Dario Couto Publicado Março 21, 2013 Share Publicado Março 21, 2013 (editado) Viva, sou novo aqui no forum.. Tenho um aquário de 100L, e quero fazer umas alterações de modo a poder colocar plantas naturais no aquário. Uma breve descrição do que possuo: Aquário com 100L de água quente Iluminação: 1x18 Watt x 59mm Day-Lite Filtro: Fluval 105 Bomba de Ar Aquecedor com termostáto Fundo do Aquário: Areão Peixes: Guppys; Neons e Bótias Eu quero alterar a composição do fundo do aquário de modo a que eu possa colocar plantas naturais, pois eu da decoração anterior apenas quero manter um troco que tenho à vários anos, de modo a colocar algo a revestir o mesmo. Queria pedir conselhos aqui ao pessoal, relativamente aos seguintes aspectos: - Qual o substracto que recomendam; - Plantas que não necessitem de CO2, pois é um equipamento que não possuo e possam criar uma paisagem diversificada e com diversos tamanhos e algumas para revestir o fundo ou agarrar ao tronco; - Se necessito de rectificar a iluminação; - Relativamente à fauna animal, que outros peixes poderei colocar sem que eles se matem uns aos outros. e para quem é da zona do Porto ou Vila Nova de Gaia, quais as melhores lojas... Obrigado Editado Abril 11, 2013 por Dario Couto Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David de Jesus Publicado: Março 21, 2013 Share Publicado: Março 21, 2013 Olá, Descreve o número de exemplares de cada espécie que tens, e qual a espécie de bótias. O substracto que tens serve, depende é da quantidade que tens, se puderes coloca uma foto geral do aquário para que se possa perceber. A iluminação depende, com essa podes ter plantas pouco exigentes em termos de luz, e já que não vais colocar CO2 também não faz sentido estares a fazer grandes upgrades à luz... Plantas que podes ter com essa luz: anúbias, microsorum pteropus, maioria das cryptocorines, ceratophylum demersum, egerias, hygrophila polysperma... entre outras. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Março 22, 2013 Autor Share Publicado: Março 22, 2013 Olá, Descreve o número de exemplares de cada espécie que tens, e qual a espécie de bótias. O substracto que tens serve, depende é da quantidade que tens, se puderes coloca uma foto geral do aquário para que se possa perceber. A iluminação depende, com essa podes ter plantas pouco exigentes em termos de luz, e já que não vais colocar CO2 também não faz sentido estares a fazer grandes upgrades à luz... Plantas que podes ter com essa luz: anúbias, microsorum pteropus, maioria das cryptocorines, ceratophylum demersum, egerias, hygrophila polysperma... entre outras. Eu em termos de fauna animal tenho 6 guppys adultos (2M e 4F), 6 Neons e dois Botia Zebra (não sei se é assim o nome correcto, mas o padrão que o botia apresenta é muito parecido com o da zebra, são os velhinhos da familia, pois nem me lembro à quanto tempo os tenho, mas de certeza à mais de 4 anos) depois tb tenho agora mais uns 10 guppys recém nascidos (mais ou menos uma semana) relativamente ao teu post... eu não vou necessitar de um substrato digamos, fértil de modo a que as plantas obtenham de lá mais nutrientes? pois por debaixo daquele que mostro na foto não tenho outro tipo. A minha questão relativamente ao CO2, predem-se sobretudo com os custo com o equipamento, pois é bastante caro (não me estou a ver a dar o dinheiro que as botijas custam... pelo menos por agora) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João S Gonçalves Publicado: Março 22, 2013 Share Publicado: Março 22, 2013 Precisas principalmente da iluminação, é muito fraca... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mteixe25 Publicado: Março 22, 2013 Share Publicado: Março 22, 2013 Boas, eu não tenho CO2 no meu aqua e tenho plantas a darem-se bem, mais precisamente Equinodoreas e Valisnérias. No entanto, penso que tens de meter substrato debaixo do areão para se aguentarem.... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Março 22, 2013 Autor Share Publicado: Março 22, 2013 (editado) Precisas principalmente da iluminação, é muito fraca... e que iluminação recomendas? e como és da minha área de residência, recomendas alguma loja de animais em particular... Boas, eu não tenho CO2 no meu aqua e tenho plantas a darem-se bem, mais precisamente Equinodoreas e Valisnérias. No entanto, penso que tens de meter substrato debaixo do areão para se aguentarem.... alguma marca em particular boa na relação preço/qualidade? Editado Março 22, 2013 por Dario Couto Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João S Gonçalves Publicado: Março 22, 2013 Share Publicado: Março 22, 2013 Tem que ter mais potencia as lâmpadas pelo menos 50 watts. As calhas mesmo para aquário não são muito baratas. Aquoporto é uma loja de aquariofilia. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mteixe25 Publicado: Março 22, 2013 Share Publicado: Março 22, 2013 No meu caso comprei JBL e está a cumprir o seu objectivo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Março 23, 2013 Autor Share Publicado: Março 23, 2013 Após ver as vossas recomendações, estava a pensar então decidir-me pelo seguinte: - Adquirir uma lâmpada de maior potencia (tipo 50W); - Adquirir um substrato fértil para o colocar por de baixo do areão - Colocar as seguintes plantas: Echinodorus Bleheri; Cryptocoryne Wentii; Limnophilila Sessiliflora; Vallisneria; Anubias nana; Microsorum Pteropus A ver se durante a próxima semana vejo os sitios onde posso adquirir este material para fazer depois a alteração a ver se depois coloco aqui as fotos do antes - a transição - e o final Agora as minhas duvidas, para o pessoal mais entendido... - Relativamente ao que escrevi em cima, algum comentário... estou a cometer alguma atrocidade? - Queria tb adicionar uma outra planta tipo musgo, uma rasteirinha para eu colocar aqui e acolá no tronco e areão... não pode é necessitar de CO2 - Os peixes que tenho, vão fazer salada das plantas? - Manutenção... talvez a minha grande duvida.... eu possuo um aspirador.. e costumava limpar o fundo do aquário com ele, mas se eu vou colocar o mesmo cheio de plantas.... como é que eu vou fazer a limpeza do mesmo? tenho de comprar alguns animais específicos? - que outros animais engraçados seriam uma boa adição para o aquário? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Março 26, 2013 Autor Share Publicado: Março 26, 2013 Os primeiros passos da remodelação do aquário estão feito.... - substrato fértil comprado... amanhã coloco no sitio - plantas encomendadas... para a semana chegam (não vejo a hora de as colocar, pois vou fazer uma brincadeira com uma dela... que a resultar ficará fabuloso.....) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARodrigues Publicado: Março 26, 2013 Share Publicado: Março 26, 2013 Depois queremos fotos para ver essa brincadeira :D Citar Cumprimentos,André Rodrigues O meu aquário 120l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230043 O meu aquário 30l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225752 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mteixe25 Publicado: Março 27, 2013 Share Publicado: Março 27, 2013 Isso..não te esqueças das fotos Em relação ao que disseste que ias fazer parece-me bem. Os peixes não fazer uma salada das plantas, está descansado. Recomendo-te a comprar Ottos ou um Ancistrus para irem ajudando nas limpezas. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alvarenga Publicado: Março 27, 2013 Share Publicado: Março 27, 2013 Eu colocaria um conjunto de 4 a 5 corydoras para ajudarem a limpar o fundo. Podes continuar aspirar, só tens de contornar as plantas Atençãoque com 50W, não convém teres mais 6 a 8h de luz no máximo ligada, poissem Co2 nem fertilização ter algas é muito fácil. Eu pensaria em usaralguma fertilização, para evitar problemas de maior. As seguintes plantas não podem ser enterradas Anubias nana; Microsorum Pteropus, mas sim presas a pedras. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Março 27, 2013 Autor Share Publicado: Março 27, 2013 Depois queremos fotos para ver essa brincadeira :D Isso..não te esqueças das fotos Em relação ao que disseste que ias fazer parece-me bem. Os peixes não fazer uma salada das plantas, está descansado. Recomendo-te a comprar Ottos ou um Ancistrus para irem ajudando nas limpezas. Eu colocaria um conjunto de 4 a 5 corydoras para ajudarem a limpar o fundo. Podes continuar aspirar, só tens de contornar as plantas Atenção que com 50W, não convém teres mais 6 a 8h de luz no máximo ligada, pois sem Co2 nem fertilização ter algas é muito fácil. Eu pensaria em usar alguma fertilização, para evitar problemas de maior. As seguintes plantas não podem ser enterradas Anubias nana; Microsorum Pteropus, mas sim presas a pedras. Obrigada pelos esclarecimentos.... relativamente às fotos, claro que vou colocar aqui mas as primeiras fotos vão ter de ser um bocado especificas.. tipo individuais para não estragar o efeito do que eu quero executar pois a brincadeira que eu pretendo fazer, não fica logo pronta... pois a planta terá de se desenvolver para ganhar o efeito no aquário ainda demora um tempinho em principio amanhã começo com a remodelação (colocação do substrato fértil) e a recolocação do areão e à medida que vou fazendo as alterações vou colocando aqui as fotos... Sobre a iluminação, o que me disseram na loja foi que a iluminação que eu tenho é capaz de ser suficiente para as plantas que eu encomendei, mas caso eu verificasse que as plantas não se desenvolviam normalmente, então aí sim trocaria a iluminação. Sobre os animais... sou capaz de comprar umas quantas corydoras (estas se calhar são ponto assente) e depois se calhar uns escalares pequeninos (mas estou na duvida)....., já sei que os escalares gostam muito dos neons... mas sou capaz de arriscar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mteixe25 Publicado: Março 27, 2013 Share Publicado: Março 27, 2013 Falo por experiência própria...os escalares tem tendência a comer tudo o que cabe na boca deles Os meus escalares quando eram pequenos não faziam mal a uma mosca, mas agora que já estão grandinhos são um terror para peixes mais pequenos De inicio não vais ter problemas, mas quando eles crescerem é melhor contares com uns quantos desaparecidos em combate Já agora...em vez dos Neons, e que tal Bêbados? Essa foi a minha escolha e até ao momento os Escalares não se metem com eles, pois são maiores que os Neons.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Março 27, 2013 Autor Share Publicado: Março 27, 2013 Falo por experiência própria...os escalares tem tendência a comer tudo o que cabe na boca deles Os meus escalares quando eram pequenos não faziam mal a uma mosca, mas agora que já estão grandinhos são um terror para peixes mais pequenos De inicio não vais ter problemas, mas quando eles crescerem é melhor contares com uns quantos desaparecidos em combate Já agora...em vez dos Neons, e que tal Bêbados? Essa foi a minha escolha e até ao momento os Escalares não se metem com eles, pois são maiores que os Neons.. eu sei que é assim foi como me explicaram na loja... por isso é que os quero pequeninos os neons é mais por causa da minha sogra .png' alt=':biggn:'> pois são os que ela mais gosta os guppys é pela minha mulher pois são dos preferidos dela os escalares são mais ao meu gosto.... assim consigo agradar mais ou menos a gregos e a troianos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARodrigues Publicado: Março 27, 2013 Share Publicado: Março 27, 2013 Eu tenho um escalar junto de 12 guppys e 5 neons e tá tudo vivo Mas sim, é um risco que corres e que eu também estou a correr. E 3 dos 5 neons que tenho, são mesmo minusculos!!! Parece que acabaram de nascer lol. Citar Cumprimentos,André Rodrigues O meu aquário 120l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230043 O meu aquário 30l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225752 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mteixe25 Publicado: Março 27, 2013 Share Publicado: Março 27, 2013 Ok tem só atenção a que os Escalares podem crescer bastante rápido. Depende um bocado da alimentação que lhes vais dar, mas os meus em 5 meses cresceram mesmo bastante Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Março 31, 2013 Autor Share Publicado: Março 31, 2013 Ora bem, já coloquei o substrato fértil e recoloquei o areão Amanhã vou começar a preparar a minha vegetação... já possuo a planta que vou necessitar para a minha brincadeira pois ainda vai demorar até que o desenvolvimento desta seja o suficiente para o efeito que eu desejo. O resto das plantas estão encomendadas, mas apenas vão chegar na segunda semana de Abril. Esta é a minha tela em branco.... a partir daqui é que vou desenvolver todo o meu aquário (a água ainda está um bocado turva devido a eu ter tirado a foto logo no dia da recolocação do fundo, mas actualmente já está outra vez límpida) tinha dito que iria retirar toda a decoração que não fosse natural, mas se calhar vou deixar ficar aquele vasito (mas ainda não me decidi) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Abril 1, 2013 Autor Share Publicado: Abril 1, 2013 Ora bem hoje tive a fazer a montagem no aquário da minha experiencia.... já está toda montada no mesmo agora é esperar e dar tempo que a planta se desenvolva e obtenha o efeito que eu quero. (vou tirando fotos para depois colocar aqui a progressão, desde o dia 1 até ao final, mas ainda deverá demorar a que esteja pronta) estou a pensar seriamente em colocar um kit de CO2 caseiro (apesar de não ser fundamental nas plantas que vou colocar sempre ajudam ao seu desenvolvimento e é da maneira que me inicio no CO2)... mas tenho muitas duvidas com o mesmo - tipo de montagem/receita mais recomendada; - que quantidade devo utilizar e como controlo a mesma; - qual a periocidade de substituição do conteúdo da garrafa. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Rafael Henrique Publicado: Abril 1, 2013 Share Publicado: Abril 1, 2013 http://www.youtube.com/watch?v=bvENfOat-bY esta é uma boa receita, é a que eu uso dura cerca de 4 semanas, tenho um aquario de 120 litros Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Abril 1, 2013 Autor Share Publicado: Abril 1, 2013 gracias... mas não é necessário controlar a quantidade que é libertado para o aquário? ou pode-se deixar estar assim sem qualquer problema? btw não vou seguir bem o video... vou antes utilizar uma garrafa de Coca-Cola Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Rafael Henrique Publicado: Abril 1, 2013 Share Publicado: Abril 1, 2013 desde que seija 2 litros podes estar a vontade nas quantidades, a quantidade, eu aconcelho a meteres uma pedra difusora da mais pequenas, senao sera de mais e matas tudo e todos :=) Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dario Couto Publicado: Abril 1, 2013 Autor Share Publicado: Abril 1, 2013 eu retirei a bomba de ar que tinha... e eu tinha a pedra difusora no final da mangueira da mesma... deve ter tipo 2cm de diâmetro serve? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tiago Rafael Henrique Publicado: Abril 1, 2013 Share Publicado: Abril 1, 2013 sim serve, mas a noite mete a bomba de ar, e de dia se vires os peixes arfar durante os primeiros 15 dias, utiliza a bomba de ar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts