração anterior apenas quero manter um troco que tenho à vários anos, de modo a colocar algo a revestir o mesmo. Queria pedir conselhos aqui ao pessoal, relativamente aos seguintes aspectos: - Qual o substracto que recomendam; - Plantas que não necessitem de CO2, pois é um equipamento que não possuo e possam criar uma paisagem diversificada e com diversos tamanhos e algumas para revestir o fundo ou agarrar ao tronco; - Se necessito de rectificar a iluminação; - Relativamente à fauna animal, que outros peixes poderei colocar sem que eles se matem uns aos outros. e para quem é da zona do Porto ou Vila Nova de Gaia, quais as melhores lojas... Obrigado Editado Abril 11, 2013 por Dario Couto Citar
David de Jesus Publicado: Março 21, 2013 Publicado: Março 21, 2013 Olá, Descreve o número de exemplares de cada espécie que tens, e qual a espécie de bótias. O substracto que tens serve, depende é da quantidade que tens, se puderes coloca uma foto geral do aquário para que se possa perceber. A iluminação depende, com essa podes ter plantas pouco exigentes em termos de luz, e já que não vais colocar CO2 também não faz sentido estares a fazer grandes upgrades à luz... Plantas que podes ter com essa luz: anúbias, microsorum pteropus, maioria das cryptocorines, ceratophylum demersum, egerias, hygrophila polysperma... entre outras. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Dario Couto Publicado: Março 22, 2013 Autor Publicado: Março 22, 2013 Olá, Descreve o número de exemplares de cada espécie que tens, e qual a espécie de bótias. O substracto que tens serve, depende é da quantidade que tens, se puderes coloca uma foto geral do aquário para que se possa perceber. A iluminação depende, com essa podes ter plantas pouco exigentes em termos de luz, e já que não vais colocar CO2 também não faz sentido estares a fazer grandes upgrades à luz... Plantas que podes ter com essa luz: anúbias, microsorum pteropus, maioria das cryptocorines, ceratophylum demersum, egerias, hygrophila polysperma... entre outras. Eu em termos de fauna animal tenho 6 guppys adultos (2M e 4F), 6 Neons e dois Botia Zebra (não sei se é assim o nome correcto, mas o padrão que o botia apresenta é muito parecido com o da zebra, são os velhinhos da familia, pois nem me lembro à quanto tempo os tenho, mas de certeza à mais de 4 anos) depois tb tenho agora mais uns 10 guppys recém nascidos (mais ou menos uma semana) relativamente ao teu post... eu não vou necessitar de um substrato digamos, fértil de modo a que as plantas obtenham de lá mais nutrientes? pois por debaixo daquele que mostro na foto não tenho outro tipo. A minha questão relativamente ao CO2, predem-se sobretudo com os custo com o equipamento, pois é bastante caro (não me estou a ver a dar o dinheiro que as botijas custam... pelo menos por agora) Citar
João S Gonçalves Publicado: Março 22, 2013 Publicado: Março 22, 2013 Precisas principalmente da iluminação, é muito fraca... Citar
mteixe25 Publicado: Março 22, 2013 Publicado: Março 22, 2013 Boas, eu não tenho CO2 no meu aqua e tenho plantas a darem-se bem, mais precisamente Equinodoreas e Valisnérias. No entanto, penso que tens de meter substrato debaixo do areão para se aguentarem.... Citar
Dario Couto Publicado: Março 22, 2013 Autor Publicado: Março 22, 2013 (editado) Precisas principalmente da iluminação, é muito fraca... e que iluminação recomendas? e como és da minha área de residência, recomendas alguma loja de animais em particular... Boas, eu não tenho CO2 no meu aqua e tenho plantas a darem-se bem, mais precisamente Equinodoreas e Valisnérias. No entanto, penso que tens de meter substrato debaixo do areão para se aguentarem.... alguma marca em particular boa na relação preço/qualidade? Editado Março 22, 2013 por Dario Couto Citar
João S Gonçalves Publicado: Março 22, 2013 Publicado: Março 22, 2013 Tem que ter mais potencia as lâmpadas pelo menos 50 watts. As calhas mesmo para aquário não são muito baratas. Aquoporto é uma loja de aquariofilia. Citar
mteixe25 Publicado: Março 22, 2013 Publicado: Março 22, 2013 No meu caso comprei JBL e está a cumprir o seu objectivo Citar
Dario Couto Publicado: Março 23, 2013 Autor Publicado: Março 23, 2013 Após ver as vossas recomendações, estava a pensar então decidir-me pelo seguinte: - Adquirir uma lâmpada de maior potencia (tipo 50W); - Adquirir um substrato fértil para o colocar por de baixo do areão - Colocar as seguintes plantas: Echinodorus Bleheri; Cryptocoryne Wentii; Limnophilila Sessiliflora; Vallisneria; Anubias nana; Microsorum Pteropus A ver se durante a próxima semana vejo os sitios onde posso adquirir este material para fazer depois a alteração a ver se depois coloco aqui as fotos do antes - a transição - e o final Agora as minhas duvidas, para o pessoal mais entendido... - Relativamente ao que escrevi em cima, algum comentário... estou a cometer alguma atrocidade? - Queria tb adicionar uma outra planta tipo musgo, uma rasteirinha para eu colocar aqui e acolá no tronco e areão... não pode é necessitar de CO2 - Os peixes que tenho, vão fazer salada das plantas? - Manutenção... talvez a minha grande duvida.... eu possuo um aspirador.. e costumava limpar o fundo do aquário com ele, mas se eu vou colocar o mesmo cheio de plantas.... como é que eu vou fazer a limpeza do mesmo? tenho de comprar alguns animais específicos? - que outros animais engraçados seriam uma boa adição para o aquário? Citar
Dario Couto Publicado: Março 26, 2013 Autor Publicado: Março 26, 2013 Os primeiros passos da remodelação do aquário estão feito.... - substrato fértil comprado... amanhã coloco no sitio - plantas encomendadas... para a semana chegam (não vejo a hora de as colocar, pois vou fazer uma brincadeira com uma dela... que a resultar ficará fabuloso.....) Citar
ARodrigues Publicado: Março 26, 2013 Publicado: Março 26, 2013 Depois queremos fotos para ver essa brincadeira :D Citar Cumprimentos,André Rodrigues O meu aquário 120l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230043 O meu aquário 30l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225752
mteixe25 Publicado: Março 27, 2013 Publicado: Março 27, 2013 Isso..não te esqueças das fotos Em relação ao que disseste que ias fazer parece-me bem. Os peixes não fazer uma salada das plantas, está descansado. Recomendo-te a comprar Ottos ou um Ancistrus para irem ajudando nas limpezas. Citar
alvarenga Publicado: Março 27, 2013 Publicado: Março 27, 2013 Eu colocaria um conjunto de 4 a 5 corydoras para ajudarem a limpar o fundo. Podes continuar aspirar, só tens de contornar as plantas Atençãoque com 50W, não convém teres mais 6 a 8h de luz no máximo ligada, poissem Co2 nem fertilização ter algas é muito fácil. Eu pensaria em usaralguma fertilização, para evitar problemas de maior. As seguintes plantas não podem ser enterradas Anubias nana; Microsorum Pteropus, mas sim presas a pedras. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Dario Couto Publicado: Março 27, 2013 Autor Publicado: Março 27, 2013 Depois queremos fotos para ver essa brincadeira :D Isso..não te esqueças das fotos Em relação ao que disseste que ias fazer parece-me bem. Os peixes não fazer uma salada das plantas, está descansado. Recomendo-te a comprar Ottos ou um Ancistrus para irem ajudando nas limpezas. Eu colocaria um conjunto de 4 a 5 corydoras para ajudarem a limpar o fundo. Podes continuar aspirar, só tens de contornar as plantas Atenção que com 50W, não convém teres mais 6 a 8h de luz no máximo ligada, pois sem Co2 nem fertilização ter algas é muito fácil. Eu pensaria em usar alguma fertilização, para evitar problemas de maior. As seguintes plantas não podem ser enterradas Anubias nana; Microsorum Pteropus, mas sim presas a pedras. Obrigada pelos esclarecimentos.... relativamente às fotos, claro que vou colocar aqui mas as primeiras fotos vão ter de ser um bocado especificas.. tipo individuais para não estragar o efeito do que eu quero executar pois a brincadeira que eu pretendo fazer, não fica logo pronta... pois a planta terá de se desenvolver para ganhar o efeito no aquário ainda demora um tempinho em principio amanhã começo com a remodelação (colocação do substrato fértil) e a recolocação do areão e à medida que vou fazendo as alterações vou colocando aqui as fotos... Sobre a iluminação, o que me disseram na loja foi que a iluminação que eu tenho é capaz de ser suficiente para as plantas que eu encomendei, mas caso eu verificasse que as plantas não se desenvolviam normalmente, então aí sim trocaria a iluminação. Sobre os animais... sou capaz de comprar umas quantas corydoras (estas se calhar são ponto assente) e depois se calhar uns escalares pequeninos (mas estou na duvida)....., já sei que os escalares gostam muito dos neons... mas sou capaz de arriscar Citar
mteixe25 Publicado: Março 27, 2013 Publicado: Março 27, 2013 Falo por experiência própria...os escalares tem tendência a comer tudo o que cabe na boca deles Os meus escalares quando eram pequenos não faziam mal a uma mosca, mas agora que já estão grandinhos são um terror para peixes mais pequenos De inicio não vais ter problemas, mas quando eles crescerem é melhor contares com uns quantos desaparecidos em combate Já agora...em vez dos Neons, e que tal Bêbados? Essa foi a minha escolha e até ao momento os Escalares não se metem com eles, pois são maiores que os Neons.. Citar
Dario Couto Publicado: Março 27, 2013 Autor Publicado: Março 27, 2013 Falo por experiência própria...os escalares tem tendência a comer tudo o que cabe na boca deles Os meus escalares quando eram pequenos não faziam mal a uma mosca, mas agora que já estão grandinhos são um terror para peixes mais pequenos De inicio não vais ter problemas, mas quando eles crescerem é melhor contares com uns quantos desaparecidos em combate Já agora...em vez dos Neons, e que tal Bêbados? Essa foi a minha escolha e até ao momento os Escalares não se metem com eles, pois são maiores que os Neons.. eu sei que é assim foi como me explicaram na loja... por isso é que os quero pequeninos os neons é mais por causa da minha sogra .png' alt=':biggn:'> pois são os que ela mais gosta os guppys é pela minha mulher pois são dos preferidos dela os escalares são mais ao meu gosto.... assim consigo agradar mais ou menos a gregos e a troianos Citar
ARodrigues Publicado: Março 27, 2013 Publicado: Março 27, 2013 Eu tenho um escalar junto de 12 guppys e 5 neons e tá tudo vivo Mas sim, é um risco que corres e que eu também estou a correr. E 3 dos 5 neons que tenho, são mesmo minusculos!!! Parece que acabaram de nascer lol. Citar Cumprimentos,André Rodrigues O meu aquário 120l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230043 O meu aquário 30l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225752
mteixe25 Publicado: Março 27, 2013 Publicado: Março 27, 2013 Ok tem só atenção a que os Escalares podem crescer bastante rápido. Depende um bocado da alimentação que lhes vais dar, mas os meus em 5 meses cresceram mesmo bastante Citar
Dario Couto Publicado: Março 31, 2013 Autor Publicado: Março 31, 2013 Ora bem, já coloquei o substrato fértil e recoloquei o areão Amanhã vou começar a preparar a minha vegetação... já possuo a planta que vou necessitar para a minha brincadeira pois ainda vai demorar até que o desenvolvimento desta seja o suficiente para o efeito que eu desejo. O resto das plantas estão encomendadas, mas apenas vão chegar na segunda semana de Abril. Esta é a minha tela em branco.... a partir daqui é que vou desenvolver todo o meu aquário (a água ainda está um bocado turva devido a eu ter tirado a foto logo no dia da recolocação do fundo, mas actualmente já está outra vez límpida) tinha dito que iria retirar toda a decoração que não fosse natural, mas se calhar vou deixar ficar aquele vasito (mas ainda não me decidi) Citar
Dario Couto Publicado: Abril 1, 2013 Autor Publicado: Abril 1, 2013 Ora bem hoje tive a fazer a montagem no aquário da minha experiencia.... já está toda montada no mesmo agora é esperar e dar tempo que a planta se desenvolva e obtenha o efeito que eu quero. (vou tirando fotos para depois colocar aqui a progressão, desde o dia 1 até ao final, mas ainda deverá demorar a que esteja pronta) estou a pensar seriamente em colocar um kit de CO2 caseiro (apesar de não ser fundamental nas plantas que vou colocar sempre ajudam ao seu desenvolvimento e é da maneira que me inicio no CO2)... mas tenho muitas duvidas com o mesmo - tipo de montagem/receita mais recomendada; - que quantidade devo utilizar e como controlo a mesma; - qual a periocidade de substituição do conteúdo da garrafa. Citar
Tiago Rafael Henrique Publicado: Abril 1, 2013 Publicado: Abril 1, 2013 http://www.youtube.com/watch?v=bvENfOat-bY esta é uma boa receita, é a que eu uso dura cerca de 4 semanas, tenho um aquario de 120 litros Citar
Dario Couto Publicado: Abril 1, 2013 Autor Publicado: Abril 1, 2013 gracias... mas não é necessário controlar a quantidade que é libertado para o aquário? ou pode-se deixar estar assim sem qualquer problema? btw não vou seguir bem o video... vou antes utilizar uma garrafa de Coca-Cola Citar
Tiago Rafael Henrique Publicado: Abril 1, 2013 Publicado: Abril 1, 2013 desde que seija 2 litros podes estar a vontade nas quantidades, a quantidade, eu aconcelho a meteres uma pedra difusora da mais pequenas, senao sera de mais e matas tudo e todos :=) Citar
Dario Couto Publicado: Abril 1, 2013 Autor Publicado: Abril 1, 2013 eu retirei a bomba de ar que tinha... e eu tinha a pedra difusora no final da mangueira da mesma... deve ter tipo 2cm de diâmetro serve? Citar
Tiago Rafael Henrique Publicado: Abril 1, 2013 Publicado: Abril 1, 2013 sim serve, mas a noite mete a bomba de ar, e de dia se vires os peixes arfar durante os primeiros 15 dias, utiliza a bomba de ar Citar
Recommended Posts